Contribuições Freirianas na formação de professores/as

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Liandra de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Matheus Santos, de Lima, Phâmella Neres, Guimarães, Simone Sendin Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/983
Resumo: Um diálogo freiriano tem início no processo de escuta. Mas, escutar não é só ouvir palavras, escutar é estar atento ao outro. A partir das ideias de Paulo Freire, o objetivo deste texto foi problematizar uma experiência docente em um colégio de Goiânia (GO) durante o estágio supervisionado. Desenvolvida com alunos do ensino médio, foi uma intervenção pedagógica sobre diversidade. Foram realizados quatro encontros e a prática pedagógica foi pautada no diálogo freiriano. Os resultados dessa experiencia indicam que uma ação dialógica aproxima professores em formação e estudantes, criando uma relação que pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.
id CNTE-1_4caef2c8b454b721c9ef4b7a7c9a4e64
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/983
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições Freirianas na formação de professores/asContribuições Freirianas na formação de professores/asFormação de Professores. Diversidade. Paulo Freire.Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire.Um diálogo freiriano tem início no processo de escuta. Mas, escutar não é só ouvir palavras, escutar é estar atento ao outro. A partir das ideias de Paulo Freire, o objetivo deste texto foi problematizar uma experiência docente em um colégio de Goiânia (GO) durante o estágio supervisionado. Desenvolvida com alunos do ensino médio, foi uma intervenção pedagógica sobre diversidade. Foram realizados quatro encontros e a prática pedagógica foi pautada no diálogo freiriano. Os resultados dessa experiencia indicam que uma ação dialógica aproxima professores em formação e estudantes, criando uma relação que pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.Um diálogo freiriano tem início no processo de escuta. Mas, escutar não é só ouvir palavras, escutar é estar atento ao outro. A partir das ideias de Paulo Freire, o objetivo deste texto foi problematizar uma experiência docente em um colégio de Goiânia (GO) durante o estágio supervisionado. Desenvolvida com alunos do ensino médio, foi uma intervenção pedagógica sobre diversidade. Foram realizados quatro encontros e a prática pedagógica foi pautada no diálogo freiriano. Os resultados dessa experiencia indicam que uma ação dialógica aproxima professores em formação e estudantes, criando uma relação que pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.CNTE2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/98310.22420/rde.v14i29.983Retratos da Escola; v. 14 n. 29 (2020): Paulo Freire: educação e emancipação; 513-5252238-439110.22420/rde.v14i29reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/983/pdfCopyright (c) 2020 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, Liandra de OliveiraCosta, Matheus Santosde Lima, Phâmella NeresGuimarães, Simone Sendin Moreira2022-09-16T02:41:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/983Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:45.891207Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições Freirianas na formação de professores/as
Contribuições Freirianas na formação de professores/as
title Contribuições Freirianas na formação de professores/as
spellingShingle Contribuições Freirianas na formação de professores/as
Barreto, Liandra de Oliveira
Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire.
Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire.
title_short Contribuições Freirianas na formação de professores/as
title_full Contribuições Freirianas na formação de professores/as
title_fullStr Contribuições Freirianas na formação de professores/as
title_full_unstemmed Contribuições Freirianas na formação de professores/as
title_sort Contribuições Freirianas na formação de professores/as
author Barreto, Liandra de Oliveira
author_facet Barreto, Liandra de Oliveira
Costa, Matheus Santos
de Lima, Phâmella Neres
Guimarães, Simone Sendin Moreira
author_role author
author2 Costa, Matheus Santos
de Lima, Phâmella Neres
Guimarães, Simone Sendin Moreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Liandra de Oliveira
Costa, Matheus Santos
de Lima, Phâmella Neres
Guimarães, Simone Sendin Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire.
Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire.
topic Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire.
Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire.
description Um diálogo freiriano tem início no processo de escuta. Mas, escutar não é só ouvir palavras, escutar é estar atento ao outro. A partir das ideias de Paulo Freire, o objetivo deste texto foi problematizar uma experiência docente em um colégio de Goiânia (GO) durante o estágio supervisionado. Desenvolvida com alunos do ensino médio, foi uma intervenção pedagógica sobre diversidade. Foram realizados quatro encontros e a prática pedagógica foi pautada no diálogo freiriano. Os resultados dessa experiencia indicam que uma ação dialógica aproxima professores em formação e estudantes, criando uma relação que pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/983
10.22420/rde.v14i29.983
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/983
identifier_str_mv 10.22420/rde.v14i29.983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/983/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 14 n. 29 (2020): Paulo Freire: educação e emancipação; 513-525
2238-4391
10.22420/rde.v14i29
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342654705664