Competências e Habilidades de Comunicação na percepção dos docentes de Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOER, André Dias Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44930
Resumo: Esta dissertação contempla a discussão que envolve a formação dos estudantes em relação aos conhecimentos quanto às competências e habilidades que, por alguma razão, não foram adquiridas durante a graduação e podem acarretar problemas de qualificação profissional, isto é, quando o discente chega ao mercado de trabalho. A dicotomia entre o ensino e o mercado de trabalho é explorada tanto por Hyman e Hu (2005) quanto por Bacon (2017), cujos teóricos alicerçam a fundamentação teórica da presente dissertação. Hyman e Hu (2005), em suas pesquisas, apontaram as habilidades e os conhecimentos necessários para o profissional da área de Administração quanto aos conhecimentos de Marketing, destacando a comunicação como a principal ferramenta. Posto isto, esta dissertação apresenta como objetivo geral analisar quais são as Competências e Habilidades de Comunicação necessárias para o ensino de Marketing nos cursos superiores de Administração, considerando a percepção dos docentes em relação ao mercado de trabalho. Para atender ao objetivo da pesquisa realizada, formulamos a revisão de literatura com propósito de registrar os referenciais teóricos acerca do tema, bem como à análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Administração, que possibilitou delimitar o campo de estudo. Foi elaborado a partir do referencial teórico, um instrumento de coleta de dados que constituiu uma entrevista semiestruturada aplicada a sete docentes, de diferentes instituições do Ensino Superior, que atuam em disciplinas de Marketing nos cursos superiores de Administração. A análise foi realizada por meio do referencial teórico de Bardin (2016) na qual, criou-se 11 categorias de análise dos resultados, com isso essa dissertação, apresenta como resultados que os professores identificaram as dificuldades dos alunos, em questões multidisciplinares, cruzamentos de dados, análise e percepções de cenários. Os docentes reconhecem que os alunos precisam melhorar a competência de comunicação e que nem sempre é a prioridade no curso de Administração e nem do ensino de Marketing.
id Krot_49312b9d66f47e49aeff45469a83d355
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44930
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling BOER, André Dias Almeida2022-07-26T19:39:11Z2022-07-26T19:39:11Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44930Esta dissertação contempla a discussão que envolve a formação dos estudantes em relação aos conhecimentos quanto às competências e habilidades que, por alguma razão, não foram adquiridas durante a graduação e podem acarretar problemas de qualificação profissional, isto é, quando o discente chega ao mercado de trabalho. A dicotomia entre o ensino e o mercado de trabalho é explorada tanto por Hyman e Hu (2005) quanto por Bacon (2017), cujos teóricos alicerçam a fundamentação teórica da presente dissertação. Hyman e Hu (2005), em suas pesquisas, apontaram as habilidades e os conhecimentos necessários para o profissional da área de Administração quanto aos conhecimentos de Marketing, destacando a comunicação como a principal ferramenta. Posto isto, esta dissertação apresenta como objetivo geral analisar quais são as Competências e Habilidades de Comunicação necessárias para o ensino de Marketing nos cursos superiores de Administração, considerando a percepção dos docentes em relação ao mercado de trabalho. Para atender ao objetivo da pesquisa realizada, formulamos a revisão de literatura com propósito de registrar os referenciais teóricos acerca do tema, bem como à análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Administração, que possibilitou delimitar o campo de estudo. Foi elaborado a partir do referencial teórico, um instrumento de coleta de dados que constituiu uma entrevista semiestruturada aplicada a sete docentes, de diferentes instituições do Ensino Superior, que atuam em disciplinas de Marketing nos cursos superiores de Administração. A análise foi realizada por meio do referencial teórico de Bardin (2016) na qual, criou-se 11 categorias de análise dos resultados, com isso essa dissertação, apresenta como resultados que os professores identificaram as dificuldades dos alunos, em questões multidisciplinares, cruzamentos de dados, análise e percepções de cenários. Os docentes reconhecem que os alunos precisam melhorar a competência de comunicação e que nem sempre é a prioridade no curso de Administração e nem do ensino de Marketing.Diretrizes