Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cunha, Maria Couto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
DOI: 10.22420/rde.v12i22.784
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/784
Resumo: No presente artigo discute-se de que maneira docentes das redes públicas de ensino do Estado da Bahia protagonizaram o contexto no qual se percebeu uma indução, por parte do poder público, para que todos tivessem um curso de licenciatura como formação mínima, a fim de atuar nos anos iniciais da educação básica. Os princípios da etnometodologia foram fundamentais na pesquisa de campo para a compreensão dos resultados, os quais indicam o quanto é preciso considerar a subjetividade dos professores em formação, com a finalidade de avaliar políticas de elevação da escolarização dos docentes deste nível de ensino.
id CNTE-1_846ae05b75a22818f5be7d9d9bc93e37
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/784
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
spelling Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básicaFormação de professores. Pedagogia. Políticas educacionais.No presente artigo discute-se de que maneira docentes das redes públicas de ensino do Estado da Bahia protagonizaram o contexto no qual se percebeu uma indução, por parte do poder público, para que todos tivessem um curso de licenciatura como formação mínima, a fim de atuar nos anos iniciais da educação básica. Os princípios da etnometodologia foram fundamentais na pesquisa de campo para a compreensão dos resultados, os quais indicam o quanto é preciso considerar a subjetividade dos professores em formação, com a finalidade de avaliar políticas de elevação da escolarização dos docentes deste nível de ensino.CNTE2018-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/78410.22420/rde.v12i22.784Retratos da Escola; v. 12 n. 22 (2018): Conape 2018; 73-852238-439110.22420/rde.v12i22reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/784/pdfCopyright (c) 2018 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Marta Lícia Teles Brito deCunha, Maria Couto2018-08-08T14:17:16Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/784Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:40.719052Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica
title Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica
spellingShingle Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica
Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica
Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
Formação de professores. Pedagogia. Políticas educacionais.
Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
Formação de professores. Pedagogia. Políticas educacionais.
title_short Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica
title_full Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica
title_fullStr Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica
Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica
title_full_unstemmed Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica
Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica
title_sort Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica
author Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
author_facet Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
Cunha, Maria Couto
Cunha, Maria Couto
author_role author
author2 Cunha, Maria Couto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
Cunha, Maria Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Pedagogia. Políticas educacionais.
topic Formação de professores. Pedagogia. Políticas educacionais.
description No presente artigo discute-se de que maneira docentes das redes públicas de ensino do Estado da Bahia protagonizaram o contexto no qual se percebeu uma indução, por parte do poder público, para que todos tivessem um curso de licenciatura como formação mínima, a fim de atuar nos anos iniciais da educação básica. Os princípios da etnometodologia foram fundamentais na pesquisa de campo para a compreensão dos resultados, os quais indicam o quanto é preciso considerar a subjetividade dos professores em formação, com a finalidade de avaliar políticas de elevação da escolarização dos docentes deste nível de ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/784
10.22420/rde.v12i22.784
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/784
identifier_str_mv 10.22420/rde.v12i22.784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/784/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 12 n. 22 (2018): Conape 2018; 73-85
2238-4391
10.22420/rde.v12i22
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1822179468013207553
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22420/rde.v12i22.784