Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Silvia Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Carla Salomé Margarida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1159
Resumo: Este artigo objetiva discutir o desafio da inclusão de estudantes com necessidades específicas, com destaque para a formação leitora. A abordagem do tema em questão se deu a partir da seguinte problemática: como podemos favorecer o desenvolvimento da leitura em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a garantir a aprendizagem e, consequentemente, a inclusão de estudantes com necessidades específicas? Para responder a esta inquietação, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico em vários/as autores/as de referência. Os resultados da pesquisa apontam que é possível realizar a formação de leitores/as com todos/as os/as estudantes de forma equitativa, desde que o/a professor/a busque metodologias inovadoras e conheça o perfil de aprendizagem de cada estudante para atendê-los/las dentro de suas especificidades.
id CNTE-1_dd9de238f972638b07716b1c5af501c6
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1159
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicasLeitura. Formação de leitores/as. Práticas docentes. Educação inclusiva.Este artigo objetiva discutir o desafio da inclusão de estudantes com necessidades específicas, com destaque para a formação leitora. A abordagem do tema em questão se deu a partir da seguinte problemática: como podemos favorecer o desenvolvimento da leitura em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a garantir a aprendizagem e, consequentemente, a inclusão de estudantes com necessidades específicas? Para responder a esta inquietação, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico em vários/as autores/as de referência. Os resultados da pesquisa apontam que é possível realizar a formação de leitores/as com todos/as os/as estudantes de forma equitativa, desde que o/a professor/a busque metodologias inovadoras e conheça o perfil de aprendizagem de cada estudante para atendê-los/las dentro de suas especificidades.CNTE2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/115910.22420/rde.v15i32.1159Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 551-5642238-439110.22420/rde.v15i32reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1159/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Silvia RodriguesSouza, Carla Salomé Margarida de2022-09-16T02:38:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1159Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:50.004383Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas
title Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas
spellingShingle Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas
Rosa, Silvia Rodrigues
Leitura. Formação de leitores/as. Práticas docentes. Educação inclusiva.
title_short Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas
title_full Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas
title_fullStr Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas
title_sort Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas
author Rosa, Silvia Rodrigues
author_facet Rosa, Silvia Rodrigues
Souza, Carla Salomé Margarida de
author_role author
author2 Souza, Carla Salomé Margarida de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Silvia Rodrigues
Souza, Carla Salomé Margarida de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Formação de leitores/as. Práticas docentes. Educação inclusiva.
topic Leitura. Formação de leitores/as. Práticas docentes. Educação inclusiva.
description Este artigo objetiva discutir o desafio da inclusão de estudantes com necessidades específicas, com destaque para a formação leitora. A abordagem do tema em questão se deu a partir da seguinte problemática: como podemos favorecer o desenvolvimento da leitura em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a garantir a aprendizagem e, consequentemente, a inclusão de estudantes com necessidades específicas? Para responder a esta inquietação, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico em vários/as autores/as de referência. Os resultados da pesquisa apontam que é possível realizar a formação de leitores/as com todos/as os/as estudantes de forma equitativa, desde que o/a professor/a busque metodologias inovadoras e conheça o perfil de aprendizagem de cada estudante para atendê-los/las dentro de suas especificidades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1159
10.22420/rde.v15i32.1159
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1159
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i32.1159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1159/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 551-564
2238-4391
10.22420/rde.v15i32
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343000735744