É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz: Paulo Freire e a Pedagogia da Esperança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marineide de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1138
Resumo: Diante dos retrocessos políticos do Governo Federal eleito em 2018, com os ataques à educação e à cultura, com a desqualificação da vida e da obra de Paulo Freire, no quadro de desmonte dos direitos sociais, torna-se imprescindível atualizar o legado freiriano. O artigo recupera aspectos da coerência entre teoria e prática de Paulo Freire como gestor público, em especial, como secretário de Educação do município de São Paulo (1989-1991), na perspectiva de reacender a esperança da interpelação na história, que sujeitos concretos fazem em realidades também concretas.
id CNTE-1_dbf205d29542a9350d0e6724035d38bf
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1138
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz: Paulo Freire e a Pedagogia da EsperançaPaulo Freire. Gestão pública da educação. Teoria e prática freireana.Diante dos retrocessos políticos do Governo Federal eleito em 2018, com os ataques à educação e à cultura, com a desqualificação da vida e da obra de Paulo Freire, no quadro de desmonte dos direitos sociais, torna-se imprescindível atualizar o legado freiriano. O artigo recupera aspectos da coerência entre teoria e prática de Paulo Freire como gestor público, em especial, como secretário de Educação do município de São Paulo (1989-1991), na perspectiva de reacender a esperança da interpelação na história, que sujeitos concretos fazem em realidades também concretas.CNTE2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/113810.22420/rde.v14i29.1138Retratos da Escola; v. 14 n. 29 (2020): Paulo Freire: educação e emancipação; 329-3392238-439110.22420/rde.v14i29reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1138/pdfCopyright (c) 2020 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marineide de Oliveira2022-09-16T02:41:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1138Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:49.600832Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz: Paulo Freire e a Pedagogia da Esperança
title É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz: Paulo Freire e a Pedagogia da Esperança
spellingShingle É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz: Paulo Freire e a Pedagogia da Esperança
Gomes, Marineide de Oliveira
Paulo Freire. Gestão pública da educação. Teoria e prática freireana.
title_short É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz: Paulo Freire e a Pedagogia da Esperança
title_full É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz: Paulo Freire e a Pedagogia da Esperança
title_fullStr É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz: Paulo Freire e a Pedagogia da Esperança
title_full_unstemmed É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz: Paulo Freire e a Pedagogia da Esperança
title_sort É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz: Paulo Freire e a Pedagogia da Esperança
author Gomes, Marineide de Oliveira
author_facet Gomes, Marineide de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marineide de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire. Gestão pública da educação. Teoria e prática freireana.
topic Paulo Freire. Gestão pública da educação. Teoria e prática freireana.
description Diante dos retrocessos políticos do Governo Federal eleito em 2018, com os ataques à educação e à cultura, com a desqualificação da vida e da obra de Paulo Freire, no quadro de desmonte dos direitos sociais, torna-se imprescindível atualizar o legado freiriano. O artigo recupera aspectos da coerência entre teoria e prática de Paulo Freire como gestor público, em especial, como secretário de Educação do município de São Paulo (1989-1991), na perspectiva de reacender a esperança da interpelação na história, que sujeitos concretos fazem em realidades também concretas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1138
10.22420/rde.v14i29.1138
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1138
identifier_str_mv 10.22420/rde.v14i29.1138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1138/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 14 n. 29 (2020): Paulo Freire: educação e emancipação; 329-339
2238-4391
10.22420/rde.v14i29
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342990249984