Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
DOI: | 10.22420/rde.v12i22.784 |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/784 |
Resumo: | No presente artigo discute-se de que maneira docentes das redes públicas de ensino do Estado da Bahia protagonizaram o contexto no qual se percebeu uma indução, por parte do poder público, para que todos tivessem um curso de licenciatura como formação mínima, a fim de atuar nos anos iniciais da educação básica. Os princípios da etnometodologia foram fundamentais na pesquisa de campo para a compreensão dos resultados, os quais indicam o quanto é preciso considerar a subjetividade dos professores em formação, com a finalidade de avaliar políticas de elevação da escolarização dos docentes deste nível de ensino. |
id |
CNTE-1_846ae05b75a22818f5be7d9d9bc93e37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/784 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
spelling |
Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básicaFormação de professores. Pedagogia. Políticas educacionais.No presente artigo discute-se de que maneira docentes das redes públicas de ensino do Estado da Bahia protagonizaram o contexto no qual se percebeu uma indução, por parte do poder público, para que todos tivessem um curso de licenciatura como formação mínima, a fim de atuar nos anos iniciais da educação básica. Os princípios da etnometodologia foram fundamentais na pesquisa de campo para a compreensão dos resultados, os quais indicam o quanto é preciso considerar a subjetividade dos professores em formação, com a finalidade de avaliar políticas de elevação da escolarização dos docentes deste nível de ensino.CNTE2018-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/78410.22420/rde.v12i22.784Retratos da Escola; v. 12 n. 22 (2018): Conape 2018; 73-852238-439110.22420/rde.v12i22reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/784/pdfCopyright (c) 2018 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Marta Lícia Teles Brito deCunha, Maria Couto2018-08-08T14:17:16Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/784Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:40.719052Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica |
title |
Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica |
spellingShingle |
Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica Jesus, Marta Lícia Teles Brito de Formação de professores. Pedagogia. Políticas educacionais. Jesus, Marta Lícia Teles Brito de Formação de professores. Pedagogia. Políticas educacionais. |
title_short |
Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica |
title_full |
Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica |
title_fullStr |
Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica |
title_full_unstemmed |
Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica |
title_sort |
Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica |
author |
Jesus, Marta Lícia Teles Brito de |
author_facet |
Jesus, Marta Lícia Teles Brito de Jesus, Marta Lícia Teles Brito de Cunha, Maria Couto Cunha, Maria Couto |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Maria Couto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Marta Lícia Teles Brito de Cunha, Maria Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Pedagogia. Políticas educacionais. |
topic |
Formação de professores. Pedagogia. Políticas educacionais. |
description |
No presente artigo discute-se de que maneira docentes das redes públicas de ensino do Estado da Bahia protagonizaram o contexto no qual se percebeu uma indução, por parte do poder público, para que todos tivessem um curso de licenciatura como formação mínima, a fim de atuar nos anos iniciais da educação básica. Os princípios da etnometodologia foram fundamentais na pesquisa de campo para a compreensão dos resultados, os quais indicam o quanto é preciso considerar a subjetividade dos professores em formação, com a finalidade de avaliar políticas de elevação da escolarização dos docentes deste nível de ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/784 10.22420/rde.v12i22.784 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/784 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v12i22.784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/784/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 12 n. 22 (2018): Conape 2018; 73-85 2238-4391 10.22420/rde.v12i22 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1822179468013207553 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22420/rde.v12i22.784 |