Direito à educação e desafios para o trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1704 |
Resumo: | A pandemia da COVID-19 representou um grande aprendizado para as atuais gerações, pois demonstrou o quanto nossas sociedades são vulneráveis e como a realidade pode mudar sem aviso prévio. No que se refere à educação, a pandemia imprimiu importantes mudanças ao forçar, da noite para o dia, novas rotinas de trabalho, novos modos de ensinar e de aprender. Ela também resultou em perdas consideráveis, sobretudo para os setores mais fragilizados, promovendo maiores defasagens entre estudantes de diferentes estratos econômicos e comprometendo a trajetória escolar de importante contingente. Portanto, podemos considerar que a pandemia trouxe vários desafios para a sociedade como um todo e para a educação especificamente. Com o compromisso de incentivar esse debate, o XI Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, ocorrido neste ano de 2022 em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, criou o concurso Inês Teixeira, por meio do Edital 01/2022, que selecionou trabalhos escritos na forma de artigo científico ou ensaio teórico sobre o tema Direito à educação e desafios para o trabalho docente na era digital e pós-pandêmica. A premiação consistiu na seleção de seis trabalhos científicos resultantes de pesquisa ou relato de experiência, os quais são agora publicados na Seção Temática da revista Retratos da Escola. |
id |
CNTE-1_e79e3d97327c88d102e561ff63bf764c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1704 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Direito à educação e desafios para o trabalho docenteDireito à educação.PandemiaCovid-19A pandemia da COVID-19 representou um grande aprendizado para as atuais gerações, pois demonstrou o quanto nossas sociedades são vulneráveis e como a realidade pode mudar sem aviso prévio. No que se refere à educação, a pandemia imprimiu importantes mudanças ao forçar, da noite para o dia, novas rotinas de trabalho, novos modos de ensinar e de aprender. Ela também resultou em perdas consideráveis, sobretudo para os setores mais fragilizados, promovendo maiores defasagens entre estudantes de diferentes estratos econômicos e comprometendo a trajetória escolar de importante contingente. Portanto, podemos considerar que a pandemia trouxe vários desafios para a sociedade como um todo e para a educação especificamente. Com o compromisso de incentivar esse debate, o XI Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, ocorrido neste ano de 2022 em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, criou o concurso Inês Teixeira, por meio do Edital 01/2022, que selecionou trabalhos escritos na forma de artigo científico ou ensaio teórico sobre o tema Direito à educação e desafios para o trabalho docente na era digital e pós-pandêmica. A premiação consistiu na seleção de seis trabalhos científicos resultantes de pesquisa ou relato de experiência, os quais são agora publicados na Seção Temática da revista Retratos da Escola.CNTE2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1704Retratos da Escola; v. 16 n. 36 (2022): Cidades que educam e se educam; 849-8522238-439110.22420/rde.v16i36reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1704/1139Bartolozzi Ferreira, ElizaAndrade Oliveira, Dalilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T18:44:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1704Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:58.769574Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Direito à educação e desafios para o trabalho docente |
title |
Direito à educação e desafios para o trabalho docente |
spellingShingle |
Direito à educação e desafios para o trabalho docente Bartolozzi Ferreira, Eliza Direito à educação. Pandemia Covid-19 |
title_short |
Direito à educação e desafios para o trabalho docente |
title_full |
Direito à educação e desafios para o trabalho docente |
title_fullStr |
Direito à educação e desafios para o trabalho docente |
title_full_unstemmed |
Direito à educação e desafios para o trabalho docente |
title_sort |
Direito à educação e desafios para o trabalho docente |
author |
Bartolozzi Ferreira, Eliza |
author_facet |
Bartolozzi Ferreira, Eliza Andrade Oliveira, Dalila |
author_role |
author |
author2 |
Andrade Oliveira, Dalila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bartolozzi Ferreira, Eliza Andrade Oliveira, Dalila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito à educação. Pandemia Covid-19 |
topic |
Direito à educação. Pandemia Covid-19 |
description |
A pandemia da COVID-19 representou um grande aprendizado para as atuais gerações, pois demonstrou o quanto nossas sociedades são vulneráveis e como a realidade pode mudar sem aviso prévio. No que se refere à educação, a pandemia imprimiu importantes mudanças ao forçar, da noite para o dia, novas rotinas de trabalho, novos modos de ensinar e de aprender. Ela também resultou em perdas consideráveis, sobretudo para os setores mais fragilizados, promovendo maiores defasagens entre estudantes de diferentes estratos econômicos e comprometendo a trajetória escolar de importante contingente. Portanto, podemos considerar que a pandemia trouxe vários desafios para a sociedade como um todo e para a educação especificamente. Com o compromisso de incentivar esse debate, o XI Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, ocorrido neste ano de 2022 em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, criou o concurso Inês Teixeira, por meio do Edital 01/2022, que selecionou trabalhos escritos na forma de artigo científico ou ensaio teórico sobre o tema Direito à educação e desafios para o trabalho docente na era digital e pós-pandêmica. A premiação consistiu na seleção de seis trabalhos científicos resultantes de pesquisa ou relato de experiência, os quais são agora publicados na Seção Temática da revista Retratos da Escola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1704 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1704/1139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 16 n. 36 (2022): Cidades que educam e se educam; 849-852 2238-4391 10.22420/rde.v16i36 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343349911552 |