Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286 |
Resumo: | O artigo aborda transformações na gestão empresarial capitalista nas últimas décadas e sua incidência sobre proposições para a gestão da escola pública. Discutem-se as formas por meio da quais os temas autonomia, participação, avaliação, redução de níveis hierárquicos e trabalho em equipe são apresentados como soluções para gestão educacional e escolar, referenciados nas teorias e tecnologias de gestão voltadas à ampliação do capital. Ao contrário do relevante lugar ocupado por tais temas nas lutas sociais pela democratização da gestão escolar, pretende-se a reorganizar o trabalho à semelhança do que se faz na empresa privada. Conclui-se que tais soluções apresentadas como esforço de generalização da lógica capitalista de gestão no interior da escola não contribuem para a qualidade da educação pública e para a democratização da gestão escolar, por não considerarem a especificidade do processo de trabalho pedagógico. |
id |
UNESP-7_fa2092031df9ce9893833520d6fcfb93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10286 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?gestão escolarprivatizaçãoeducação básicagestão educacionalO artigo aborda transformações na gestão empresarial capitalista nas últimas décadas e sua incidência sobre proposições para a gestão da escola pública. Discutem-se as formas por meio da quais os temas autonomia, participação, avaliação, redução de níveis hierárquicos e trabalho em equipe são apresentados como soluções para gestão educacional e escolar, referenciados nas teorias e tecnologias de gestão voltadas à ampliação do capital. Ao contrário do relevante lugar ocupado por tais temas nas lutas sociais pela democratização da gestão escolar, pretende-se a reorganizar o trabalho à semelhança do que se faz na empresa privada. Conclui-se que tais soluções apresentadas como esforço de generalização da lógica capitalista de gestão no interior da escola não contribuem para a qualidade da educação pública e para a democratização da gestão escolar, por não considerarem a especificidade do processo de trabalho pedagógico.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Parespesquisa históricaapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1028610.18675/1981-8106.vol25.n50.p432-448Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 432-448Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 432-448Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 432-4481981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286/7325https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286/10585Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAdrião, Theresa Maria FreitasGarcia, Teise de Oliveira Guaranha2018-04-11T13:45:48Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10286Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T13:45:48EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira? |
title |
Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira? |
spellingShingle |
Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira? Adrião, Theresa Maria Freitas gestão escolar privatização educação básica gestão educacional |
title_short |
Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira? |
title_full |
Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira? |
title_fullStr |
Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira? |
title_full_unstemmed |
Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira? |
title_sort |
Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira? |
author |
Adrião, Theresa Maria Freitas |
author_facet |
Adrião, Theresa Maria Freitas Garcia, Teise de Oliveira Guaranha |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Teise de Oliveira Guaranha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adrião, Theresa Maria Freitas Garcia, Teise de Oliveira Guaranha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão escolar privatização educação básica gestão educacional |
topic |
gestão escolar privatização educação básica gestão educacional |
description |
O artigo aborda transformações na gestão empresarial capitalista nas últimas décadas e sua incidência sobre proposições para a gestão da escola pública. Discutem-se as formas por meio da quais os temas autonomia, participação, avaliação, redução de níveis hierárquicos e trabalho em equipe são apresentados como soluções para gestão educacional e escolar, referenciados nas teorias e tecnologias de gestão voltadas à ampliação do capital. Ao contrário do relevante lugar ocupado por tais temas nas lutas sociais pela democratização da gestão escolar, pretende-se a reorganizar o trabalho à semelhança do que se faz na empresa privada. Conclui-se que tais soluções apresentadas como esforço de generalização da lógica capitalista de gestão no interior da escola não contribuem para a qualidade da educação pública e para a democratização da gestão escolar, por não considerarem a especificidade do processo de trabalho pedagógico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares pesquisa histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286 10.18675/1981-8106.vol25.n50.p432-448 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286 |
identifier_str_mv |
10.18675/1981-8106.vol25.n50.p432-448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286/7325 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286/10585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 432-448 Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 432-448 Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 432-448 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215812453171200 |