Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marta de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Loureiro, Armando, Carvalho, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13922
Resumo: A implementação de plataformas digitais em contexto educacional visa aprimorar, entre outros, os processos de gestão e administração escolar. Este estudo apresenta um mapeamento sistemático de literatura sobre os usos de plataformas digitais na gestão das instituições escolares com o intuito de responder à pergunta de investigação “Qual o papel dos/as diretores/as escolares na integração das plataformas digitais na gestão educacional?”. Pretende-se conhecer como o tema tem sido destacado na literatura, no período de 2000-2018, atentando dois marcos históricos no sistema escolar português. Através da recolha de publicações científicas em 4 bases de dados, a investigação centrou-se no estudo de 28 artigos através de um processo de análise de conteúdo. Os resultados apontam que os/as diretores/as escolares podem contribuir para uma otimização da gestão educacional. Foram ainda identificados constrangimentos e fatores facilitadores nos processos de implementação das tecnologias educativas. 
id UTFPR-6_adf82cea96db2c259eed8c13ea729fb0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13922
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolarEducação - Tecnologia EducacionalMapeamento sistemático de literatura; Plataformas digitais; Gestão educacional; Diretor/a escolar.A implementação de plataformas digitais em contexto educacional visa aprimorar, entre outros, os processos de gestão e administração escolar. Este estudo apresenta um mapeamento sistemático de literatura sobre os usos de plataformas digitais na gestão das instituições escolares com o intuito de responder à pergunta de investigação “Qual o papel dos/as diretores/as escolares na integração das plataformas digitais na gestão educacional?”. Pretende-se conhecer como o tema tem sido destacado na literatura, no período de 2000-2018, atentando dois marcos históricos no sistema escolar português. Através da recolha de publicações científicas em 4 bases de dados, a investigação centrou-se no estudo de 28 artigos através de um processo de análise de conteúdo. Os resultados apontam que os/as diretores/as escolares podem contribuir para uma otimização da gestão educacional. Foram ainda identificados constrangimentos e fatores facilitadores nos processos de implementação das tecnologias educativas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)PTDC/CED-EDG/29069/2017- Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal. MOR agradece a Bolsa Individual de Doutoramento com referência SFRH/BD/143386/2019, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal.Rodrigues, Marta de OliveiraLoureiro, ArmandoCarvalho, Maria João2022-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1392210.3895/rts.v18n50.13922Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 50 (2022); 97-113Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 50 (2022); 97-1131984-35261809-004410.3895/rts.v18n50reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13922/8624https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/13922/2148Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:40Zoai:periodicos.utfpr:article/13922Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:40Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar
title Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar
spellingShingle Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar
Rodrigues, Marta de Oliveira
Educação - Tecnologia Educacional
Mapeamento sistemático de literatura; Plataformas digitais; Gestão educacional; Diretor/a escolar.
title_short Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar
title_full Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar
title_fullStr Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar
title_full_unstemmed Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar
title_sort Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar
author Rodrigues, Marta de Oliveira
author_facet Rodrigues, Marta de Oliveira
Loureiro, Armando
Carvalho, Maria João
author_role author
author2 Loureiro, Armando
Carvalho, Maria João
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PTDC/CED-EDG/29069/2017- Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal. MOR agradece a Bolsa Individual de Doutoramento com referência SFRH/BD/143386/2019, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal.
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marta de Oliveira
Loureiro, Armando
Carvalho, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Tecnologia Educacional
Mapeamento sistemático de literatura; Plataformas digitais; Gestão educacional; Diretor/a escolar.
topic Educação - Tecnologia Educacional
Mapeamento sistemático de literatura; Plataformas digitais; Gestão educacional; Diretor/a escolar.
description A implementação de plataformas digitais em contexto educacional visa aprimorar, entre outros, os processos de gestão e administração escolar. Este estudo apresenta um mapeamento sistemático de literatura sobre os usos de plataformas digitais na gestão das instituições escolares com o intuito de responder à pergunta de investigação “Qual o papel dos/as diretores/as escolares na integração das plataformas digitais na gestão educacional?”. Pretende-se conhecer como o tema tem sido destacado na literatura, no período de 2000-2018, atentando dois marcos históricos no sistema escolar português. Através da recolha de publicações científicas em 4 bases de dados, a investigação centrou-se no estudo de 28 artigos através de um processo de análise de conteúdo. Os resultados apontam que os/as diretores/as escolares podem contribuir para uma otimização da gestão educacional. Foram ainda identificados constrangimentos e fatores facilitadores nos processos de implementação das tecnologias educativas. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-02
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13922
10.3895/rts.v18n50.13922
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13922
identifier_str_mv 10.3895/rts.v18n50.13922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13922/8624
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/13922/2148
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 50 (2022); 97-113
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 50 (2022); 97-113
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v18n50
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237663061540864