Curriculares NacionaisHabilidadesCompetências e Habilidades de Comunicação na percepção dos docentes de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrograma de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologiasporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAndré Boer Mestrado (Dissertação)_0906.pdfAndré Boer Mestrado (Dissertação)_0906.pdfapplication/pdf778140https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/44930/1/Andr%c3%a9%20Boer%20Mestrado%20%28Disserta%c3%a7%c3%a3o%29_0906.pdf1a88ca59b89a106bf8e79aa23ac27615MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/44930/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/449302022-07-26 16:39:11.688oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44930Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-26T19:39:11falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-26T19:39:11Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências e Habilidades de Comunicação na percepção dos docentes de Administração
title Competências e Habilidades de Comunicação na percepção dos docentes de Administração
spellingShingle Competências e Habilidades de Comunicação na percepção dos docentes de Administração
BOER, André Dias Almeida
Diretrizes Curriculares Nacionais
Habilidades
title_short Competências e Habilidades de Comunicação na percepção dos docentes de Administração
title_full Competências e Habilidades de Comunicação na percepção dos docentes de Administração
title_fullStr Competências e Habilidades de Comunicação na percepção dos docentes de Administração
title_full_unstemmed Competências e Habilidades de Comunicação na percepção dos docentes de Administração
title_sort Competências e Habilidades de Comunicação na percepção dos docentes de Administração
author BOER, André Dias Almeida
author_facet BOER, André Dias Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOER, André Dias Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes Curriculares Nacionais
Habilidades
topic Diretrizes Curriculares Nacionais
Habilidades
description Esta dissertação contempla a discussão que envolve a formação dos estudantes em relação aos conhecimentos quanto às competências e habilidades que, por alguma razão, não foram adquiridas durante a graduação e podem acarretar problemas de qualificação profissional, isto é, quando o discente chega ao mercado de trabalho. A dicotomia entre o ensino e o mercado de trabalho é explorada tanto por Hyman e Hu (2005) quanto por Bacon (2017), cujos teóricos alicerçam a fundamentação teórica da presente dissertação. Hyman e Hu (2005), em suas pesquisas, apontaram as habilidades e os conhecimentos necessários para o profissional da área de Administração quanto aos conhecimentos de Marketing, destacando a comunicação como a principal ferramenta. Posto isto, esta dissertação apresenta como objetivo geral analisar quais são as Competências e Habilidades de Comunicação necessárias para o ensino de Marketing nos cursos superiores de Administração, considerando a percepção dos docentes em relação ao mercado de trabalho. Para atender ao objetivo da pesquisa realizada, formulamos a revisão de literatura com propósito de registrar os referenciais teóricos acerca do tema, bem como à análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Administração, que possibilitou delimitar o campo de estudo. Foi elaborado a partir do referencial teórico, um instrumento de coleta de dados que constituiu uma entrevista semiestruturada aplicada a sete docentes, de diferentes instituições do Ensino Superior, que atuam em disciplinas de Marketing nos cursos superiores de Administração. A análise foi realizada por meio do referencial teórico de Bardin (2016) na qual, criou-se 11 categorias de análise dos resultados, com isso essa dissertação, apresenta como resultados que os professores identificaram as dificuldades dos alunos, em questões multidisciplinares, cruzamentos de dados, análise e percepções de cenários. Os docentes reconhecem que os alunos precisam melhorar a competência de comunicação e que nem sempre é a prioridade no curso de Administração e nem do ensino de Marketing.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-26T19:39:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-26T19:39:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44930
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/44930/1/Andr%c3%a9%20Boer%20Mestrado%20%28Disserta%c3%a7%c3%a3o%29_0906.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/44930/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a88ca59b89a106bf8e79aa23ac27615
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460263430127616