Profissionalização docente e identidade – a invenção de si
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3556 |
Resumo: | O presente artigo trata de pesquisa que aborda, com especial atenção, narrativas e memória como elementos basilares para a construção de histórias de si e do contexto no qual está inserido o sujeito da narração. Na pesquisa intitulada “Profissionalização Docente e Identidade: narrativas na primeira pessoa” eu e o grupo que coordeno, desde 1998, vimos trabalhando com dimensões que dizem respeito à memória, à narrativa, ao conhecimento de si e (re)construção identitária, à natureza tridimensional do tempo da narração, seletividade e reconstrutividade da narrativa, entre outras dimensões. A tese que se defende é a de que a memória do narrador (construtiva/reconstrutiva do significado de experiências singulares) e os instrumentos de análise e interpretação próprios do pesquisador são elementos que se entrelaçam e se complementam para formar uma melhor compreensão das dimensões representativas da realidade estudada, tanto na perspectiva individual do narrador, como na perspectiva social da qual essa individualidade é produto/produtora. Descritores – História de vida; narrativas; investigação-formação. |
id |
PUC_RS-18_0c1e542d73474db21e9fe17adf5f7317 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/3556 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Profissionalização docente e identidade – a invenção de siO presente artigo trata de pesquisa que aborda, com especial atenção, narrativas e memória como elementos basilares para a construção de histórias de si e do contexto no qual está inserido o sujeito da narração. Na pesquisa intitulada “Profissionalização Docente e Identidade: narrativas na primeira pessoa” eu e o grupo que coordeno, desde 1998, vimos trabalhando com dimensões que dizem respeito à memória, à narrativa, ao conhecimento de si e (re)construção identitária, à natureza tridimensional do tempo da narração, seletividade e reconstrutividade da narrativa, entre outras dimensões. A tese que se defende é a de que a memória do narrador (construtiva/reconstrutiva do significado de experiências singulares) e os instrumentos de análise e interpretação próprios do pesquisador são elementos que se entrelaçam e se complementam para formar uma melhor compreensão das dimensões representativas da realidade estudada, tanto na perspectiva individual do narrador, como na perspectiva social da qual essa individualidade é produto/produtora. Descritores – História de vida; narrativas; investigação-formação.Editora da PUCRS - ediPUCRS2007-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3556Educação; Edição EspecialEducação; Edição EspecialEducação; Edição Especial1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3556/2775Abrahão, Maria Helena Menna Barretoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-05-02T13:58:26Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/3556Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2008-05-02T13:58:26Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissionalização docente e identidade – a invenção de si |
title |
Profissionalização docente e identidade – a invenção de si |
spellingShingle |
Profissionalização docente e identidade – a invenção de si Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
title_short |
Profissionalização docente e identidade – a invenção de si |
title_full |
Profissionalização docente e identidade – a invenção de si |
title_fullStr |
Profissionalização docente e identidade – a invenção de si |
title_full_unstemmed |
Profissionalização docente e identidade – a invenção de si |
title_sort |
Profissionalização docente e identidade – a invenção de si |
author |
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
author_facet |
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
description |
O presente artigo trata de pesquisa que aborda, com especial atenção, narrativas e memória como elementos basilares para a construção de histórias de si e do contexto no qual está inserido o sujeito da narração. Na pesquisa intitulada “Profissionalização Docente e Identidade: narrativas na primeira pessoa” eu e o grupo que coordeno, desde 1998, vimos trabalhando com dimensões que dizem respeito à memória, à narrativa, ao conhecimento de si e (re)construção identitária, à natureza tridimensional do tempo da narração, seletividade e reconstrutividade da narrativa, entre outras dimensões. A tese que se defende é a de que a memória do narrador (construtiva/reconstrutiva do significado de experiências singulares) e os instrumentos de análise e interpretação próprios do pesquisador são elementos que se entrelaçam e se complementam para formar uma melhor compreensão das dimensões representativas da realidade estudada, tanto na perspectiva individual do narrador, como na perspectiva social da qual essa individualidade é produto/produtora. Descritores – História de vida; narrativas; investigação-formação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3556 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3556/2775 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Edição Especial Educação; Edição Especial Educação; Edição Especial 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128742484770816 |