Direito à educação e desafios para o trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartolozzi Ferreira, Eliza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade Oliveira, Dalila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1704
Resumo: A pandemia da COVID-19 representou um grande aprendizado para as atuais gerações, pois demonstrou o quanto nossas sociedades são vulneráveis e como a realidade pode mudar sem aviso prévio. No que se refere à educação, a pandemia imprimiu importantes mudanças ao forçar, da noite para o dia, novas rotinas de trabalho, novos modos de ensinar e de aprender. Ela também resultou em perdas consideráveis, sobretudo para os setores mais fragilizados, promovendo maiores defasagens entre estudantes de diferentes estratos econômicos e comprometendo a trajetória escolar de importante contingente. Portanto, podemos considerar que a pandemia trouxe vários desafios para a sociedade como um todo e para a educação especificamente. Com o compromisso de incentivar esse debate, o XI Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, ocorrido neste ano de 2022 em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, criou o concurso Inês Teixeira, por meio do Edital 01/2022, que selecionou trabalhos escritos na forma de artigo científico ou ensaio teórico sobre o tema Direito à educação e desafios para o trabalho docente na era digital e pós-pandêmica. A premiação consistiu na seleção de seis trabalhos científicos resultantes de pesquisa ou relato de experiência, os quais são agora publicados na Seção Temática da revista Retratos da Escola.
id CNTE-1_e79e3d97327c88d102e561ff63bf764c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1704
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Direito à educação e desafios para o trabalho docenteDireito à educação.PandemiaCovid-19A pandemia da COVID-19 representou um grande aprendizado para as atuais gerações, pois demonstrou o quanto nossas sociedades são vulneráveis e como a realidade pode mudar sem aviso prévio. No que se refere à educação, a pandemia imprimiu importantes mudanças ao forçar, da noite para o dia, novas rotinas de trabalho, novos modos de ensinar e de aprender. Ela também resultou em perdas consideráveis, sobretudo para os setores mais fragilizados, promovendo maiores defasagens entre estudantes de diferentes estratos econômicos e comprometendo a trajetória escolar de importante contingente. Portanto, podemos considerar que a pandemia trouxe vários desafios para a sociedade como um todo e para a educação especificamente. Com o compromisso de incentivar esse debate, o XI Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, ocorrido neste ano de 2022 em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, criou o concurso Inês Teixeira, por meio do Edital 01/2022, que selecionou trabalhos escritos na forma de artigo científico ou ensaio teórico sobre o tema Direito à educação e desafios para o trabalho docente na era digital e pós-pandêmica. A premiação consistiu na seleção de seis trabalhos científicos resultantes de pesquisa ou relato de experiência, os quais são agora publicados na Seção Temática da revista Retratos da Escola.CNTE2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1704Retratos da Escola; v. 16 n. 36 (2022): Cidades que educam e se educam; 849-8522238-439110.22420/rde.v16i36reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1704/1139Bartolozzi Ferreira, ElizaAndrade Oliveira, Dalilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T18:44:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1704Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:58.769574Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Direito à educação e desafios para o trabalho docente
title Direito à educação e desafios para o trabalho docente
spellingShingle Direito à educação e desafios para o trabalho docente
Bartolozzi Ferreira, Eliza
Direito à educação.
Pandemia
Covid-19
title_short Direito à educação e desafios para o trabalho docente
title_full Direito à educação e desafios para o trabalho docente
title_fullStr Direito à educação e desafios para o trabalho docente
title_full_unstemmed Direito à educação e desafios para o trabalho docente
title_sort Direito à educação e desafios para o trabalho docente
author Bartolozzi Ferreira, Eliza
author_facet Bartolozzi Ferreira, Eliza
Andrade Oliveira, Dalila
author_role author
author2 Andrade Oliveira, Dalila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartolozzi Ferreira, Eliza
Andrade Oliveira, Dalila
dc.subject.por.fl_str_mv Direito à educação.
Pandemia
Covid-19
topic Direito à educação.
Pandemia
Covid-19
description A pandemia da COVID-19 representou um grande aprendizado para as atuais gerações, pois demonstrou o quanto nossas sociedades são vulneráveis e como a realidade pode mudar sem aviso prévio. No que se refere à educação, a pandemia imprimiu importantes mudanças ao forçar, da noite para o dia, novas rotinas de trabalho, novos modos de ensinar e de aprender. Ela também resultou em perdas consideráveis, sobretudo para os setores mais fragilizados, promovendo maiores defasagens entre estudantes de diferentes estratos econômicos e comprometendo a trajetória escolar de importante contingente. Portanto, podemos considerar que a pandemia trouxe vários desafios para a sociedade como um todo e para a educação especificamente. Com o compromisso de incentivar esse debate, o XI Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, ocorrido neste ano de 2022 em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, criou o concurso Inês Teixeira, por meio do Edital 01/2022, que selecionou trabalhos escritos na forma de artigo científico ou ensaio teórico sobre o tema Direito à educação e desafios para o trabalho docente na era digital e pós-pandêmica. A premiação consistiu na seleção de seis trabalhos científicos resultantes de pesquisa ou relato de experiência, os quais são agora publicados na Seção Temática da revista Retratos da Escola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1704
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1704/1139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 16 n. 36 (2022): Cidades que educam e se educam; 849-852
2238-4391
10.22420/rde.v16i36
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343349911552