EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ozerina Victor de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kiss, Rita de Cássia Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3983
Resumo: Esta pesquisa indaga sobre uma organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Seu objetivo e identificar mudanças na organização do tempo e do conhecimento curriculares a partir de um Programa de Escola de Tempo Integral, tendo em vista compreender se essas mudanças interferem positivamente na formação integral dos alunos. Ela foi realizada por meio de fontes bibliográficas, documentais e de entrevistas com duas coordenadoras pedagógicas de uma escola pública, as quais foram decisivas para a compreensão do currículo. À luz de estudiosos da Educação Integral (TEIXEIRA, 1962; FELÍCIO 2011 e 2012; MONLEVADE, 2009) e do currículo integrado (FAZENDA, 2000), foi possível visualizar analisando os dados coletados, que existem obstáculos de diferentes ordens na realização da Educação Integral, mas também que existem evidências de superação de problemas existentes no trabalho pedagógico da escola pesquisada, no sentido da formação de valores, envolvendo habilidades do ser humano que vão além do racional.
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