Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13922 |
Resumo: | A implementação de plataformas digitais em contexto educacional visa aprimorar, entre outros, os processos de gestão e administração escolar. Este estudo apresenta um mapeamento sistemático de literatura sobre os usos de plataformas digitais na gestão das instituições escolares com o intuito de responder à pergunta de investigação “Qual o papel dos/as diretores/as escolares na integração das plataformas digitais na gestão educacional?”. Pretende-se conhecer como o tema tem sido destacado na literatura, no período de 2000-2018, atentando dois marcos históricos no sistema escolar português. Através da recolha de publicações científicas em 4 bases de dados, a investigação centrou-se no estudo de 28 artigos através de um processo de análise de conteúdo. Os resultados apontam que os/as diretores/as escolares podem contribuir para uma otimização da gestão educacional. Foram ainda identificados constrangimentos e fatores facilitadores nos processos de implementação das tecnologias educativas. |
id |
UTFPR-6_adf82cea96db2c259eed8c13ea729fb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13922 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolarEducação - Tecnologia EducacionalMapeamento sistemático de literatura; Plataformas digitais; Gestão educacional; Diretor/a escolar.A implementação de plataformas digitais em contexto educacional visa aprimorar, entre outros, os processos de gestão e administração escolar. Este estudo apresenta um mapeamento sistemático de literatura sobre os usos de plataformas digitais na gestão das instituições escolares com o intuito de responder à pergunta de investigação “Qual o papel dos/as diretores/as escolares na integração das plataformas digitais na gestão educacional?”. Pretende-se conhecer como o tema tem sido destacado na literatura, no período de 2000-2018, atentando dois marcos históricos no sistema escolar português. Através da recolha de publicações científicas em 4 bases de dados, a investigação centrou-se no estudo de 28 artigos através de um processo de análise de conteúdo. Os resultados apontam que os/as diretores/as escolares podem contribuir para uma otimização da gestão educacional. Foram ainda identificados constrangimentos e fatores facilitadores nos processos de implementação das tecnologias educativas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)PTDC/CED-EDG/29069/2017- Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal. MOR agradece a Bolsa Individual de Doutoramento com referência SFRH/BD/143386/2019, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal.Rodrigues, Marta de OliveiraLoureiro, ArmandoCarvalho, Maria João2022-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1392210.3895/rts.v18n50.13922Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 50 (2022); 97-113Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 50 (2022); 97-1131984-35261809-004410.3895/rts.v18n50reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13922/8624https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/13922/2148Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:40Zoai:periodicos.utfpr:article/13922Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:40Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar |
title |
Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar |
spellingShingle |
Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar Rodrigues, Marta de Oliveira Educação - Tecnologia Educacional Mapeamento sistemático de literatura; Plataformas digitais; Gestão educacional; Diretor/a escolar. |
title_short |
Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar |
title_full |
Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar |
title_fullStr |
Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar |
title_full_unstemmed |
Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar |
title_sort |
Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar |
author |
Rodrigues, Marta de Oliveira |
author_facet |
Rodrigues, Marta de Oliveira Loureiro, Armando Carvalho, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Armando Carvalho, Maria João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PTDC/CED-EDG/29069/2017- Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal. MOR agradece a Bolsa Individual de Doutoramento com referência SFRH/BD/143386/2019, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marta de Oliveira Loureiro, Armando Carvalho, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Tecnologia Educacional Mapeamento sistemático de literatura; Plataformas digitais; Gestão educacional; Diretor/a escolar. |
topic |
Educação - Tecnologia Educacional Mapeamento sistemático de literatura; Plataformas digitais; Gestão educacional; Diretor/a escolar. |
description |
A implementação de plataformas digitais em contexto educacional visa aprimorar, entre outros, os processos de gestão e administração escolar. Este estudo apresenta um mapeamento sistemático de literatura sobre os usos de plataformas digitais na gestão das instituições escolares com o intuito de responder à pergunta de investigação “Qual o papel dos/as diretores/as escolares na integração das plataformas digitais na gestão educacional?”. Pretende-se conhecer como o tema tem sido destacado na literatura, no período de 2000-2018, atentando dois marcos históricos no sistema escolar português. Através da recolha de publicações científicas em 4 bases de dados, a investigação centrou-se no estudo de 28 artigos através de um processo de análise de conteúdo. Os resultados apontam que os/as diretores/as escolares podem contribuir para uma otimização da gestão educacional. Foram ainda identificados constrangimentos e fatores facilitadores nos processos de implementação das tecnologias educativas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13922 10.3895/rts.v18n50.13922 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13922 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v18n50.13922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13922/8624 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/13922/2148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 50 (2022); 97-113 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 50 (2022); 97-113 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n50 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237663061540864 |