Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
DOI: | 10.22420/rde.v15i33.1345 |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1345 |
Resumo: | Ideias e iniciativas de currículos mais integrados vêm ganhando centralidade em projetos de educação integral em redes de ensino e escolas brasileiras que se desafiam na busca de alternativas visando qualificar trajetórias formativas para suas crianças e jovens. Em geral, são projetos sustentados por estratégias teóricas e metodológicas que exercitam formas de reorganização dos currículos, com foco em horizontes de unidade e totalidade dos percursos. É, pois, sobre este movimento que trata o presente artigo, resultante de pesquisa acadêmica desenvolvida entre 2017 e 2021 na Universidade Federal de Santa Catarina, e que analisou as potencialidades da integração curricular para a formação humana integral. O estudo, de corte documental e com fontes empíricas, envolveu a análise de quatro importantes projetos de educação integral desenvolvidos no Brasil. No trabalho, defende-se que a integração curricular está relacionada ao modo como se organizam as experiências curriculares e o conhecimento como caminho de indução para formação humana integral em processos de escolarização. Entre outros achados, a pesquisa revela que a potencialidade da integração curricular como indução à formação humana integral aparece diretamente associada às finalidades, a intensidade, e aos modos de articulação nos exercícios de reorganização dos currículos escolares. |
id |
CNTE-1_d8c7376afd247d3dcd21e1d57ea8af8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1345 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
spelling |
Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral Integração CurricularFormação Humana IntegralEducação Integral Ideias e iniciativas de currículos mais integrados vêm ganhando centralidade em projetos de educação integral em redes de ensino e escolas brasileiras que se desafiam na busca de alternativas visando qualificar trajetórias formativas para suas crianças e jovens. Em geral, são projetos sustentados por estratégias teóricas e metodológicas que exercitam formas de reorganização dos currículos, com foco em horizontes de unidade e totalidade dos percursos. É, pois, sobre este movimento que trata o presente artigo, resultante de pesquisa acadêmica desenvolvida entre 2017 e 2021 na Universidade Federal de Santa Catarina, e que analisou as potencialidades da integração curricular para a formação humana integral. O estudo, de corte documental e com fontes empíricas, envolveu a análise de quatro importantes projetos de educação integral desenvolvidos no Brasil. No trabalho, defende-se que a integração curricular está relacionada ao modo como se organizam as experiências curriculares e o conhecimento como caminho de indução para formação humana integral em processos de escolarização. Entre outros achados, a pesquisa revela que a potencialidade da integração curricular como indução à formação humana integral aparece diretamente associada às finalidades, a intensidade, e aos modos de articulação nos exercícios de reorganização dos currículos escolares.CNTE2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/134510.22420/rde.v15i33.1345Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 793-8122238-439110.22420/rde.v15i33reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1345/1075Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Paula Cortinhas de Carvalho Thiesen, Juares da Silva2022-09-16T02:34:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1345Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:54.411498Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral |
title |
Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral |
spellingShingle |
Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral Becker, Paula Cortinhas de Carvalho Integração Curricular Formação Humana Integral Educação Integral Becker, Paula Cortinhas de Carvalho Integração Curricular Formação Humana Integral Educação Integral |
title_short |
Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral |
title_full |
Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral |
title_fullStr |
Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral |
title_full_unstemmed |
Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral |
title_sort |
Integração como estratégia curricular indutora na formação humana integral |
author |
Becker, Paula Cortinhas de Carvalho |
author_facet |
Becker, Paula Cortinhas de Carvalho Becker, Paula Cortinhas de Carvalho Thiesen, Juares da Silva Thiesen, Juares da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Thiesen, Juares da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Paula Cortinhas de Carvalho Thiesen, Juares da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração Curricular Formação Humana Integral Educação Integral |
topic |
Integração Curricular Formação Humana Integral Educação Integral |
description |
Ideias e iniciativas de currículos mais integrados vêm ganhando centralidade em projetos de educação integral em redes de ensino e escolas brasileiras que se desafiam na busca de alternativas visando qualificar trajetórias formativas para suas crianças e jovens. Em geral, são projetos sustentados por estratégias teóricas e metodológicas que exercitam formas de reorganização dos currículos, com foco em horizontes de unidade e totalidade dos percursos. É, pois, sobre este movimento que trata o presente artigo, resultante de pesquisa acadêmica desenvolvida entre 2017 e 2021 na Universidade Federal de Santa Catarina, e que analisou as potencialidades da integração curricular para a formação humana integral. O estudo, de corte documental e com fontes empíricas, envolveu a análise de quatro importantes projetos de educação integral desenvolvidos no Brasil. No trabalho, defende-se que a integração curricular está relacionada ao modo como se organizam as experiências curriculares e o conhecimento como caminho de indução para formação humana integral em processos de escolarização. Entre outros achados, a pesquisa revela que a potencialidade da integração curricular como indução à formação humana integral aparece diretamente associada às finalidades, a intensidade, e aos modos de articulação nos exercícios de reorganização dos currículos escolares. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1345 10.22420/rde.v15i33.1345 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1345 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v15i33.1345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1345/1075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 793-812 2238-4391 10.22420/rde.v15i33 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1822179473836998656 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22420/rde.v15i33.1345 |