JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL NA PANDEMIA DO COVID-19: UMA INTERVENÇÃO NECESSÁRIA DO JUDICIÁRIO NA DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO PELA INCLUSÃO DIGITAL
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticos |
Texto Completo: | http://www.indexlaw.org/index.php/revistateoriasdemocracia/article/view/8711 |
Resumo: | Este artigo propõe um exame sobre o exercício da Jurisdição Constitucional aplicada às políticas públicas voltadas para a inclusão digital, no âmbito escolar, especialmente no curso da pandemia decorrente da disseminação do COVID-19. O estudo analisa que recaía também sobre o Poder Judiciário a responsabilidade de garantir que o acesso à educação fosse viabilizado por meio da ampliação e implementação de políticas públicas robustas que permitissem o acesso virtual às aulas, aos estudantes mais vulneráveis, mormente em um período em que, em nome do cumprimento da necessária medida de isolamento social, as aulas foram migradas para o modelo remoto. O estudo conclui que a intervenção do judiciário nesse tipo de hipótese seria plenamente possível pela via da Jurisdição Constitucional, mormente quando identificada a omissão dos demais poderes, legislativo e executivo, quanto à implementação dessas importantes políticas. A metodologia utilizada parte dos métodos dedutivo e indutivo, realizando a revisão da bibliografia, procurando visitar a doutrina e a legislação sobre o tema apresentado. |
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JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL NA PANDEMIA DO COVID-19: UMA INTERVENÇÃO NECESSÁRIA DO JUDICIÁRIO NA DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO PELA INCLUSÃO DIGITALJurisdição Constitucional; Direito à Educação; Pandemia; COVID-19; Inclusão Digital.Este artigo propõe um exame sobre o exercício da Jurisdição Constitucional aplicada às políticas públicas voltadas para a inclusão digital, no âmbito escolar, especialmente no curso da pandemia decorrente da disseminação do COVID-19. O estudo analisa que recaía também sobre o Poder Judiciário a responsabilidade de garantir que o acesso à educação fosse viabilizado por meio da ampliação e implementação de políticas públicas robustas que permitissem o acesso virtual às aulas, aos estudantes mais vulneráveis, mormente em um período em que, em nome do cumprimento da necessária medida de isolamento social, as aulas foram migradas para o modelo remoto. O estudo conclui que a intervenção do judiciário nesse tipo de hipótese seria plenamente possível pela via da Jurisdição Constitucional, mormente quando identificada a omissão dos demais poderes, legislativo e executivo, quanto à implementação dessas importantes políticas. A metodologia utilizada parte dos métodos dedutivo e indutivo, realizando a revisão da bibliografia, procurando visitar a doutrina e a legislação sobre o tema apresentado.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDIMalheiro, Emerson PenhaFogarolli, Luciana Guerra2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistateoriasdemocracia/article/view/871110.26668/IndexLawJournals/2525-9660/2022.v8i1.8711Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticos; v. 8, n. 1 (2022): JANEIRO-JUNHO2525-96602525-9660reponame:Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticosinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistateoriasdemocracia/article/view/8711/pdfDireitos autorais 2022 Emerson Penha Malheiro, Luciana Guerra Fogarollihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T23:10:21Zoai:ojs.indexlaw.org:article/8711Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/revistateoriasdemocraciaaONGhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistateoriasdemocracia/oai||indexlawjournals@gmail.com2525-96602525-9660opendoar:2022-08-31T23:10:21Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticos - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false |
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