A perspectiva freireana na formação permanente de educadores/as

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovedi, Valter Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Elson Augusto do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1125
Resumo: Este artigo busca descrever e analisar princípios e momentos de um processo de formação permanente de educadoras/es do campo fundamentado na perspectiva freireana. A metodologia utilizada foi qualitativa por meio de observação participante de um projeto de formação de professoras/es do campo em um município do Noroeste do Espírito Santo. Apresentamos uma síntese do processo e analisamos os momentos do trabalho de formação a partir dos conceitos freireanos de reflexão crítica sobre a prática, dialogicidade, politicidade, conscientização, participação, currículo e práxis transformadora.
id CNTE-1_dbc726a55b1e36862b6e5e4015a41ac6
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1125
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling A perspectiva freireana na formação permanente de educadores/asFormação de educadores. Formação permanente. Paulo Freire.Este artigo busca descrever e analisar princípios e momentos de um processo de formação permanente de educadoras/es do campo fundamentado na perspectiva freireana. A metodologia utilizada foi qualitativa por meio de observação participante de um projeto de formação de professoras/es do campo em um município do Noroeste do Espírito Santo. Apresentamos uma síntese do processo e analisamos os momentos do trabalho de formação a partir dos conceitos freireanos de reflexão crítica sobre a prática, dialogicidade, politicidade, conscientização, participação, currículo e práxis transformadora.CNTE2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/112510.22420/rde.v14i29.1125Retratos da Escola; v. 14 n. 29 (2020): Paulo Freire: educação e emancipação; 371-3852238-439110.22420/rde.v14i29reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1125/pdfCopyright (c) 2020 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiovedi, Valter MartinsNascimento, Elson Augusto do2022-09-16T02:41:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1125Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:49.296825Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva freireana na formação permanente de educadores/as
title A perspectiva freireana na formação permanente de educadores/as
spellingShingle A perspectiva freireana na formação permanente de educadores/as
Giovedi, Valter Martins
Formação de educadores. Formação permanente. Paulo Freire.
title_short A perspectiva freireana na formação permanente de educadores/as
title_full A perspectiva freireana na formação permanente de educadores/as
title_fullStr A perspectiva freireana na formação permanente de educadores/as
title_full_unstemmed A perspectiva freireana na formação permanente de educadores/as
title_sort A perspectiva freireana na formação permanente de educadores/as
author Giovedi, Valter Martins
author_facet Giovedi, Valter Martins
Nascimento, Elson Augusto do
author_role author
author2 Nascimento, Elson Augusto do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovedi, Valter Martins
Nascimento, Elson Augusto do
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de educadores. Formação permanente. Paulo Freire.
topic Formação de educadores. Formação permanente. Paulo Freire.
description Este artigo busca descrever e analisar princípios e momentos de um processo de formação permanente de educadoras/es do campo fundamentado na perspectiva freireana. A metodologia utilizada foi qualitativa por meio de observação participante de um projeto de formação de professoras/es do campo em um município do Noroeste do Espírito Santo. Apresentamos uma síntese do processo e analisamos os momentos do trabalho de formação a partir dos conceitos freireanos de reflexão crítica sobre a prática, dialogicidade, politicidade, conscientização, participação, currículo e práxis transformadora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1125
10.22420/rde.v14i29.1125
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1125
identifier_str_mv 10.22420/rde.v14i29.1125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1125/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 14 n. 29 (2020): Paulo Freire: educação e emancipação; 371-385
2238-4391
10.22420/rde.v14i29
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342982909952