Avaliações em larga escala: influências na juvenilização da Educação de Jovens e Adultos
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1279 |
Resumo: | Este artigo discute as relações entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica e o processo de juvenilização da Educação de Jovens e Adultos. A partir de uma revisão bibliográfica focada nas teorias críticas, faz-se uma reflexão sobre a transformação no perfil do/a jovem que frequenta esta modalidade de educação, reforçada a partir dos anos 1990, quando começam a ser implantados no Brasil os exames em larga escala. Estabelece conexões entre a intensificação do rejuvenescimento da Educação de Jovens e Adultos e a política de avaliação da Educação Básica brasileira. Discute como essas avaliações, da forma como são conduzidas, colaboram para a exclusão do estudante em defasagem idade-série da educação escolar em tempo regular ao encaminhá-lo para a Educação de Jovens e Adultos, contribuindo para a descaracterização da modalidade. Conclui-se que as avaliações não contribuem para a qualidade da educação, tampouco para garantir esse direito à parcela dos/as jovens brasileiros/as. |
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Avaliações em larga escala: influências na juvenilização da Educação de Jovens e AdultosAvaliação em larga escala. Educação de Jovens e Adultos. Juvenilização da EJA.Este artigo discute as relações entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica e o processo de juvenilização da Educação de Jovens e Adultos. A partir de uma revisão bibliográfica focada nas teorias críticas, faz-se uma reflexão sobre a transformação no perfil do/a jovem que frequenta esta modalidade de educação, reforçada a partir dos anos 1990, quando começam a ser implantados no Brasil os exames em larga escala. Estabelece conexões entre a intensificação do rejuvenescimento da Educação de Jovens e Adultos e a política de avaliação da Educação Básica brasileira. Discute como essas avaliações, da forma como são conduzidas, colaboram para a exclusão do estudante em defasagem idade-série da educação escolar em tempo regular ao encaminhá-lo para a Educação de Jovens e Adultos, contribuindo para a descaracterização da modalidade. Conclui-se que as avaliações não contribuem para a qualidade da educação, tampouco para garantir esse direito à parcela dos/as jovens brasileiros/as.CNTE2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127910.22420/rde.v15i32.1279Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 339-3582238-439110.22420/rde.v15i32reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1279/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Flávia Covalesky de Souzado Nascimento, Thaiane BonaldoRamos, Nara Vieira2022-09-16T02:38:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1279Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:53.139241Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
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