Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEONARDO FELIPE GONÇALVES DUARTE
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7986
Resumo: Brazilian early childhood education was consolidated, over time, with the role of women in caring for young children. Men, when approaching this teaching cycle, cause strangeness, as the peculiar tasks of this stage are not considered typical of the male gender. In this study, the objective was to understand how male teaching can cause strangeness in the school community. The investigation started with a qualitative approach, through interviews with a semi-structured script and interpretative data analysis. It was observed, through the literature and the speech of the subjects, that one of the reasons for the absence of men in the space of early childhood education is that the actionsin relation to the care of children are linked to the female figure. It is noteworthy thatthe male figure in early childhood education impacts the school community, as its presence is important for these teachers to become visible.
id UFMS_8ab89b63b5a67f331ba233245c4b6f28
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/7986
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2023-12-06T15:07:41Z2023-12-06T15:07:41Z2023https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7986Brazilian early childhood education was consolidated, over time, with the role of women in caring for young children. Men, when approaching this teaching cycle, cause strangeness, as the peculiar tasks of this stage are not considered typical of the male gender. In this study, the objective was to understand how male teaching can cause strangeness in the school community. The investigation started with a qualitative approach, through interviews with a semi-structured script and interpretative data analysis. It was observed, through the literature and the speech of the subjects, that one of the reasons for the absence of men in the space of early childhood education is that the actionsin relation to the care of children are linked to the female figure. It is noteworthy thatthe male figure in early childhood education impacts the school community, as its presence is important for these teachers to become visible.A educação infantil brasileira consolidou-se, ao longo do tempo, com a atuação feminina no trato de crianças pequenas. Os homens, ao se aproximarem desse ciclo de ensino, causam estranhamento, pois as tarefas peculiares dessa etapa não são consideradas típicas do gênero masculino. Neste estudo, objetivou-se compreender como a docência masculina pode causar estranhamento na comunidade escolar. A investigação partiu da abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise interpretativa dos dados. Observou-se, por meio da literatura e da fala dos sujeitos, que uma das razões da ausência de homens no espaço da educação infantil é que as ações em relação ao cuidado de crianças estão atreladas à figura feminina. Destaca-se que a figura masculina, na educação infantil, causa impactos na comunidade escolar, pois sua presença é importante para que esses docentes se tornem visíveis.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências Humanasdocência masculinaeducação infantilgêneroDocência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTELMA ROMILDA DUARTE VAZLEONARDO FELIPE GONÇALVES DUARTEinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL3815.pdf3815.pdfapplication/pdf489775https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/7986/-1/3815.pdf2b9d4164893dec26f3bd556ec85c8c7aMD5-1123456789/79862023-12-06 11:07:41.935oai:repositorio.ufms.br:123456789/7986Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-12-06T15:07:41Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?
title Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?
spellingShingle Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?
LEONARDO FELIPE GONÇALVES DUARTE
docência masculina
educação infantil
gênero
Ciências Humanas
title_short Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?
title_full Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?
title_fullStr Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?
title_full_unstemmed Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?
title_sort Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?
author LEONARDO FELIPE GONÇALVES DUARTE
author_facet LEONARDO FELIPE GONÇALVES DUARTE
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TELMA ROMILDA DUARTE VAZ
dc.contributor.author.fl_str_mv LEONARDO FELIPE GONÇALVES DUARTE
contributor_str_mv TELMA ROMILDA DUARTE VAZ
dc.subject.por.fl_str_mv docência masculina
educação infantil
gênero
topic docência masculina
educação infantil
gênero
Ciências Humanas
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Ciências Humanas
description Brazilian early childhood education was consolidated, over time, with the role of women in caring for young children. Men, when approaching this teaching cycle, cause strangeness, as the peculiar tasks of this stage are not considered typical of the male gender. In this study, the objective was to understand how male teaching can cause strangeness in the school community. The investigation started with a qualitative approach, through interviews with a semi-structured script and interpretative data analysis. It was observed, through the literature and the speech of the subjects, that one of the reasons for the absence of men in the space of early childhood education is that the actionsin relation to the care of children are linked to the female figure. It is noteworthy thatthe male figure in early childhood education impacts the school community, as its presence is important for these teachers to become visible.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-06T15:07:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-06T15:07:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7986
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/7986/-1/3815.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b9d4164893dec26f3bd556ec85c8c7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1815448026354810880