METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE DIREITO: NOTAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DO CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa e Educação Jurídica |
Texto Completo: | http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/7695 |
Resumo: | O objeto do trabalho é tratar das possibilidades de aplicação do método do caso no ensino do Direito, de maneira compatível com a dogmática jurídica, por meio de abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico. A pesquisa busca apresentar uma alternativa viável, já testada, como forma de resolver o problema identificado, qual seja o distanciamento entre a realidade e a educação jurídica teórico-conceitual atualmente praticada. Estabelecer metodologias ativas, com a participação dos alunos no processo de aprendizagem, é o caminho já identificado no campo da pedagogia. E na área do Direito, o método do caso é uma alternativa, dessa espécie, já devidamente corroborada. A aplicação desse método deve trazer significativos resultados na aprendizagem e na compreensão do Direito, se adequadamente utilizada. |
id |
CONPEDI-1_8a92c7872d07747c3049531783cb3b4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.indexlaw.org:article/7695 |
network_acronym_str |
CONPEDI-1 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE DIREITO: NOTAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DO CASOEducação jurídica; Método do caso; Metodologias ativas.O objeto do trabalho é tratar das possibilidades de aplicação do método do caso no ensino do Direito, de maneira compatível com a dogmática jurídica, por meio de abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico. A pesquisa busca apresentar uma alternativa viável, já testada, como forma de resolver o problema identificado, qual seja o distanciamento entre a realidade e a educação jurídica teórico-conceitual atualmente praticada. Estabelecer metodologias ativas, com a participação dos alunos no processo de aprendizagem, é o caminho já identificado no campo da pedagogia. E na área do Direito, o método do caso é uma alternativa, dessa espécie, já devidamente corroborada. A aplicação desse método deve trazer significativos resultados na aprendizagem e na compreensão do Direito, se adequadamente utilizada.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDICNPqMonteiro Neto, ManoelRodrigues, Horácio Wanderlei2021-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/769510.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2021.v7i1.7695Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 7, n. 1 (2021): JANEIRO - JUNHO; 18-342525-96362525-9636reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídicainstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/7695/pdfDireitos autorais 2021 Manoel Monteiro Neto, Horácio Wanderlei Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-20T12:20:51Zoai:ojs.indexlaw.org:article/7695Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/rpejONGhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/oai||indexlawjournals@gmail.com2525-96362525-9636opendoar:2021-08-20T12:20:51Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE DIREITO: NOTAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DO CASO |
title |
METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE DIREITO: NOTAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DO CASO |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE DIREITO: NOTAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DO CASO Monteiro Neto, Manoel Educação jurídica; Método do caso; Metodologias ativas. |
title_short |
METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE DIREITO: NOTAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DO CASO |
title_full |
METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE DIREITO: NOTAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DO CASO |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE DIREITO: NOTAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DO CASO |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE DIREITO: NOTAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DO CASO |
title_sort |
METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE DIREITO: NOTAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DO CASO |
author |
Monteiro Neto, Manoel |
author_facet |
Monteiro Neto, Manoel Rodrigues, Horácio Wanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Horácio Wanderlei |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro Neto, Manoel Rodrigues, Horácio Wanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação jurídica; Método do caso; Metodologias ativas. |
topic |
Educação jurídica; Método do caso; Metodologias ativas. |
description |
O objeto do trabalho é tratar das possibilidades de aplicação do método do caso no ensino do Direito, de maneira compatível com a dogmática jurídica, por meio de abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico. A pesquisa busca apresentar uma alternativa viável, já testada, como forma de resolver o problema identificado, qual seja o distanciamento entre a realidade e a educação jurídica teórico-conceitual atualmente praticada. Estabelecer metodologias ativas, com a participação dos alunos no processo de aprendizagem, é o caminho já identificado no campo da pedagogia. E na área do Direito, o método do caso é uma alternativa, dessa espécie, já devidamente corroborada. A aplicação desse método deve trazer significativos resultados na aprendizagem e na compreensão do Direito, se adequadamente utilizada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/7695 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2021.v7i1.7695 |
url |
http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/7695 |
identifier_str_mv |
10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2021.v7i1.7695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/7695/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Manoel Monteiro Neto, Horácio Wanderlei Rodrigues http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Manoel Monteiro Neto, Horácio Wanderlei Rodrigues http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 7, n. 1 (2021): JANEIRO - JUNHO; 18-34 2525-9636 2525-9636 reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídica instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) instacron:CONPEDI |
instname_str |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
instacron_str |
CONPEDI |
institution |
CONPEDI |
reponame_str |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica |
collection |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||indexlawjournals@gmail.com |
_version_ |
1808858109888692224 |