FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL : REFLEXÕES SOBRE AS VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NESSA ETAPA FORMATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues da Silva, Carolina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scias Arte/Educação
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/7003
Resumo: Knowing the existing gaps in the initial training of teachers and the many possible assignments for teachers of Early Childhood Education, we seek to reflect on how the affective and aesthetic sensitivity to which the National Council of Education cites, manifests itself in the initial training of teachers. Thus, the aim of this work is to reflect on the aesthetic experiences in the initial training of teachers and their contributions to early childhood education. A bibliographical study was carried out having as references different authors, including the Brazilian Bernadete Gatti, who has coordinated studies in the area of teacher education and is one of the main researchers in this area in our country. The work is organized in two stages: the first is based on reflecting on the sensitive and the aesthetic in the initial training of teachers, and the second stage seeks to address the contributions about sensitivity and aesthetics in the scope of Early Childhood Education.
id UEMG-1_8bedbca32332b78fe06b860004780743
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7003
network_acronym_str UEMG-1
network_name_str Scias Arte/Educação
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL : REFLEXÕES SOBRE AS VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NESSA ETAPA FORMATIVAFormação inicial de professores; Estética; Educação Infantil.Knowing the existing gaps in the initial training of teachers and the many possible assignments for teachers of Early Childhood Education, we seek to reflect on how the affective and aesthetic sensitivity to which the National Council of Education cites, manifests itself in the initial training of teachers. Thus, the aim of this work is to reflect on the aesthetic experiences in the initial training of teachers and their contributions to early childhood education. A bibliographical study was carried out having as references different authors, including the Brazilian Bernadete Gatti, who has coordinated studies in the area of teacher education and is one of the main researchers in this area in our country. The work is organized in two stages: the first is based on reflecting on the sensitive and the aesthetic in the initial training of teachers, and the second stage seeks to address the contributions about sensitivity and aesthetics in the scope of Early Childhood Education.Tendo o conhecimento das defasagens existentes na formação inicial de professores e tantas atribuições possíveis aos docentes da Educação Infantil, busca-se refletir sobre de que modo à sensibilidade afetiva e estética ao qual cita o Conselho Nacional de Educação, se manifesta na formação inicial de professores. Assim, o objetivo deste trabalho se constitui na reflexão sobre as vivências estéticas na formação inicial de professores e suas contribuições na educação infantil. Foi realizado um estudo bibliográfico tendo como referências diferentes autores, inclusive a brasileira Bernadete Gatti, que coordenou estudos da área de formação de professores e é uma das principais pesquisadoras desta área em nosso país. O trabalho é organizado em duas etapas: a primeira baseia-se em reflexionar sobre o sensível e o estético na formação inicial de professores, e a segunda etapa busca-se abordar as contribuições acerca da sensibilidade e da estética no âmbito da Educação Infantil.Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/700310.36704/sciasart.v12i2.7003SCIAS - Arte/Educação; v. 12 n. 2 (2022): SCIAS-Arte/Educação2318-853710.36704/sciasart.v12i2reponame:Scias Arte/Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/7003/4420Copyright (c) 2022 CAROLINA RODRIGUES DA SILVAinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues da Silva, Carolina2023-11-21T12:17:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7003Revistahttp://revista.uemg.br/index.php/SCIASPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/oai||revistascias@uemg.br2318-85372318-8537opendoar:2023-11-21T12:17:35Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL : REFLEXÕES SOBRE AS VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NESSA ETAPA FORMATIVA
title FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL : REFLEXÕES SOBRE AS VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NESSA ETAPA FORMATIVA
spellingShingle FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL : REFLEXÕES SOBRE AS VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NESSA ETAPA FORMATIVA
Rodrigues da Silva, Carolina
Formação inicial de professores; Estética; Educação Infantil.
title_short FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL : REFLEXÕES SOBRE AS VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NESSA ETAPA FORMATIVA
title_full FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL : REFLEXÕES SOBRE AS VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NESSA ETAPA FORMATIVA
title_fullStr FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL : REFLEXÕES SOBRE AS VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NESSA ETAPA FORMATIVA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL : REFLEXÕES SOBRE AS VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NESSA ETAPA FORMATIVA
title_sort FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL : REFLEXÕES SOBRE AS VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NESSA ETAPA FORMATIVA
author Rodrigues da Silva, Carolina
author_facet Rodrigues da Silva, Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues da Silva, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores; Estética; Educação Infantil.
topic Formação inicial de professores; Estética; Educação Infantil.
description Knowing the existing gaps in the initial training of teachers and the many possible assignments for teachers of Early Childhood Education, we seek to reflect on how the affective and aesthetic sensitivity to which the National Council of Education cites, manifests itself in the initial training of teachers. Thus, the aim of this work is to reflect on the aesthetic experiences in the initial training of teachers and their contributions to early childhood education. A bibliographical study was carried out having as references different authors, including the Brazilian Bernadete Gatti, who has coordinated studies in the area of teacher education and is one of the main researchers in this area in our country. The work is organized in two stages: the first is based on reflecting on the sensitive and the aesthetic in the initial training of teachers, and the second stage seeks to address the contributions about sensitivity and aesthetics in the scope of Early Childhood Education.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/7003
10.36704/sciasart.v12i2.7003
url https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/7003
identifier_str_mv 10.36704/sciasart.v12i2.7003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/7003/4420
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 CAROLINA RODRIGUES DA SILVA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 CAROLINA RODRIGUES DA SILVA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SCIAS - Arte/Educação; v. 12 n. 2 (2022): SCIAS-Arte/Educação
2318-8537
10.36704/sciasart.v12i2
reponame:Scias Arte/Educação
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Scias Arte/Educação
collection Scias Arte/Educação
repository.name.fl_str_mv Scias Arte/Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistascias@uemg.br
_version_ 1799317967251439616