Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cássio, Fernando L.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/887
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é hoje o centro gravitacional das políticas do Ministério da Educação. Neste texto procuro construir a tese de que a BNCC representa um grave retrocesso na educação brasileira, ponto de saturação de um projeto de centralização curricular iniciado há mais de 20 anos, com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Também exploro alguns elementos recentes do processo de “implantação” da Base, que ocorre simultaneamente dentro e fora do Estado, sublinhando que a complexidade desses processos desafia eventuais ações de resistência organizada à BNCC.
id CNTE-1_8ed528582aa7bfdab432e0a61a195efc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/887
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educaçãoBase Nacional Comum Curricular. Políticas educacionais. Plano Nacional de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Currículo.A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é hoje o centro gravitacional das políticas do Ministério da Educação. Neste texto procuro construir a tese de que a BNCC representa um grave retrocesso na educação brasileira, ponto de saturação de um projeto de centralização curricular iniciado há mais de 20 anos, com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Também exploro alguns elementos recentes do processo de “implantação” da Base, que ocorre simultaneamente dentro e fora do Estado, sublinhando que a complexidade desses processos desafia eventuais ações de resistência organizada à BNCC.CNTE2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/88710.22420/rde.v12i23.887Retratos da Escola; v. 12 n. 23 (2018): (Des)democratização na educação brasileira; 239-2542238-439110.22420/rde.v12i23reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/887/pdfCopyright (c) 2018 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessCássio, Fernando L.2018-11-13T20:56:52Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/887Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:43.328395Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação
title Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação
spellingShingle Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação
Cássio, Fernando L.
Base Nacional Comum Curricular. Políticas educacionais. Plano Nacional de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Currículo.
title_short Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação
title_full Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação
title_fullStr Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação
title_full_unstemmed Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação
title_sort Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação
author Cássio, Fernando L.
author_facet Cássio, Fernando L.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cássio, Fernando L.
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular. Políticas educacionais. Plano Nacional de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Currículo.
topic Base Nacional Comum Curricular. Políticas educacionais. Plano Nacional de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Currículo.
description A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é hoje o centro gravitacional das políticas do Ministério da Educação. Neste texto procuro construir a tese de que a BNCC representa um grave retrocesso na educação brasileira, ponto de saturação de um projeto de centralização curricular iniciado há mais de 20 anos, com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Também exploro alguns elementos recentes do processo de “implantação” da Base, que ocorre simultaneamente dentro e fora do Estado, sublinhando que a complexidade desses processos desafia eventuais ações de resistência organizada à BNCC.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/887
10.22420/rde.v12i23.887
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/887
identifier_str_mv 10.22420/rde.v12i23.887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/887/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 12 n. 23 (2018): (Des)democratização na educação brasileira; 239-254
2238-4391
10.22420/rde.v12i23
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342594936832