MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Letícia da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Henriques Zandona Freitas, Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/2531
Resumo: O modelo de ensino atual não corresponde expectativas dos estudantes. Propõe-se este trabalho científico discorrer sobre atual cenário do ensino jurídico no Brasil à luz das doutrinas de ensino e a proposição de novas metodologias, pautadas numa nova retótica pedagógica, trazendo uma abordagem específica sobre o método dos mapas mentais. Para desenvolvimento deste estudo utilizou-se como referencial teórico as obras: “Use sua Mente: Como desenvolver o poder do seu cérebro” e “Mapas Mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro”, do criador dos Mapas Mentais, Tony Buzan. Adotou-se o método científico hipotético-dedutivo.
id CONPEDI-24_7484c558adf2da811ead12650d363852
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/2531
network_acronym_str CONPEDI-24
network_name_str Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica
repository_id_str
spelling MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITOEducação jurídica; Metodologias de ensino; Mapa mental; Inovação; Aprendizagem.O modelo de ensino atual não corresponde expectativas dos estudantes. Propõe-se este trabalho científico discorrer sobre atual cenário do ensino jurídico no Brasil à luz das doutrinas de ensino e a proposição de novas metodologias, pautadas numa nova retótica pedagógica, trazendo uma abordagem específica sobre o método dos mapas mentais. Para desenvolvimento deste estudo utilizou-se como referencial teórico as obras: “Use sua Mente: Como desenvolver o poder do seu cérebro” e “Mapas Mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro”, do criador dos Mapas Mentais, Tony Buzan. Adotou-se o método científico hipotético-dedutivo.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDIFAPEMIG, CNPq, FUNADESP, UNIVERSIDADE FUMEC, IMDP e CONPEDIAlmeida, Letícia da SilvaHenriques Zandona Freitas, Sérgio2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/253110.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2017.v3i2.2531Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica; v. 3, n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 1-172526-02512526-0251reponame:Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídicainstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/2531/pdfDireitos autorais 2018 Letícia da Silva Almeidahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-18T07:16:33Zoai:ojs.indexlaw.org:article/2531Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/ONGhttps://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/oaipublicacao@conpedi.org.br2526-02512526-0251opendoar:2018-05-18T07:16:33Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO
title MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO
spellingShingle MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO
Almeida, Letícia da Silva
Educação jurídica; Metodologias de ensino; Mapa mental; Inovação; Aprendizagem.
title_short MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO
title_full MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO
title_fullStr MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO
title_full_unstemmed MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO
title_sort MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO
author Almeida, Letícia da Silva
author_facet Almeida, Letícia da Silva
Henriques Zandona Freitas, Sérgio
author_role author
author2 Henriques Zandona Freitas, Sérgio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMIG, CNPq, FUNADESP, UNIVERSIDADE FUMEC, IMDP e CONPEDI
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Letícia da Silva
Henriques Zandona Freitas, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação jurídica; Metodologias de ensino; Mapa mental; Inovação; Aprendizagem.
topic Educação jurídica; Metodologias de ensino; Mapa mental; Inovação; Aprendizagem.
description O modelo de ensino atual não corresponde expectativas dos estudantes. Propõe-se este trabalho científico discorrer sobre atual cenário do ensino jurídico no Brasil à luz das doutrinas de ensino e a proposição de novas metodologias, pautadas numa nova retótica pedagógica, trazendo uma abordagem específica sobre o método dos mapas mentais. Para desenvolvimento deste estudo utilizou-se como referencial teórico as obras: “Use sua Mente: Como desenvolver o poder do seu cérebro” e “Mapas Mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro”, do criador dos Mapas Mentais, Tony Buzan. Adotou-se o método científico hipotético-dedutivo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/2531
10.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2017.v3i2.2531
url http://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/2531
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2017.v3i2.2531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/2531/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Letícia da Silva Almeida
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Letícia da Silva Almeida
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica; v. 3, n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 1-17
2526-0251
2526-0251
reponame:Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica
collection Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv publicacao@conpedi.org.br
_version_ 1798314867904479232