Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1076 |
Resumo: | O presente relato de experiência aponta uma possibilidade de ação no ambiente escolar, consonante com os propósitos da disciplina Arte, no Ensino Médio e, ao mesmo tempo, promotor de uma reflexão dinâmica e empática sobre o fenômeno da Inclusão/Exclusão no âmbito da escola pública. Em 2019, para proporcionar uma experiência artística consistente e consequente aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de um curso técnico integrado em Administração, desenvolveu-se uma prática pedagógica que resultou em intervenção artística, idealizada sob a forma de uma gincana que foi concebida e realizada pelos próprios estudantes, formandos em um campus avançado do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Além de proporcionar aos participantes a vivência de um projeto artístico consistente, a Gincana Sem Sentido integrou conhecimentos da área propedêutica e da área técnica, no planejamento e administração do projeto. Além disso, problematizou o excesso de competitividade da sociedade contemporânea e as práticas predatórias que costumam ser estimuladas em ambientes pautados pela produtividade. Por fim empoderou os estudantes e, principalmente, promoveu a problematização e a consciência da comunidade sobre aspectos de grande relevância no que tange a inclusão/exclusão escolar. |
id |
CNTE-1_7e647c44ef3b2ef80c9598981848ef19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1076 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolarPrática Pedagógica. Inclusão. Gincana. Intervenção.O presente relato de experiência aponta uma possibilidade de ação no ambiente escolar, consonante com os propósitos da disciplina Arte, no Ensino Médio e, ao mesmo tempo, promotor de uma reflexão dinâmica e empática sobre o fenômeno da Inclusão/Exclusão no âmbito da escola pública. Em 2019, para proporcionar uma experiência artística consistente e consequente aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de um curso técnico integrado em Administração, desenvolveu-se uma prática pedagógica que resultou em intervenção artística, idealizada sob a forma de uma gincana que foi concebida e realizada pelos próprios estudantes, formandos em um campus avançado do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Além de proporcionar aos participantes a vivência de um projeto artístico consistente, a Gincana Sem Sentido integrou conhecimentos da área propedêutica e da área técnica, no planejamento e administração do projeto. Além disso, problematizou o excesso de competitividade da sociedade contemporânea e as práticas predatórias que costumam ser estimuladas em ambientes pautados pela produtividade. Por fim empoderou os estudantes e, principalmente, promoveu a problematização e a consciência da comunidade sobre aspectos de grande relevância no que tange a inclusão/exclusão escolar.CNTE2021-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/107610.22420/rde.v15i31.1076Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 199-2132238-439110.22420/rde.v15i31reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1076/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Amauri Araujo2022-09-16T02:39:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1076Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:48.262823Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar |
title |
Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar |
spellingShingle |
Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar Antunes, Amauri Araujo Prática Pedagógica. Inclusão. Gincana. Intervenção. |
title_short |
Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar |
title_full |
Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar |
title_fullStr |
Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar |
title_sort |
Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar |
author |
Antunes, Amauri Araujo |
author_facet |
Antunes, Amauri Araujo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Amauri Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Pedagógica. Inclusão. Gincana. Intervenção. |
topic |
Prática Pedagógica. Inclusão. Gincana. Intervenção. |
description |
O presente relato de experiência aponta uma possibilidade de ação no ambiente escolar, consonante com os propósitos da disciplina Arte, no Ensino Médio e, ao mesmo tempo, promotor de uma reflexão dinâmica e empática sobre o fenômeno da Inclusão/Exclusão no âmbito da escola pública. Em 2019, para proporcionar uma experiência artística consistente e consequente aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de um curso técnico integrado em Administração, desenvolveu-se uma prática pedagógica que resultou em intervenção artística, idealizada sob a forma de uma gincana que foi concebida e realizada pelos próprios estudantes, formandos em um campus avançado do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Além de proporcionar aos participantes a vivência de um projeto artístico consistente, a Gincana Sem Sentido integrou conhecimentos da área propedêutica e da área técnica, no planejamento e administração do projeto. Além disso, problematizou o excesso de competitividade da sociedade contemporânea e as práticas predatórias que costumam ser estimuladas em ambientes pautados pela produtividade. Por fim empoderou os estudantes e, principalmente, promoveu a problematização e a consciência da comunidade sobre aspectos de grande relevância no que tange a inclusão/exclusão escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1076 10.22420/rde.v15i31.1076 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1076 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v15i31.1076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1076/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 199-213 2238-4391 10.22420/rde.v15i31 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342957744128 |