Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/12 |
Resumo: | Neste artigo, sob a forma de um ensaio, discutimos as propostas apresentadas, em 2011, pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, órgão vinculado à Presidência da República, especialmente no que se refere à avaliação de crianças de um mês a cinco anos de idade, confrontando-as com a legislação e outras orientações nacionais para a educação infantil em vigor, com o intuito de evidenciar o que estamos entendendo, aqui, como um retrocesso no que se refere aos direitos educacionais para a pequena infância.Palavras-chave: Políticas públicas de educação infantil. Avaliação na educação infantil. Legislação educacional brasileira. |
id |
CNTE-1_7cb52671003f6a2a125fe70a6e6a1ead |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/12 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?Neste artigo, sob a forma de um ensaio, discutimos as propostas apresentadas, em 2011, pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, órgão vinculado à Presidência da República, especialmente no que se refere à avaliação de crianças de um mês a cinco anos de idade, confrontando-as com a legislação e outras orientações nacionais para a educação infantil em vigor, com o intuito de evidenciar o que estamos entendendo, aqui, como um retrocesso no que se refere aos direitos educacionais para a pequena infância.Palavras-chave: Políticas públicas de educação infantil. Avaliação na educação infantil. Legislação educacional brasileira.CNTE2012-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1210.22420/rde.v5i9.12Retratos da Escola; v. 5 n. 9 (2011): Educação Infantil; 83-972238-439110.22420/rde.v5i9reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/12/175Correa, BiancaAndrade, Érikainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-26T21:38:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/12Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:12.902586Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional? |
title |
Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional? |
spellingShingle |
Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional? Correa, Bianca |
title_short |
Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional? |
title_full |
Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional? |
title_fullStr |
Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional? |
title_full_unstemmed |
Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional? |
title_sort |
Infancia e vivencias formativas na educação infantil: qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional? |
author |
Correa, Bianca |
author_facet |
Correa, Bianca Andrade, Érika |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Érika |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Bianca Andrade, Érika |
description |
Neste artigo, sob a forma de um ensaio, discutimos as propostas apresentadas, em 2011, pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, órgão vinculado à Presidência da República, especialmente no que se refere à avaliação de crianças de um mês a cinco anos de idade, confrontando-as com a legislação e outras orientações nacionais para a educação infantil em vigor, com o intuito de evidenciar o que estamos entendendo, aqui, como um retrocesso no que se refere aos direitos educacionais para a pequena infância.Palavras-chave: Políticas públicas de educação infantil. Avaliação na educação infantil. Legislação educacional brasileira. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/12 10.22420/rde.v5i9.12 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/12 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v5i9.12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/12/175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 5 n. 9 (2011): Educação Infantil; 83-97 2238-4391 10.22420/rde.v5i9 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890340863737856 |