Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645728 |
Resumo: | O artigo apresenta alguns apontamentos sobre a formação de professores que ocorre no interior da escola básica, alicerçados na experiência de um grupo de professoras coordenadoras que atuam nas redes pública e privada de ensino, que se reúne para dialogar e refletir sobre o próprio trabalho. A realidade multifacetada e desafiadora da instituição escolar atravessa o papel da professora coordenadora e influencia as ações de formação que decorrem de sua função. Para compor os apontamentos, as professoras-coordenadoras rememoram e constroem uma narrativa de seu trabalho, apresentando quais princípios norteiam seus saberes e fazeres. |
id |
UNICAMP-6_3012c98aae24721724da4a51acc4ef9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645728 |
network_acronym_str |
UNICAMP-6 |
network_name_str |
Resgate (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuaçãoFormação de professores. Coordenador pedagógico. Cotidiano escolar.O artigo apresenta alguns apontamentos sobre a formação de professores que ocorre no interior da escola básica, alicerçados na experiência de um grupo de professoras coordenadoras que atuam nas redes pública e privada de ensino, que se reúne para dialogar e refletir sobre o próprio trabalho. A realidade multifacetada e desafiadora da instituição escolar atravessa o papel da professora coordenadora e influencia as ações de formação que decorrem de sua função. Para compor os apontamentos, as professoras-coordenadoras rememoram e constroem uma narrativa de seu trabalho, apresentando quais princípios norteiam seus saberes e fazeres.Universidade Estadual de Campinas2012-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864572810.20396/resgate.v20i23.8645728Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 20 No. 1 (2012): jan./jun. [23]: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades; 56-65Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 20 Núm. 1 (2012): jan./jun. [23]: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades; 56-65Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 20 n. 1 (2012): jan./jun. [23]: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades; 56-652178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645728/13028Copyright (c) 2016 Heloísa Martins Proençainfo:eu-repo/semantics/openAccessProença, Heloísa Martins2017-09-19T14:03:08Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645728Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-19T14:03:08Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação |
title |
Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação |
spellingShingle |
Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação Proença, Heloísa Martins Formação de professores. Coordenador pedagógico. Cotidiano escolar. |
title_short |
Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação |
title_full |
Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação |
title_fullStr |
Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação |
title_full_unstemmed |
Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação |
title_sort |
Formação de professores na escola básica: desafios cotidianos na atuação |
author |
Proença, Heloísa Martins |
author_facet |
Proença, Heloísa Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Proença, Heloísa Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Coordenador pedagógico. Cotidiano escolar. |
topic |
Formação de professores. Coordenador pedagógico. Cotidiano escolar. |
description |
O artigo apresenta alguns apontamentos sobre a formação de professores que ocorre no interior da escola básica, alicerçados na experiência de um grupo de professoras coordenadoras que atuam nas redes pública e privada de ensino, que se reúne para dialogar e refletir sobre o próprio trabalho. A realidade multifacetada e desafiadora da instituição escolar atravessa o papel da professora coordenadora e influencia as ações de formação que decorrem de sua função. Para compor os apontamentos, as professoras-coordenadoras rememoram e constroem uma narrativa de seu trabalho, apresentando quais princípios norteiam seus saberes e fazeres. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645728 10.20396/resgate.v20i23.8645728 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645728 |
identifier_str_mv |
10.20396/resgate.v20i23.8645728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645728/13028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Heloísa Martins Proença info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Heloísa Martins Proença |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 20 No. 1 (2012): jan./jun. [23]: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades; 56-65 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 20 Núm. 1 (2012): jan./jun. [23]: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades; 56-65 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 20 n. 1 (2012): jan./jun. [23]: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades; 56-65 2178-3284 reponame:Resgate (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Resgate (Online) |
collection |
Resgate (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||resgate@unicamp.br |
_version_ |
1800216870083624960 |