O Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possamai, Tamiris
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1461
Resumo: O artigo discute a legalidade e a legitimidade do Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio e da Educação Profissional, induzida pela Lei nº 13.415/2017 e pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica — Resolução CNE/CP nº 01/2021. Metodologicamente, foram utilizados procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. No apontamento dos aspectos legais da proposta que visa a superação da dualidade entre formação geral e formação profissional, evidencia-se como o Ensino Médio Integrado, por suas bases conceituais, se distancia da formação profissional colocada pelas legislações atuais. Ao entender o Ensino Médio Integrado como uma conquista da classe trabalhadora, conclui-se que sua defesa representa a possível e uma importante estratégia de resistência frente ao recuo histórico no âmbito das políticas educacionais para a última etapa da Educação Básica.
id CNTE-1_7a0c9393c36254b587b057b00b141f75
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1461
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling O Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médioEnsino Médio IntegradoReforma do Ensino MédioPolíticas EducacionaisO artigo discute a legalidade e a legitimidade do Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio e da Educação Profissional, induzida pela Lei nº 13.415/2017 e pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica — Resolução CNE/CP nº 01/2021. Metodologicamente, foram utilizados procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. No apontamento dos aspectos legais da proposta que visa a superação da dualidade entre formação geral e formação profissional, evidencia-se como o Ensino Médio Integrado, por suas bases conceituais, se distancia da formação profissional colocada pelas legislações atuais. Ao entender o Ensino Médio Integrado como uma conquista da classe trabalhadora, conclui-se que sua defesa representa a possível e uma importante estratégia de resistência frente ao recuo histórico no âmbito das políticas educacionais para a última etapa da Educação Básica.CNTE2022-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/146110.22420/rde.v16i34.1461Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 53-692238-439110.22420/rde.v16i34reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1461/1094Possamai, TamirisSilva, Filomena Lucia Gossler Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-16T02:42:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1461Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:55.481502Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio
title O Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio
spellingShingle O Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio
Possamai, Tamiris
Ensino Médio Integrado
Reforma do Ensino Médio
Políticas Educacionais
title_short O Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio
title_full O Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio
title_fullStr O Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio
title_full_unstemmed O Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio
title_sort O Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio
author Possamai, Tamiris
author_facet Possamai, Tamiris
Silva, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da
author_role author
author2 Silva, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possamai, Tamiris
Silva, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio Integrado
Reforma do Ensino Médio
Políticas Educacionais
topic Ensino Médio Integrado
Reforma do Ensino Médio
Políticas Educacionais
description O artigo discute a legalidade e a legitimidade do Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio e da Educação Profissional, induzida pela Lei nº 13.415/2017 e pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica — Resolução CNE/CP nº 01/2021. Metodologicamente, foram utilizados procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. No apontamento dos aspectos legais da proposta que visa a superação da dualidade entre formação geral e formação profissional, evidencia-se como o Ensino Médio Integrado, por suas bases conceituais, se distancia da formação profissional colocada pelas legislações atuais. Ao entender o Ensino Médio Integrado como uma conquista da classe trabalhadora, conclui-se que sua defesa representa a possível e uma importante estratégia de resistência frente ao recuo histórico no âmbito das políticas educacionais para a última etapa da Educação Básica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1461
10.22420/rde.v16i34.1461
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1461
identifier_str_mv 10.22420/rde.v16i34.1461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1461/1094
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 53-69
2238-4391
10.22420/rde.v16i34
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343305871360