Avaliações em larga escala: influências na juvenilização da Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Flávia Covalesky de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: do Nascimento, Thaiane Bonaldo, Ramos, Nara Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1279
Resumo: Este artigo discute as relações entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica e o processo de juvenilização da Educação de Jovens e Adultos. A partir de uma revisão bibliográfica focada nas teorias críticas, faz-se uma reflexão sobre a transformação no perfil do/a jovem que frequenta esta modalidade de educação, reforçada a partir dos anos 1990, quando começam a ser implantados no Brasil os exames em larga escala. Estabelece conexões entre a intensificação do rejuvenescimento da Educação de Jovens e Adultos e a política de avaliação da Educação Básica brasileira. Discute como essas avaliações, da forma como são conduzidas, colaboram para a exclusão do estudante em defasagem idade-série da educação escolar em tempo regular ao encaminhá-lo para a Educação de Jovens e Adultos, contribuindo para a descaracterização da modalidade. Conclui-se que as avaliações não contribuem para a qualidade da educação, tampouco para garantir esse direito à parcela dos/as jovens brasileiros/as.
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