O ENSINO JURÍDICO DE DISCIPLINAS VOLTADAS AO ACESSO À JUSTIÇA: ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutiérrez, Daniel Mota
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Magalhães, Victor Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5402
Resumo: O objetivo deste ensaio foi compreender a importância do acesso à justiça na legislação promovida  pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Direito e como esse princípio vem sendo tratado atualmente, analisando-se a organização das matrizes curriculares dos cursos no Ceará. Os métodos utilizados foram estudo de caso e bibliografia qualitativa sobre a temática. Os resultados alcançados refletem a hipótese de que outros fatores, além da formação dos discentes, são influenciadores dos dados governamentais, chegando-se a percepção que para que o Acesso à Justiça alcance algum dia o status almejado quando foi insculpido, são necessários todos os agentes do Direito.
id CONPEDI-1_c89228e911ae20c355fe3815568db2c5
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/5402
network_acronym_str CONPEDI-1
network_name_str Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
repository_id_str
spelling O ENSINO JURÍDICO DE DISCIPLINAS VOLTADAS AO ACESSO À JUSTIÇA: ESTUDO DE CASOAcesso à Justiça; Ensino Jurídico; Estudo de Caso; Matrizes curriculares; Diretrizes Curriculares NacionaisO objetivo deste ensaio foi compreender a importância do acesso à justiça na legislação promovida  pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Direito e como esse princípio vem sendo tratado atualmente, analisando-se a organização das matrizes curriculares dos cursos no Ceará. Os métodos utilizados foram estudo de caso e bibliografia qualitativa sobre a temática. Os resultados alcançados refletem a hipótese de que outros fatores, além da formação dos discentes, são influenciadores dos dados governamentais, chegando-se a percepção que para que o Acesso à Justiça alcance algum dia o status almejado quando foi insculpido, são necessários todos os agentes do Direito.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDIGutiérrez, Daniel MotaMagalhães, Victor Alves2019-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/540210.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2019.v5i1.5402Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 5, n. 1 (2019): JANEIRO - JUNHO; 1-172525-96362525-9636reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídicainstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5402/pdfDireitos autorais 2019 Daniel Mota Gutiérrez, Victor Alves Magalhãeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-02T03:01:45Zoai:ojs.indexlaw.org:article/5402Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/rpejONGhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/oai||indexlawjournals@gmail.com2525-96362525-9636opendoar:2020-06-02T03:01:45Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO JURÍDICO DE DISCIPLINAS VOLTADAS AO ACESSO À JUSTIÇA: ESTUDO DE CASO
title O ENSINO JURÍDICO DE DISCIPLINAS VOLTADAS AO ACESSO À JUSTIÇA: ESTUDO DE CASO
spellingShingle O ENSINO JURÍDICO DE DISCIPLINAS VOLTADAS AO ACESSO À JUSTIÇA: ESTUDO DE CASO
Gutiérrez, Daniel Mota
Acesso à Justiça; Ensino Jurídico; Estudo de Caso; Matrizes curriculares; Diretrizes Curriculares Nacionais
title_short O ENSINO JURÍDICO DE DISCIPLINAS VOLTADAS AO ACESSO À JUSTIÇA: ESTUDO DE CASO
title_full O ENSINO JURÍDICO DE DISCIPLINAS VOLTADAS AO ACESSO À JUSTIÇA: ESTUDO DE CASO
title_fullStr O ENSINO JURÍDICO DE DISCIPLINAS VOLTADAS AO ACESSO À JUSTIÇA: ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed O ENSINO JURÍDICO DE DISCIPLINAS VOLTADAS AO ACESSO À JUSTIÇA: ESTUDO DE CASO
title_sort O ENSINO JURÍDICO DE DISCIPLINAS VOLTADAS AO ACESSO À JUSTIÇA: ESTUDO DE CASO
author Gutiérrez, Daniel Mota
author_facet Gutiérrez, Daniel Mota
Magalhães, Victor Alves
author_role author
author2 Magalhães, Victor Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutiérrez, Daniel Mota
Magalhães, Victor Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso à Justiça; Ensino Jurídico; Estudo de Caso; Matrizes curriculares; Diretrizes Curriculares Nacionais
topic Acesso à Justiça; Ensino Jurídico; Estudo de Caso; Matrizes curriculares; Diretrizes Curriculares Nacionais
description O objetivo deste ensaio foi compreender a importância do acesso à justiça na legislação promovida  pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Direito e como esse princípio vem sendo tratado atualmente, analisando-se a organização das matrizes curriculares dos cursos no Ceará. Os métodos utilizados foram estudo de caso e bibliografia qualitativa sobre a temática. Os resultados alcançados refletem a hipótese de que outros fatores, além da formação dos discentes, são influenciadores dos dados governamentais, chegando-se a percepção que para que o Acesso à Justiça alcance algum dia o status almejado quando foi insculpido, são necessários todos os agentes do Direito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5402
10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2019.v5i1.5402
url http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5402
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2019.v5i1.5402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5402/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Daniel Mota Gutiérrez, Victor Alves Magalhães
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Daniel Mota Gutiérrez, Victor Alves Magalhães
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 5, n. 1 (2019): JANEIRO - JUNHO; 1-17
2525-9636
2525-9636
reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
collection Revista de Pesquisa e Educação Jurídica
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv ||indexlawjournals@gmail.com
_version_ 1808858109944266752