COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Francieli Motter
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Molon, Jaqueline, Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo Costa, Franco, Sérgio Roberto Kieling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166
Resumo: A pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudanças na organização da sociedade, que precisaram acontecer rapidamente e sem planejamento. Essas novas configurações também influenciaram a educação e levaram as instituições a se reorganizar, avaliando a possibilidade de ofertar o que está sendo chamado de “Ensino Remoto Emergencial”. Esse processo levou os professores, atores na linha de frente da educação, a encontrar muitos e novos desafios. Assim, o presente estudo busca narrar e compreender alguns desafios que estão postos à educação formal frente a este cenário, por meio do relato de nove (09) professores, dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Com metodologia qualitativa e modalidade investigativa de análise narrativa, a partir dos processos de codificação e categorização. Três (03) categorias foram elencadas: estratégias de enfrentamento e ferramentas; apoio aos professores e apoio aos pais. Os resultados evidenciam diversos desafios, que vão desde dificuldades de acesso e falta de recursos à necessidade de promover equidade para o desenvolvimento de práticas que incluam todos os estudantes.
id UNIT-2_40bc2da460747b3b0f9a393554bc7d6e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9166
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃOPrática DocenteEnsino Remoto EmergencialPandemiaCovid 19.A pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudanças na organização da sociedade, que precisaram acontecer rapidamente e sem planejamento. Essas novas configurações também influenciaram a educação e levaram as instituições a se reorganizar, avaliando a possibilidade de ofertar o que está sendo chamado de “Ensino Remoto Emergencial”. Esse processo levou os professores, atores na linha de frente da educação, a encontrar muitos e novos desafios. Assim, o presente estudo busca narrar e compreender alguns desafios que estão postos à educação formal frente a este cenário, por meio do relato de nove (09) professores, dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Com metodologia qualitativa e modalidade investigativa de análise narrativa, a partir dos processos de codificação e categorização. Três (03) categorias foram elencadas: estratégias de enfrentamento e ferramentas; apoio aos professores e apoio aos pais. Os resultados evidenciam diversos desafios, que vão desde dificuldades de acesso e falta de recursos à necessidade de promover equidade para o desenvolvimento de práticas que incluam todos os estudantes.Editora Universitária Tiradentes2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/916610.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 58-742316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166/4129Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLudovico, Francieli MotterMolon, JaquelineBarcellos, Patrícia Da Silva Campelo CostaFranco, Sérgio Roberto Kieling2020-11-18T19:37:22Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9166Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:11.048077Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
title COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
spellingShingle COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
Ludovico, Francieli Motter
Prática Docente
Ensino Remoto Emergencial
Pandemia
Covid 19.
title_short COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
title_full COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
title_fullStr COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
title_sort COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO
author Ludovico, Francieli Motter
author_facet Ludovico, Francieli Motter
Molon, Jaqueline
Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
author_role author
author2 Molon, Jaqueline
Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludovico, Francieli Motter
Molon, Jaqueline
Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Docente
Ensino Remoto Emergencial
Pandemia
Covid 19.
topic Prática Docente
Ensino Remoto Emergencial
Pandemia
Covid 19.
description A pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudanças na organização da sociedade, que precisaram acontecer rapidamente e sem planejamento. Essas novas configurações também influenciaram a educação e levaram as instituições a se reorganizar, avaliando a possibilidade de ofertar o que está sendo chamado de “Ensino Remoto Emergencial”. Esse processo levou os professores, atores na linha de frente da educação, a encontrar muitos e novos desafios. Assim, o presente estudo busca narrar e compreender alguns desafios que estão postos à educação formal frente a este cenário, por meio do relato de nove (09) professores, dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Com metodologia qualitativa e modalidade investigativa de análise narrativa, a partir dos processos de codificação e categorização. Três (03) categorias foram elencadas: estratégias de enfrentamento e ferramentas; apoio aos professores e apoio aos pais. Os resultados evidenciam diversos desafios, que vão desde dificuldades de acesso e falta de recursos à necessidade de promover equidade para o desenvolvimento de práticas que incluam todos os estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166
10.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166/4129
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 58-74
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v10n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614927056896