Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1784 |
Resumo: | Toda política voltada para a formação de trabalhadores/as da educação básica encontra-se vinculada a sujeitos/as concretos/as, pertencentes a um contexto histórico no qual concepções de educação e trabalho se articulam a objetivos específicos. A formação inicial e continuada de funcionários/as da educação foi referendada pelo Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016, instituindo a Política Nacionalde Formação dos Profissionais da Educação Básica. Entendendo que a formação é condição sine qua non para a valorização de funcionários/as, o presente texto apresenta as experiências do InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás com o Programa Profuncionário. Dada sua importância e abrangência para formação, reconhecimento e valorização da categoria, enfatiza-se a necessidade de endossar a luta por valorização e efetivação de políticas de formação inicial e continuada que contemplem as áreas de atuação de trabalhadores/as no espaço escolar. |
id |
CNTE-1_d5ef03aefce476bc2f46675ab20902d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1784 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de GoiásPolíticas educacionaisFuncionários da educaçãoPolíticas de formação e valorizaçãoToda política voltada para a formação de trabalhadores/as da educação básica encontra-se vinculada a sujeitos/as concretos/as, pertencentes a um contexto histórico no qual concepções de educação e trabalho se articulam a objetivos específicos. A formação inicial e continuada de funcionários/as da educação foi referendada pelo Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016, instituindo a Política Nacionalde Formação dos Profissionais da Educação Básica. Entendendo que a formação é condição sine qua non para a valorização de funcionários/as, o presente texto apresenta as experiências do InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás com o Programa Profuncionário. Dada sua importância e abrangência para formação, reconhecimento e valorização da categoria, enfatiza-se a necessidade de endossar a luta por valorização e efetivação de políticas de formação inicial e continuada que contemplem as áreas de atuação de trabalhadores/as no espaço escolar.CNTE2023-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/178410.22420/rde.v17i38.1784Retratos da Escola; v. 17 n. 38 (2023): Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica2238-439110.22420/rde.v17i38reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1784/1189Pereira, HelenViana da Silva, Ruth AparecidaFerreira de Azara Filho, Miltoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T20:45:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1784Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-09-22T20:45:03Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás |
title |
Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás |
spellingShingle |
Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás Pereira, Helen Políticas educacionais Funcionários da educação Políticas de formação e valorização |
title_short |
Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás |
title_full |
Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás |
title_fullStr |
Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás |
title_full_unstemmed |
Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás |
title_sort |
Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás |
author |
Pereira, Helen |
author_facet |
Pereira, Helen Viana da Silva, Ruth Aparecida Ferreira de Azara Filho, Milton |
author_role |
author |
author2 |
Viana da Silva, Ruth Aparecida Ferreira de Azara Filho, Milton |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Helen Viana da Silva, Ruth Aparecida Ferreira de Azara Filho, Milton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais Funcionários da educação Políticas de formação e valorização |
topic |
Políticas educacionais Funcionários da educação Políticas de formação e valorização |
description |
Toda política voltada para a formação de trabalhadores/as da educação básica encontra-se vinculada a sujeitos/as concretos/as, pertencentes a um contexto histórico no qual concepções de educação e trabalho se articulam a objetivos específicos. A formação inicial e continuada de funcionários/as da educação foi referendada pelo Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016, instituindo a Política Nacionalde Formação dos Profissionais da Educação Básica. Entendendo que a formação é condição sine qua non para a valorização de funcionários/as, o presente texto apresenta as experiências do InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás com o Programa Profuncionário. Dada sua importância e abrangência para formação, reconhecimento e valorização da categoria, enfatiza-se a necessidade de endossar a luta por valorização e efetivação de políticas de formação inicial e continuada que contemplem as áreas de atuação de trabalhadores/as no espaço escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1784 10.22420/rde.v17i38.1784 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1784 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v17i38.1784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1784/1189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 17 n. 38 (2023): Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica 2238-4391 10.22420/rde.v17i38 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890340564893696 |