Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1159 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir o desafio da inclusão de estudantes com necessidades específicas, com destaque para a formação leitora. A abordagem do tema em questão se deu a partir da seguinte problemática: como podemos favorecer o desenvolvimento da leitura em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a garantir a aprendizagem e, consequentemente, a inclusão de estudantes com necessidades específicas? Para responder a esta inquietação, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico em vários/as autores/as de referência. Os resultados da pesquisa apontam que é possível realizar a formação de leitores/as com todos/as os/as estudantes de forma equitativa, desde que o/a professor/a busque metodologias inovadoras e conheça o perfil de aprendizagem de cada estudante para atendê-los/las dentro de suas especificidades. |
id |
CNTE-1_dd9de238f972638b07716b1c5af501c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1159 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicasLeitura. Formação de leitores/as. Práticas docentes. Educação inclusiva.Este artigo objetiva discutir o desafio da inclusão de estudantes com necessidades específicas, com destaque para a formação leitora. A abordagem do tema em questão se deu a partir da seguinte problemática: como podemos favorecer o desenvolvimento da leitura em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a garantir a aprendizagem e, consequentemente, a inclusão de estudantes com necessidades específicas? Para responder a esta inquietação, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico em vários/as autores/as de referência. Os resultados da pesquisa apontam que é possível realizar a formação de leitores/as com todos/as os/as estudantes de forma equitativa, desde que o/a professor/a busque metodologias inovadoras e conheça o perfil de aprendizagem de cada estudante para atendê-los/las dentro de suas especificidades.CNTE2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/115910.22420/rde.v15i32.1159Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 551-5642238-439110.22420/rde.v15i32reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1159/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Silvia RodriguesSouza, Carla Salomé Margarida de2022-09-16T02:38:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1159Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:50.004383Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas |
title |
Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas |
spellingShingle |
Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas Rosa, Silvia Rodrigues Leitura. Formação de leitores/as. Práticas docentes. Educação inclusiva. |
title_short |
Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas |
title_full |
Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas |
title_fullStr |
Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas |
title_full_unstemmed |
Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas |
title_sort |
Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas |
author |
Rosa, Silvia Rodrigues |
author_facet |
Rosa, Silvia Rodrigues Souza, Carla Salomé Margarida de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Carla Salomé Margarida de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Silvia Rodrigues Souza, Carla Salomé Margarida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Formação de leitores/as. Práticas docentes. Educação inclusiva. |
topic |
Leitura. Formação de leitores/as. Práticas docentes. Educação inclusiva. |
description |
Este artigo objetiva discutir o desafio da inclusão de estudantes com necessidades específicas, com destaque para a formação leitora. A abordagem do tema em questão se deu a partir da seguinte problemática: como podemos favorecer o desenvolvimento da leitura em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a garantir a aprendizagem e, consequentemente, a inclusão de estudantes com necessidades específicas? Para responder a esta inquietação, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico em vários/as autores/as de referência. Os resultados da pesquisa apontam que é possível realizar a formação de leitores/as com todos/as os/as estudantes de forma equitativa, desde que o/a professor/a busque metodologias inovadoras e conheça o perfil de aprendizagem de cada estudante para atendê-los/las dentro de suas especificidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1159 10.22420/rde.v15i32.1159 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1159 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v15i32.1159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1159/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 551-564 2238-4391 10.22420/rde.v15i32 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343000735744 |