O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade Oliveira, Dalila
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/122
Resumo: O presente artigo discute as repercussões das reformas educacionais mais recentes sobre a identidade e profissionalização docente. A partir de resultados de pesquisas realizadas no contexto escolar público latino-americano e mais especificamente brasileiro, procura-se observar as mudanças ocorridas na organização escolar e na organização do trabalho docente, tais como: a ênfase no trabalho coletivo, a dilatação do calendário escolar e outras, que são decorrência da adoção de formas mais democráticas de gestão escolar. Constata-se uma dilatação, no plano legal, da compreensão do que seja o pleno exercício das atividades docentes e que tal quadro tem resultado em significativa intensificação do trabalho; precarização das relações de emprego; e em mudanças que repercutem sobre a identidade e profissão docente. Palavras-chave: Trabalho docente. Identidade docente. Profissão docente. Reformas educacionais.
id CNTE-1_9b2a685c042c1f5a142b637d51116437
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/122
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalizaçãoO presente artigo discute as repercussões das reformas educacionais mais recentes sobre a identidade e profissionalização docente. A partir de resultados de pesquisas realizadas no contexto escolar público latino-americano e mais especificamente brasileiro, procura-se observar as mudanças ocorridas na organização escolar e na organização do trabalho docente, tais como: a ênfase no trabalho coletivo, a dilatação do calendário escolar e outras, que são decorrência da adoção de formas mais democráticas de gestão escolar. Constata-se uma dilatação, no plano legal, da compreensão do que seja o pleno exercício das atividades docentes e que tal quadro tem resultado em significativa intensificação do trabalho; precarização das relações de emprego; e em mudanças que repercutem sobre a identidade e profissão docente. Palavras-chave: Trabalho docente. Identidade docente. Profissão docente. Reformas educacionais.CNTE2012-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/12210.22420/rde.v2i2/3.122Retratos da Escola; v. 2 n. 2/3 (2008): Formação de Professores impasses e perspectivas2238-439110.22420/rde.v2i2/3reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/122/225Andrade Oliveira, Dalilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-07T03:19:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/122Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:18.206019Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização
title O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização
spellingShingle O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização
Andrade Oliveira, Dalila
title_short O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização
title_full O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização
title_fullStr O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização
title_full_unstemmed O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização
title_sort O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização
author Andrade Oliveira, Dalila
author_facet Andrade Oliveira, Dalila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade Oliveira, Dalila
description O presente artigo discute as repercussões das reformas educacionais mais recentes sobre a identidade e profissionalização docente. A partir de resultados de pesquisas realizadas no contexto escolar público latino-americano e mais especificamente brasileiro, procura-se observar as mudanças ocorridas na organização escolar e na organização do trabalho docente, tais como: a ênfase no trabalho coletivo, a dilatação do calendário escolar e outras, que são decorrência da adoção de formas mais democráticas de gestão escolar. Constata-se uma dilatação, no plano legal, da compreensão do que seja o pleno exercício das atividades docentes e que tal quadro tem resultado em significativa intensificação do trabalho; precarização das relações de emprego; e em mudanças que repercutem sobre a identidade e profissão docente. Palavras-chave: Trabalho docente. Identidade docente. Profissão docente. Reformas educacionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/122
10.22420/rde.v2i2/3.122
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/122
identifier_str_mv 10.22420/rde.v2i2/3.122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/122/225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 2 n. 2/3 (2008): Formação de Professores impasses e perspectivas
2238-4391
10.22420/rde.v2i2/3
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890341210816513