Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanotto, Luana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1073
Resumo: O presente estudo objetiva compreender como um conjunto de documentos oficiais participa da prática pedagógica de professores de Educação Física na Educação Infantil. De abordagem qualitativo-descritiva, com análise documental e aplicação de questionário, participaram vinte e dois professores do interior do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e revelaram que os professores compreendem os documentos como balizadores do trabalho docente, no entanto, apresentam dificuldades em relacioná-los à ação pedagógica com as crianças. Indica-se a inclusão do conteúdo documental em propostas de formação continuada.
id CNTE-1_b9066f6ddc40653f093c4d1e5d22b276
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1073
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docenteEducação Física. Educação Infantil. Documentos Oficiais Nacionais. Trabalho Docente.O presente estudo objetiva compreender como um conjunto de documentos oficiais participa da prática pedagógica de professores de Educação Física na Educação Infantil. De abordagem qualitativo-descritiva, com análise documental e aplicação de questionário, participaram vinte e dois professores do interior do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e revelaram que os professores compreendem os documentos como balizadores do trabalho docente, no entanto, apresentam dificuldades em relacioná-los à ação pedagógica com as crianças. Indica-se a inclusão do conteúdo documental em propostas de formação continuada.CNTE2021-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/107310.22420/rde.v15i31.1073Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 165-1812238-439110.22420/rde.v15i31reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1073/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessZanotto, Luana2022-09-16T02:39:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1073Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:48.128416Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente
title Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente
spellingShingle Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente
Zanotto, Luana
Educação Física. Educação Infantil. Documentos Oficiais Nacionais. Trabalho Docente.
title_short Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente
title_full Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente
title_fullStr Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente
title_full_unstemmed Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente
title_sort Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente
author Zanotto, Luana
author_facet Zanotto, Luana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanotto, Luana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Educação Infantil. Documentos Oficiais Nacionais. Trabalho Docente.
topic Educação Física. Educação Infantil. Documentos Oficiais Nacionais. Trabalho Docente.
description O presente estudo objetiva compreender como um conjunto de documentos oficiais participa da prática pedagógica de professores de Educação Física na Educação Infantil. De abordagem qualitativo-descritiva, com análise documental e aplicação de questionário, participaram vinte e dois professores do interior do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e revelaram que os professores compreendem os documentos como balizadores do trabalho docente, no entanto, apresentam dificuldades em relacioná-los à ação pedagógica com as crianças. Indica-se a inclusão do conteúdo documental em propostas de formação continuada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1073
10.22420/rde.v15i31.1073
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1073
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i31.1073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1073/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 165-181
2238-4391
10.22420/rde.v15i31
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342955646976