Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1223 |
Resumo: | Neste artigo analisamos a adoção de ferramentas digitais por sistemas estaduais públicos de ensino, compreendendo tal ação como uma forma de privatização da gestão da educação básica. A partir dos dados da pesquisa Análise do mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil: atores, programas e consequências para a educação pública, financiada pela FAPESP (processo 2019/12230-7) e de consultas ao site Educação e Coronavírus, encontramos a presença da plataforma Google For Education nas redes estaduais de ensino com crescimento de 150% do período de 2005-2018 para 2020, mostrando a capilaridade desta plataforma nas redes educacionais. |
id |
CNTE-1_a724a2147a03e8145e86df96b0065222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1223 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitaisPrivatização da gestão educacional. Plataformas Digitais. Google for Education.Neste artigo analisamos a adoção de ferramentas digitais por sistemas estaduais públicos de ensino, compreendendo tal ação como uma forma de privatização da gestão da educação básica. A partir dos dados da pesquisa Análise do mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil: atores, programas e consequências para a educação pública, financiada pela FAPESP (processo 2019/12230-7) e de consultas ao site Educação e Coronavírus, encontramos a presença da plataforma Google For Education nas redes estaduais de ensino com crescimento de 150% do período de 2005-2018 para 2020, mostrando a capilaridade desta plataforma nas redes educacionais.CNTE2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/122310.22420/rde.v14i30.1223Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 668-6842238-439110.22420/rde.v14i30reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1223/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessAdrião, TheresaDomiciano, Cassia Alessandra2022-09-16T02:40:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1223Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:51.362456Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais |
title |
Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais |
spellingShingle |
Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais Adrião, Theresa Privatização da gestão educacional. Plataformas Digitais. Google for Education. |
title_short |
Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais |
title_full |
Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais |
title_fullStr |
Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais |
title_full_unstemmed |
Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais |
title_sort |
Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais |
author |
Adrião, Theresa |
author_facet |
Adrião, Theresa Domiciano, Cassia Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Domiciano, Cassia Alessandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adrião, Theresa Domiciano, Cassia Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Privatização da gestão educacional. Plataformas Digitais. Google for Education. |
topic |
Privatização da gestão educacional. Plataformas Digitais. Google for Education. |
description |
Neste artigo analisamos a adoção de ferramentas digitais por sistemas estaduais públicos de ensino, compreendendo tal ação como uma forma de privatização da gestão da educação básica. A partir dos dados da pesquisa Análise do mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil: atores, programas e consequências para a educação pública, financiada pela FAPESP (processo 2019/12230-7) e de consultas ao site Educação e Coronavírus, encontramos a presença da plataforma Google For Education nas redes estaduais de ensino com crescimento de 150% do período de 2005-2018 para 2020, mostrando a capilaridade desta plataforma nas redes educacionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1223 10.22420/rde.v14i30.1223 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1223 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v14i30.1223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1223/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 668-684 2238-4391 10.22420/rde.v14i30 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343034290176 |