Contribuições Freirianas na formação de professores/as
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/983 |
Resumo: | Um diálogo freiriano tem início no processo de escuta. Mas, escutar não é só ouvir palavras, escutar é estar atento ao outro. A partir das ideias de Paulo Freire, o objetivo deste texto foi problematizar uma experiência docente em um colégio de Goiânia (GO) durante o estágio supervisionado. Desenvolvida com alunos do ensino médio, foi uma intervenção pedagógica sobre diversidade. Foram realizados quatro encontros e a prática pedagógica foi pautada no diálogo freiriano. Os resultados dessa experiencia indicam que uma ação dialógica aproxima professores em formação e estudantes, criando uma relação que pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
CNTE-1_4caef2c8b454b721c9ef4b7a7c9a4e64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/983 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições Freirianas na formação de professores/asContribuições Freirianas na formação de professores/asFormação de Professores. Diversidade. Paulo Freire.Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire.Um diálogo freiriano tem início no processo de escuta. Mas, escutar não é só ouvir palavras, escutar é estar atento ao outro. A partir das ideias de Paulo Freire, o objetivo deste texto foi problematizar uma experiência docente em um colégio de Goiânia (GO) durante o estágio supervisionado. Desenvolvida com alunos do ensino médio, foi uma intervenção pedagógica sobre diversidade. Foram realizados quatro encontros e a prática pedagógica foi pautada no diálogo freiriano. Os resultados dessa experiencia indicam que uma ação dialógica aproxima professores em formação e estudantes, criando uma relação que pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.Um diálogo freiriano tem início no processo de escuta. Mas, escutar não é só ouvir palavras, escutar é estar atento ao outro. A partir das ideias de Paulo Freire, o objetivo deste texto foi problematizar uma experiência docente em um colégio de Goiânia (GO) durante o estágio supervisionado. Desenvolvida com alunos do ensino médio, foi uma intervenção pedagógica sobre diversidade. Foram realizados quatro encontros e a prática pedagógica foi pautada no diálogo freiriano. Os resultados dessa experiencia indicam que uma ação dialógica aproxima professores em formação e estudantes, criando uma relação que pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.CNTE2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/98310.22420/rde.v14i29.983Retratos da Escola; v. 14 n. 29 (2020): Paulo Freire: educação e emancipação; 513-5252238-439110.22420/rde.v14i29reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/983/pdfCopyright (c) 2020 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, Liandra de OliveiraCosta, Matheus Santosde Lima, Phâmella NeresGuimarães, Simone Sendin Moreira2022-09-16T02:41:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/983Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:45.891207Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições Freirianas na formação de professores/as Contribuições Freirianas na formação de professores/as |
title |
Contribuições Freirianas na formação de professores/as |
spellingShingle |
Contribuições Freirianas na formação de professores/as Barreto, Liandra de Oliveira Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire. Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire. |
title_short |
Contribuições Freirianas na formação de professores/as |
title_full |
Contribuições Freirianas na formação de professores/as |
title_fullStr |
Contribuições Freirianas na formação de professores/as |
title_full_unstemmed |
Contribuições Freirianas na formação de professores/as |
title_sort |
Contribuições Freirianas na formação de professores/as |
author |
Barreto, Liandra de Oliveira |
author_facet |
Barreto, Liandra de Oliveira Costa, Matheus Santos de Lima, Phâmella Neres Guimarães, Simone Sendin Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Matheus Santos de Lima, Phâmella Neres Guimarães, Simone Sendin Moreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Liandra de Oliveira Costa, Matheus Santos de Lima, Phâmella Neres Guimarães, Simone Sendin Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire. Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire. |
topic |
Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire. Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire. |
description |
Um diálogo freiriano tem início no processo de escuta. Mas, escutar não é só ouvir palavras, escutar é estar atento ao outro. A partir das ideias de Paulo Freire, o objetivo deste texto foi problematizar uma experiência docente em um colégio de Goiânia (GO) durante o estágio supervisionado. Desenvolvida com alunos do ensino médio, foi uma intervenção pedagógica sobre diversidade. Foram realizados quatro encontros e a prática pedagógica foi pautada no diálogo freiriano. Os resultados dessa experiencia indicam que uma ação dialógica aproxima professores em formação e estudantes, criando uma relação que pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/983 10.22420/rde.v14i29.983 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/983 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v14i29.983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/983/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 14 n. 29 (2020): Paulo Freire: educação e emancipação; 513-525 2238-4391 10.22420/rde.v14i29 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342654705664 |