A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa e Educação Jurídica |
Texto Completo: | http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2223 |
Resumo: | A proposta do presente artigo é evidenciar um equívoco que se faz do currículo dos cursos de direito: o de que disciplinas do eixo de formação fundamental não contribuem para a formação profissional do estudante. Como argumento contrário a essa presunção, o estudo proporá uma análise comparativa. Serão comparadas diferentes exposições que o conceito operacional de justiça oferecidas por livros do eixo fundamental e por livros do eixo profissional. Embora o estudo privilegie apenas um conceito muito específico da prática jurídica, o argumento central pode ser compreendido como exemplar e estimular estudos sobre outros conceitos e perspectivas de incremento formativo |
id |
CONPEDI-1_8af5e78e7feb3ccc39a1dfca6181df93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.indexlaw.org:article/2223 |
network_acronym_str |
CONPEDI-1 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do DireitoCurrículo; Cursos de Direito; Eixo formativo fundamental; Eixo formativo profissional; Incremento formativoA proposta do presente artigo é evidenciar um equívoco que se faz do currículo dos cursos de direito: o de que disciplinas do eixo de formação fundamental não contribuem para a formação profissional do estudante. Como argumento contrário a essa presunção, o estudo proporá uma análise comparativa. Serão comparadas diferentes exposições que o conceito operacional de justiça oferecidas por livros do eixo fundamental e por livros do eixo profissional. Embora o estudo privilegie apenas um conceito muito específico da prática jurídica, o argumento central pode ser compreendido como exemplar e estimular estudos sobre outros conceitos e perspectivas de incremento formativoConselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDICNPqAntunes Meira, Danilo ChristianoWanderlei Rodrigues, Horácio2017-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/222310.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2017.v3i2.2223Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 3, n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 01 - 162525-96362525-9636reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídicainstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2223/pdfDireitos autorais 2018 Danilo Christiano Antunes Meira, Horácio Wanderlei Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-29T01:21:52Zoai:ojs.indexlaw.org:article/2223Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/rpejONGhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/oai||indexlawjournals@gmail.com2525-96362525-9636opendoar:2018-03-29T01:21:52Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito |
title |
A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito |
spellingShingle |
A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito Antunes Meira, Danilo Christiano Currículo; Cursos de Direito; Eixo formativo fundamental; Eixo formativo profissional; Incremento formativo |
title_short |
A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito |
title_full |
A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito |
title_fullStr |
A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito |
title_full_unstemmed |
A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito |
title_sort |
A formação profissional das disciplinas do eixo fundamental: o exemplo do conceito de Justiça nos livros de Processo Civil e Teoria do Direito |
author |
Antunes Meira, Danilo Christiano |
author_facet |
Antunes Meira, Danilo Christiano Wanderlei Rodrigues, Horácio |
author_role |
author |
author2 |
Wanderlei Rodrigues, Horácio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes Meira, Danilo Christiano Wanderlei Rodrigues, Horácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo; Cursos de Direito; Eixo formativo fundamental; Eixo formativo profissional; Incremento formativo |
topic |
Currículo; Cursos de Direito; Eixo formativo fundamental; Eixo formativo profissional; Incremento formativo |
description |
A proposta do presente artigo é evidenciar um equívoco que se faz do currículo dos cursos de direito: o de que disciplinas do eixo de formação fundamental não contribuem para a formação profissional do estudante. Como argumento contrário a essa presunção, o estudo proporá uma análise comparativa. Serão comparadas diferentes exposições que o conceito operacional de justiça oferecidas por livros do eixo fundamental e por livros do eixo profissional. Embora o estudo privilegie apenas um conceito muito específico da prática jurídica, o argumento central pode ser compreendido como exemplar e estimular estudos sobre outros conceitos e perspectivas de incremento formativo |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2223 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2017.v3i2.2223 |
url |
http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2223 |
identifier_str_mv |
10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2017.v3i2.2223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2223/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Danilo Christiano Antunes Meira, Horácio Wanderlei Rodrigues http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Danilo Christiano Antunes Meira, Horácio Wanderlei Rodrigues http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 3, n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 01 - 16 2525-9636 2525-9636 reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídica instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) instacron:CONPEDI |
instname_str |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
instacron_str |
CONPEDI |
institution |
CONPEDI |
reponame_str |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica |
collection |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||indexlawjournals@gmail.com |
_version_ |
1808858109915955200 |