Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Bianca
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Andrade, Érika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/12
Resumo: Neste artigo, sob a forma de um ensaio, discutimos as propostas apresentadas, em 2011, pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, órgão vinculado à Presidência da República, especialmente no que se refere à avaliação de crianças de um mês a cinco anos de idade, confrontando-as com a legislação e outras orientações nacionais para a educação infantil em vigor, com o intuito de evidenciar o que estamos entendendo, aqui, como um retrocesso no que se refere aos direitos educacionais para a pequena infância.Palavras-chave:     Políticas públicas de educação infantil. Avaliação na educação infantil. Legislação educacional brasileira.
id CNTE-1_7cb52671003f6a2a125fe70a6e6a1ead
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/12
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?Neste artigo, sob a forma de um ensaio, discutimos as propostas apresentadas, em 2011, pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, órgão vinculado à Presidência da República, especialmente no que se refere à avaliação de crianças de um mês a cinco anos de idade, confrontando-as com a legislação e outras orientações nacionais para a educação infantil em vigor, com o intuito de evidenciar o que estamos entendendo, aqui, como um retrocesso no que se refere aos direitos educacionais para a pequena infância.Palavras-chave:     Políticas públicas de educação infantil. Avaliação na educação infantil. Legislação educacional brasileira.CNTE2012-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1210.22420/rde.v5i9.12Retratos da Escola; v. 5 n. 9 (2011): Educação Infantil; 83-972238-439110.22420/rde.v5i9reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/12/175Correa, BiancaAndrade, Érikainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-26T21:38:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/12Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:12.902586Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?
title Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?
spellingShingle Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?
Correa, Bianca
title_short Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?
title_full Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?
title_fullStr Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?
title_full_unstemmed Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?
title_sort Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?
author Correa, Bianca
author_facet Correa, Bianca
Andrade, Érika
author_role author
author2 Andrade, Érika
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Bianca
Andrade, Érika
description Neste artigo, sob a forma de um ensaio, discutimos as propostas apresentadas, em 2011, pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, órgão vinculado à Presidência da República, especialmente no que se refere à avaliação de crianças de um mês a cinco anos de idade, confrontando-as com a legislação e outras orientações nacionais para a educação infantil em vigor, com o intuito de evidenciar o que estamos entendendo, aqui, como um retrocesso no que se refere aos direitos educacionais para a pequena infância.Palavras-chave:     Políticas públicas de educação infantil. Avaliação na educação infantil. Legislação educacional brasileira.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/12
10.22420/rde.v5i9.12
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/12
identifier_str_mv 10.22420/rde.v5i9.12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/12/175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 5 n. 9 (2011): Educação Infantil; 83-97
2238-4391
10.22420/rde.v5i9
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340863737856