Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dweison Nunes Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Edvânia Torres Aguiar, Serna, Aura González
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1466
Resumo: O artigo analisa como a educação ambiental está inserida (ou não) nas políticas educacionais voltadas para o ‘Novo’ Ensino Médio, diante do contexto reformista em que se encontra a etapa final da educação básica no Brasil e da necessidade mais que urgente de se promover uma educação que possibilite o enfrentamento do colapso socioambiental contemporâneo. Utilizando fontes bibliográficas, documentais e estatísticas se examinou o processo histórico das leis e políticas de educação ambiental no Brasil e no mundo, assim como as maneiras pelas quais se pretende trabalhar a educação ambiental no ensino médio brasileiro, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular — BNCC. Os resultados demonstram que o horizonte do ensino de educação ambiental no Brasil, além de desarticulado, se encontra em processo teleológico de apagamento das políticas educacionais.
id CNTE-1_f5817a8b9be6890277eaadf00f4181bb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1466
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?Educação AmbientalPolíticas EducacionaisBNCCO artigo analisa como a educação ambiental está inserida (ou não) nas políticas educacionais voltadas para o ‘Novo’ Ensino Médio, diante do contexto reformista em que se encontra a etapa final da educação básica no Brasil e da necessidade mais que urgente de se promover uma educação que possibilite o enfrentamento do colapso socioambiental contemporâneo. Utilizando fontes bibliográficas, documentais e estatísticas se examinou o processo histórico das leis e políticas de educação ambiental no Brasil e no mundo, assim como as maneiras pelas quais se pretende trabalhar a educação ambiental no ensino médio brasileiro, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular — BNCC. Os resultados demonstram que o horizonte do ensino de educação ambiental no Brasil, além de desarticulado, se encontra em processo teleológico de apagamento das políticas educacionais.CNTE2022-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/146610.22420/rde.v16i34.1466Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 127-1472238-439110.22420/rde.v16i34reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1466/1098Silva, Dweison Nunes SouzaGomes, Edvânia Torres Aguiar Serna, Aura González info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-16T02:42:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1466Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:55.539125Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?
title Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?
spellingShingle Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?
Silva, Dweison Nunes Souza
Educação Ambiental
Políticas Educacionais
BNCC
title_short Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?
title_full Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?
title_fullStr Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?
title_full_unstemmed Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?
title_sort Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?
author Silva, Dweison Nunes Souza
author_facet Silva, Dweison Nunes Souza
Gomes, Edvânia Torres Aguiar
Serna, Aura González
author_role author
author2 Gomes, Edvânia Torres Aguiar
Serna, Aura González
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dweison Nunes Souza
Gomes, Edvânia Torres Aguiar
Serna, Aura González
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Políticas Educacionais
BNCC
topic Educação Ambiental
Políticas Educacionais
BNCC
description O artigo analisa como a educação ambiental está inserida (ou não) nas políticas educacionais voltadas para o ‘Novo’ Ensino Médio, diante do contexto reformista em que se encontra a etapa final da educação básica no Brasil e da necessidade mais que urgente de se promover uma educação que possibilite o enfrentamento do colapso socioambiental contemporâneo. Utilizando fontes bibliográficas, documentais e estatísticas se examinou o processo histórico das leis e políticas de educação ambiental no Brasil e no mundo, assim como as maneiras pelas quais se pretende trabalhar a educação ambiental no ensino médio brasileiro, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular — BNCC. Os resultados demonstram que o horizonte do ensino de educação ambiental no Brasil, além de desarticulado, se encontra em processo teleológico de apagamento das políticas educacionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1466
10.22420/rde.v16i34.1466
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1466
identifier_str_mv 10.22420/rde.v16i34.1466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1466/1098
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 127-147
2238-4391
10.22420/rde.v16i34
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343306919936