Gestão Democrática e Eleição de Diretor: do exercício da autonamia à realização do direito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão de Souza, Antonio Lisboa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/112
Resumo: O texto discute o princípio político-pedagógico da gestão democrática e suas implicações sobre a autonomia institucional e dos sujeitos envolvidos nos processos escolares. Procura situar a gestão democrática no contexto político mais geral de defesa e garantia dos direitos do cidadão. Ao destacar a efetividade da gestão democrática como estratégia político-pedagógica, insere a eleição de diretores como dimensão necessária à introjeção conceitual do direito e à efetiva materialização por parte dos sujeitos. Optou-se pela construção de um texto ensaístico, orientado pela análise dialética dos processos sociais diretamente envolvidos com o objeto da análise.Palavras-chave: Gestão democrática. Autonomia. Eleição de diretores. Direito à educação. Escola Pública.
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