MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica |
Texto Completo: | http://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/2531 |
Resumo: | O modelo de ensino atual não corresponde expectativas dos estudantes. Propõe-se este trabalho científico discorrer sobre atual cenário do ensino jurídico no Brasil à luz das doutrinas de ensino e a proposição de novas metodologias, pautadas numa nova retótica pedagógica, trazendo uma abordagem específica sobre o método dos mapas mentais. Para desenvolvimento deste estudo utilizou-se como referencial teórico as obras: “Use sua Mente: Como desenvolver o poder do seu cérebro” e “Mapas Mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro”, do criador dos Mapas Mentais, Tony Buzan. Adotou-se o método científico hipotético-dedutivo. |
id |
CONPEDI-24_7484c558adf2da811ead12650d363852 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.indexlaw.org:article/2531 |
network_acronym_str |
CONPEDI-24 |
network_name_str |
Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica |
repository_id_str |
|
spelling |
MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITOEducação jurídica; Metodologias de ensino; Mapa mental; Inovação; Aprendizagem.O modelo de ensino atual não corresponde expectativas dos estudantes. Propõe-se este trabalho científico discorrer sobre atual cenário do ensino jurídico no Brasil à luz das doutrinas de ensino e a proposição de novas metodologias, pautadas numa nova retótica pedagógica, trazendo uma abordagem específica sobre o método dos mapas mentais. Para desenvolvimento deste estudo utilizou-se como referencial teórico as obras: “Use sua Mente: Como desenvolver o poder do seu cérebro” e “Mapas Mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro”, do criador dos Mapas Mentais, Tony Buzan. Adotou-se o método científico hipotético-dedutivo.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDIFAPEMIG, CNPq, FUNADESP, UNIVERSIDADE FUMEC, IMDP e CONPEDIAlmeida, Letícia da SilvaHenriques Zandona Freitas, Sérgio2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/253110.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2017.v3i2.2531Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica; v. 3, n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 1-172526-02512526-0251reponame:Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídicainstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/2531/pdfDireitos autorais 2018 Letícia da Silva Almeidahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-18T07:16:33Zoai:ojs.indexlaw.org:article/2531Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/ONGhttps://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/oaipublicacao@conpedi.org.br2526-02512526-0251opendoar:2018-05-18T07:16:33Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO |
title |
MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO |
spellingShingle |
MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO Almeida, Letícia da Silva Educação jurídica; Metodologias de ensino; Mapa mental; Inovação; Aprendizagem. |
title_short |
MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO |
title_full |
MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO |
title_fullStr |
MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO |
title_full_unstemmed |
MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO |
title_sort |
MAPA MENTAL E O ENSINO JURÍIDICO: UMA FORMA VISUAL DE EFETIVAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE DIREITO |
author |
Almeida, Letícia da Silva |
author_facet |
Almeida, Letícia da Silva Henriques Zandona Freitas, Sérgio |
author_role |
author |
author2 |
Henriques Zandona Freitas, Sérgio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMIG, CNPq, FUNADESP, UNIVERSIDADE FUMEC, IMDP e CONPEDI |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Letícia da Silva Henriques Zandona Freitas, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação jurídica; Metodologias de ensino; Mapa mental; Inovação; Aprendizagem. |
topic |
Educação jurídica; Metodologias de ensino; Mapa mental; Inovação; Aprendizagem. |
description |
O modelo de ensino atual não corresponde expectativas dos estudantes. Propõe-se este trabalho científico discorrer sobre atual cenário do ensino jurídico no Brasil à luz das doutrinas de ensino e a proposição de novas metodologias, pautadas numa nova retótica pedagógica, trazendo uma abordagem específica sobre o método dos mapas mentais. Para desenvolvimento deste estudo utilizou-se como referencial teórico as obras: “Use sua Mente: Como desenvolver o poder do seu cérebro” e “Mapas Mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro”, do criador dos Mapas Mentais, Tony Buzan. Adotou-se o método científico hipotético-dedutivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/2531 10.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2017.v3i2.2531 |
url |
http://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/2531 |
identifier_str_mv |
10.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2017.v3i2.2531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/2531/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Letícia da Silva Almeida http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Letícia da Silva Almeida http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica; v. 3, n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 1-17 2526-0251 2526-0251 reponame:Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) instacron:CONPEDI |
instname_str |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
instacron_str |
CONPEDI |
institution |
CONPEDI |
reponame_str |
Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica |
collection |
Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
repository.mail.fl_str_mv |
publicacao@conpedi.org.br |
_version_ |
1798314867904479232 |