Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adrião, Theresa Maria Freitas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Garcia, Teise de Oliveira Guaranha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286
Resumo: O artigo aborda transformações na gestão empresarial capitalista nas últimas décadas e sua incidência sobre proposições para a gestão da escola pública. Discutem-se as formas por meio da quais os temas autonomia, participação, avaliação, redução de níveis hierárquicos e trabalho em equipe são apresentados como soluções para gestão educacional e escolar, referenciados nas teorias e tecnologias de gestão voltadas à ampliação do capital. Ao contrário do relevante lugar ocupado por tais temas nas lutas sociais pela democratização da gestão escolar, pretende-se a reorganizar o trabalho à semelhança do que se faz na empresa privada. Conclui-se que tais soluções apresentadas como esforço de generalização da lógica capitalista de gestão no interior da escola não contribuem para a qualidade da educação pública e para a democratização da gestão escolar, por não considerarem a especificidade do processo de trabalho pedagógico.
id UNESP-7_fa2092031df9ce9893833520d6fcfb93
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10286
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?gestão escolarprivatizaçãoeducação básicagestão educacionalO artigo aborda transformações na gestão empresarial capitalista nas últimas décadas e sua incidência sobre proposições para a gestão da escola pública. Discutem-se as formas por meio da quais os temas autonomia, participação, avaliação, redução de níveis hierárquicos e trabalho em equipe são apresentados como soluções para gestão educacional e escolar, referenciados nas teorias e tecnologias de gestão voltadas à ampliação do capital. Ao contrário do relevante lugar ocupado por tais temas nas lutas sociais pela democratização da gestão escolar, pretende-se a reorganizar o trabalho à semelhança do que se faz na empresa privada. Conclui-se que tais soluções apresentadas como esforço de generalização da lógica capitalista de gestão no interior da escola não contribuem para a qualidade da educação pública e para a democratização da gestão escolar, por não considerarem a especificidade do processo de trabalho pedagógico.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Parespesquisa históricaapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1028610.18675/1981-8106.vol25.n50.p432-448Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 432-448Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 432-448Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 432-4481981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286/7325https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286/10585Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAdrião, Theresa Maria FreitasGarcia, Teise de Oliveira Guaranha2018-04-11T13:45:48Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10286Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T13:45:48EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?
title Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?
spellingShingle Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?
Adrião, Theresa Maria Freitas
gestão escolar
privatização
educação básica
gestão educacional
title_short Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?
title_full Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?
title_fullStr Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?
title_full_unstemmed Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?
title_sort Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?
author Adrião, Theresa Maria Freitas
author_facet Adrião, Theresa Maria Freitas
Garcia, Teise de Oliveira Guaranha
author_role author
author2 Garcia, Teise de Oliveira Guaranha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adrião, Theresa Maria Freitas
Garcia, Teise de Oliveira Guaranha
dc.subject.por.fl_str_mv gestão escolar
privatização
educação básica
gestão educacional
topic gestão escolar
privatização
educação básica
gestão educacional
description O artigo aborda transformações na gestão empresarial capitalista nas últimas décadas e sua incidência sobre proposições para a gestão da escola pública. Discutem-se as formas por meio da quais os temas autonomia, participação, avaliação, redução de níveis hierárquicos e trabalho em equipe são apresentados como soluções para gestão educacional e escolar, referenciados nas teorias e tecnologias de gestão voltadas à ampliação do capital. Ao contrário do relevante lugar ocupado por tais temas nas lutas sociais pela democratização da gestão escolar, pretende-se a reorganizar o trabalho à semelhança do que se faz na empresa privada. Conclui-se que tais soluções apresentadas como esforço de generalização da lógica capitalista de gestão no interior da escola não contribuem para a qualidade da educação pública e para a democratização da gestão escolar, por não considerarem a especificidade do processo de trabalho pedagógico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286
10.18675/1981-8106.vol25.n50.p432-448
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol25.n50.p432-448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286/7325
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286/10585
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 432-448
Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 432-448
Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 432-448
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215812453171200