Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1466 |
Resumo: | O artigo analisa como a educação ambiental está inserida (ou não) nas políticas educacionais voltadas para o ‘Novo’ Ensino Médio, diante do contexto reformista em que se encontra a etapa final da educação básica no Brasil e da necessidade mais que urgente de se promover uma educação que possibilite o enfrentamento do colapso socioambiental contemporâneo. Utilizando fontes bibliográficas, documentais e estatísticas se examinou o processo histórico das leis e políticas de educação ambiental no Brasil e no mundo, assim como as maneiras pelas quais se pretende trabalhar a educação ambiental no ensino médio brasileiro, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular — BNCC. Os resultados demonstram que o horizonte do ensino de educação ambiental no Brasil, além de desarticulado, se encontra em processo teleológico de apagamento das políticas educacionais. |
id |
CNTE-1_f5817a8b9be6890277eaadf00f4181bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1466 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?Educação AmbientalPolíticas EducacionaisBNCCO artigo analisa como a educação ambiental está inserida (ou não) nas políticas educacionais voltadas para o ‘Novo’ Ensino Médio, diante do contexto reformista em que se encontra a etapa final da educação básica no Brasil e da necessidade mais que urgente de se promover uma educação que possibilite o enfrentamento do colapso socioambiental contemporâneo. Utilizando fontes bibliográficas, documentais e estatísticas se examinou o processo histórico das leis e políticas de educação ambiental no Brasil e no mundo, assim como as maneiras pelas quais se pretende trabalhar a educação ambiental no ensino médio brasileiro, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular — BNCC. Os resultados demonstram que o horizonte do ensino de educação ambiental no Brasil, além de desarticulado, se encontra em processo teleológico de apagamento das políticas educacionais.CNTE2022-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/146610.22420/rde.v16i34.1466Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 127-1472238-439110.22420/rde.v16i34reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1466/1098Silva, Dweison Nunes SouzaGomes, Edvânia Torres Aguiar Serna, Aura González info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-16T02:42:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1466Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:55.539125Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’? |
title |
Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’? |
spellingShingle |
Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’? Silva, Dweison Nunes Souza Educação Ambiental Políticas Educacionais BNCC |
title_short |
Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’? |
title_full |
Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’? |
title_fullStr |
Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’? |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’? |
title_sort |
Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’? |
author |
Silva, Dweison Nunes Souza |
author_facet |
Silva, Dweison Nunes Souza Gomes, Edvânia Torres Aguiar Serna, Aura González |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Edvânia Torres Aguiar Serna, Aura González |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dweison Nunes Souza Gomes, Edvânia Torres Aguiar Serna, Aura González |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Políticas Educacionais BNCC |
topic |
Educação Ambiental Políticas Educacionais BNCC |
description |
O artigo analisa como a educação ambiental está inserida (ou não) nas políticas educacionais voltadas para o ‘Novo’ Ensino Médio, diante do contexto reformista em que se encontra a etapa final da educação básica no Brasil e da necessidade mais que urgente de se promover uma educação que possibilite o enfrentamento do colapso socioambiental contemporâneo. Utilizando fontes bibliográficas, documentais e estatísticas se examinou o processo histórico das leis e políticas de educação ambiental no Brasil e no mundo, assim como as maneiras pelas quais se pretende trabalhar a educação ambiental no ensino médio brasileiro, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular — BNCC. Os resultados demonstram que o horizonte do ensino de educação ambiental no Brasil, além de desarticulado, se encontra em processo teleológico de apagamento das políticas educacionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1466 10.22420/rde.v16i34.1466 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1466 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v16i34.1466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1466/1098 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 16 n. 34 (2022): O que esperar do Novo Ensino Médio?; 127-147 2238-4391 10.22420/rde.v16i34 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343306919936 |