Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Amauri Araujo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1076
Resumo: O presente relato de experiência aponta uma possibilidade de ação no ambiente escolar, consonante com os propósitos da disciplina Arte, no Ensino Médio e, ao mesmo tempo, promotor de uma reflexão dinâmica e empática sobre o fenômeno da Inclusão/Exclusão no âmbito da escola pública. Em 2019, para proporcionar uma experiência artística consistente e consequente aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de um curso técnico integrado em Administração, desenvolveu-se uma prática pedagógica que resultou em intervenção artística, idealizada sob a forma de uma gincana que foi concebida e realizada pelos próprios estudantes, formandos em um campus avançado do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Além de proporcionar aos participantes a vivência de um projeto artístico consistente, a Gincana Sem Sentido integrou conhecimentos da área propedêutica e da área técnica, no planejamento e administração do projeto. Além disso, problematizou o excesso de competitividade da sociedade contemporânea e as práticas predatórias que costumam ser estimuladas em ambientes pautados pela produtividade. Por fim empoderou os estudantes e, principalmente, promoveu a problematização e a consciência da comunidade sobre aspectos de grande relevância no que tange a inclusão/exclusão escolar.
id CNTE-1_7e647c44ef3b2ef80c9598981848ef19
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1076
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolarPrática Pedagógica. Inclusão. Gincana. Intervenção.O presente relato de experiência aponta uma possibilidade de ação no ambiente escolar, consonante com os propósitos da disciplina Arte, no Ensino Médio e, ao mesmo tempo, promotor de uma reflexão dinâmica e empática sobre o fenômeno da Inclusão/Exclusão no âmbito da escola pública. Em 2019, para proporcionar uma experiência artística consistente e consequente aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de um curso técnico integrado em Administração, desenvolveu-se uma prática pedagógica que resultou em intervenção artística, idealizada sob a forma de uma gincana que foi concebida e realizada pelos próprios estudantes, formandos em um campus avançado do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Além de proporcionar aos participantes a vivência de um projeto artístico consistente, a Gincana Sem Sentido integrou conhecimentos da área propedêutica e da área técnica, no planejamento e administração do projeto. Além disso, problematizou o excesso de competitividade da sociedade contemporânea e as práticas predatórias que costumam ser estimuladas em ambientes pautados pela produtividade. Por fim empoderou os estudantes e, principalmente, promoveu a problematização e a consciência da comunidade sobre aspectos de grande relevância no que tange a inclusão/exclusão escolar.CNTE2021-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/107610.22420/rde.v15i31.1076Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 199-2132238-439110.22420/rde.v15i31reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1076/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Amauri Araujo2022-09-16T02:39:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1076Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:48.262823Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar
title Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar
spellingShingle Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar
Antunes, Amauri Araujo
Prática Pedagógica. Inclusão. Gincana. Intervenção.
title_short Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar
title_full Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar
title_fullStr Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar
title_full_unstemmed Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar
title_sort Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar
author Antunes, Amauri Araujo
author_facet Antunes, Amauri Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Amauri Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica. Inclusão. Gincana. Intervenção.
topic Prática Pedagógica. Inclusão. Gincana. Intervenção.
description O presente relato de experiência aponta uma possibilidade de ação no ambiente escolar, consonante com os propósitos da disciplina Arte, no Ensino Médio e, ao mesmo tempo, promotor de uma reflexão dinâmica e empática sobre o fenômeno da Inclusão/Exclusão no âmbito da escola pública. Em 2019, para proporcionar uma experiência artística consistente e consequente aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de um curso técnico integrado em Administração, desenvolveu-se uma prática pedagógica que resultou em intervenção artística, idealizada sob a forma de uma gincana que foi concebida e realizada pelos próprios estudantes, formandos em um campus avançado do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Além de proporcionar aos participantes a vivência de um projeto artístico consistente, a Gincana Sem Sentido integrou conhecimentos da área propedêutica e da área técnica, no planejamento e administração do projeto. Além disso, problematizou o excesso de competitividade da sociedade contemporânea e as práticas predatórias que costumam ser estimuladas em ambientes pautados pela produtividade. Por fim empoderou os estudantes e, principalmente, promoveu a problematização e a consciência da comunidade sobre aspectos de grande relevância no que tange a inclusão/exclusão escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1076
10.22420/rde.v15i31.1076
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1076
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i31.1076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1076/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 199-213
2238-4391
10.22420/rde.v15i31
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342957744128