A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes Meira, Danilo Christiano
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Wanderlei Rodrigues, Horácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2223
Resumo: A proposta do presente artigo é evidenciar um equívoco que se faz do currículo dos cursos de direito: o de que disciplinas do eixo de formação fundamental não contribuem para a formação profissional do estudante. Como argumento contrário a essa presunção, o estudo proporá uma análise comparativa. Serão comparadas diferentes exposições que o conceito operacional de justiça oferecidas por livros do eixo fundamental e por livros do eixo profissional. Embora o estudo privilegie apenas um conceito muito específico da prática jurídica, o argumento central pode ser compreendido como exemplar e estimular estudos sobre outros conceitos e perspectivas de incremento formativo
id CONPEDI-1_8af5e78e7feb3ccc39a1dfca6181df93
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/2223
network_acronym_str CONPEDI-1
network_name_str Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
repository_id_str
spelling A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do DireitoCurrículo; Cursos de Direito; Eixo formativo fundamental; Eixo formativo profissional; Incremento formativoA proposta do presente artigo é evidenciar um equívoco que se faz do currículo dos cursos de direito: o de que disciplinas do eixo de formação fundamental não contribuem para a formação profissional do estudante. Como argumento contrário a essa presunção, o estudo proporá uma análise comparativa. Serão comparadas diferentes exposições que o conceito operacional de justiça oferecidas por livros do eixo fundamental e por livros do eixo profissional. Embora o estudo privilegie apenas um conceito muito específico da prática jurídica, o argumento central pode ser compreendido como exemplar e estimular estudos sobre outros conceitos e perspectivas de incremento formativoConselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDICNPqAntunes Meira, Danilo ChristianoWanderlei Rodrigues, Horácio2017-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/222310.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2017.v3i2.2223Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 3, n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 01 - 162525-96362525-9636reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídicainstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2223/pdfDireitos autorais 2018 Danilo Christiano Antunes Meira, Horácio Wanderlei Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-29T01:21:52Zoai:ojs.indexlaw.org:article/2223Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/rpejONGhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/oai||indexlawjournals@gmail.com2525-96362525-9636opendoar:2018-03-29T01:21:52Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito
title A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito
spellingShingle A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito
Antunes Meira, Danilo Christiano
Currículo; Cursos de Direito; Eixo formativo fundamental; Eixo formativo profissional; Incremento formativo
title_short A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito
title_full A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito
title_fullStr A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito
title_full_unstemmed A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito
title_sort A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito
author Antunes Meira, Danilo Christiano
author_facet Antunes Meira, Danilo Christiano
Wanderlei Rodrigues, Horácio
author_role author
author2 Wanderlei Rodrigues, Horácio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes Meira, Danilo Christiano
Wanderlei Rodrigues, Horácio
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo; Cursos de Direito; Eixo formativo fundamental; Eixo formativo profissional; Incremento formativo
topic Currículo; Cursos de Direito; Eixo formativo fundamental; Eixo formativo profissional; Incremento formativo
description A proposta do presente artigo é evidenciar um equívoco que se faz do currículo dos cursos de direito: o de que disciplinas do eixo de formação fundamental não contribuem para a formação profissional do estudante. Como argumento contrário a essa presunção, o estudo proporá uma análise comparativa. Serão comparadas diferentes exposições que o conceito operacional de justiça oferecidas por livros do eixo fundamental e por livros do eixo profissional. Embora o estudo privilegie apenas um conceito muito específico da prática jurídica, o argumento central pode ser compreendido como exemplar e estimular estudos sobre outros conceitos e perspectivas de incremento formativo
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2223
10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2017.v3i2.2223
url http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2223
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2017.v3i2.2223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2223/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Danilo Christiano Antunes Meira, Horácio Wanderlei Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Danilo Christiano Antunes Meira, Horácio Wanderlei Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 3, n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 01 - 16
2525-9636
2525-9636
reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
collection Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv ||indexlawjournals@gmail.com
_version_ 1808858109915955200