COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Francieli Motter
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Molon, Jaqueline, Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo Costa, Franco, Sérgio Roberto Kieling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166
Resumo: A pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudanças na organização da sociedade, que precisaram acontecer rapidamente e sem planejamento. Essas novas configurações também influenciaram a educação e levaram as instituições a se reorganizar, avaliando a possibilidade de ofertar o que está sendo chamado de “Ensino Remoto Emergencial”. Esse processo levou os professores, atores na linha de frente da educação, a encontrar muitos e novos desafios. Assim, o presente estudo busca narrar e compreender alguns desafios que estão postos à educação formal frente a este cenário, por meio do relato de nove (09) professores, dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Com metodologia qualitativa e modalidade investigativa de análise narrativa, a partir dos processos de codificação e categorização. Três (03) categorias foram elencadas: estratégias de enfrentamento e ferramentas; apoio aos professores e apoio aos pais. Os resultados evidenciam diversos desafios, que vão desde dificuldades de acesso e falta de recursos à necessidade de promover equidade para o desenvolvimento de práticas que incluam todos os estudantes.
id UNIT-2_40bc2da460747b3b0f9a393554bc7d6e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9166
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
spelling COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃOPrática DocenteEnsino Remoto EmergencialPandemiaCovid 19.A pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudanças na organização da sociedade, que precisaram acontecer rapidamente e sem planejamento. Essas novas configurações também influenciaram a educação e levaram as instituições a se reorganizar, avaliando a possibilidade de ofertar o que está sendo chamado de “Ensino Remoto Emergencial”. Esse processo levou os professores, atores na linha de frente da educação, a encontrar muitos e novos desafios. Assim, o presente estudo busca narrar e compreender alguns desafios que estão postos à educação formal frente a este cenário, por meio do relato de nove (09) professores, dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Com metodologia qualitativa e modalidade investigativa de análise narrativa, a partir dos processos de codificação e categorização. Três (03) categorias foram elencadas: estratégias de enfrentamento e ferramentas; apoio aos professores e apoio aos pais. Os resultados evidenciam diversos desafios, que vão desde dificuldades de acesso e falta de recursos à necessidade de promover equidade para o desenvolvimento de práticas que incluam todos os estudantes.Editora Universitária Tiradentes2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/916610.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 58-742316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166/4129Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLudovico, Francieli MotterMolon, JaquelineBarcellos, Patrícia Da Silva Campelo CostaFranco, Sérgio Roberto Kieling2020-11-18T19:37:22Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9166Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:11.048077Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
title COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
spellingShingle COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
Ludovico, Francieli Motter
Prática Docente
Ensino Remoto Emergencial
Pandemia
Covid 19.
Ludovico, Francieli Motter
Prática Docente
Ensino Remoto Emergencial
Pandemia
Covid 19.
title_short COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
title_full COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
title_fullStr COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
title_sort COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
author Ludovico, Francieli Motter
author_facet Ludovico, Francieli Motter
Ludovico, Francieli Motter
Molon, Jaqueline
Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
Molon, Jaqueline
Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
author_role author
author2 Molon, Jaqueline
Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludovico, Francieli Motter
Molon, Jaqueline
Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Docente
Ensino Remoto Emergencial
Pandemia
Covid 19.
topic Prática Docente
Ensino Remoto Emergencial
Pandemia
Covid 19.
description A pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudanças na organização da sociedade, que precisaram acontecer rapidamente e sem planejamento. Essas novas configurações também influenciaram a educação e levaram as instituições a se reorganizar, avaliando a possibilidade de ofertar o que está sendo chamado de “Ensino Remoto Emergencial”. Esse processo levou os professores, atores na linha de frente da educação, a encontrar muitos e novos desafios. Assim, o presente estudo busca narrar e compreender alguns desafios que estão postos à educação formal frente a este cenário, por meio do relato de nove (09) professores, dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Com metodologia qualitativa e modalidade investigativa de análise narrativa, a partir dos processos de codificação e categorização. Três (03) categorias foram elencadas: estratégias de enfrentamento e ferramentas; apoio aos professores e apoio aos pais. Os resultados evidenciam diversos desafios, que vão desde dificuldades de acesso e falta de recursos à necessidade de promover equidade para o desenvolvimento de práticas que incluam todos os estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166
10.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166/4129
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 58-74
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v10n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1822181746235408384
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74