A EXTRACONCURSALIDADE DO ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CÂMBIO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, ALBERTO Lopes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Direito Empresarial
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/direitoempresarial/article/view/9115
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal a análise do tratamento dispensado ao adiantamento sobre contrato de câmbio (ACC) nas situações de recuperação judicial e falência do devedor. A lei 11.101/05, na mesma linha do art. 75 da lei do mercado de capitais (Lei n.º 4728/65), classificou os créditos de ACC como extraconcursais, podendo a importância adiantada ser objeto de pedido de restituição. No âmbito político essas vantagens legais excepcionais atribuídas às operações de ACC são justificadas como uma forma de estimular e ampliar as exportações, porém, no âmbito jurídico resta a questão sobre ser a solução do pedido de restituição a medida judicial tecnicamente cabível. Para isso o trabalho propõe-se a compreender o mercado e, mais especificamente, a natureza jurídica tanto do contrato de câmbio quanto do adiantamento, identificando naquele uma compra e venda de moeda estrangeira, e neste o pagamento antecipado do preço. De posse desses conceitos, então segue-se a análise da classificação do crédito de ACC nos processos falimentares, buscando identificar se o tratamento dado nas situações de falência e de recuperação judicial são tecnicamente adequados e se atendem ao objetivo de conciliar dois fins que, em princípio, podem mostrar-se contraditórios, quais sejam a preservação da empresa e o estímulo ao crédito de fomento às exportações.
id CONPEDI-28_25a9aef00384fe07e82f3b15b1a09413
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/9115
network_acronym_str CONPEDI-28
network_name_str Revista Brasileira de Direito Empresarial
repository_id_str
spelling A EXTRACONCURSALIDADE DO ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CÂMBIO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIACÂMBIO; ADIANTAMENTO; RECUPERAÇÃO JUDICIAL; FALÊNCIA; PEDIDO DE RESTITUIÇÃOO presente trabalho tem por objetivo principal a análise do tratamento dispensado ao adiantamento sobre contrato de câmbio (ACC) nas situações de recuperação judicial e falência do devedor. A lei 11.101/05, na mesma linha do art. 75 da lei do mercado de capitais (Lei n.º 4728/65), classificou os créditos de ACC como extraconcursais, podendo a importância adiantada ser objeto de pedido de restituição. No âmbito político essas vantagens legais excepcionais atribuídas às operações de ACC são justificadas como uma forma de estimular e ampliar as exportações, porém, no âmbito jurídico resta a questão sobre ser a solução do pedido de restituição a medida judicial tecnicamente cabível. Para isso o trabalho propõe-se a compreender o mercado e, mais especificamente, a natureza jurídica tanto do contrato de câmbio quanto do adiantamento, identificando naquele uma compra e venda de moeda estrangeira, e neste o pagamento antecipado do preço. De posse desses conceitos, então segue-se a análise da classificação do crédito de ACC nos processos falimentares, buscando identificar se o tratamento dado nas situações de falência e de recuperação judicial são tecnicamente adequados e se atendem ao objetivo de conciliar dois fins que, em princípio, podem mostrar-se contraditórios, quais sejam a preservação da empresa e o estímulo ao crédito de fomento às exportações.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDIROSA, ALBERTO Lopes da2023-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/direitoempresarial/article/view/911510.26668/IndexLawJournals/2526-0235/2022.v8i2.9115Revista Brasileira de Direito Empresarial; v. 8, n. 2 (2022): JULHO-DEZEMBRO2526-02352526-0235reponame:Revista Brasileira de Direito Empresarialinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/direitoempresarial/article/view/9115/pdfDireitos autorais 2023 ALBERTO Lopes da ROSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-25T15:18:06Zoai:ojs.indexlaw.org:article/9115Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/direitoempresarial/http://www.indexlaw.org/index.php/direitoempresarial/oai2526-02352526-0235opendoar:2023-02-25T15:18:06Revista Brasileira de Direito Empresarial - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXTRACONCURSALIDADE DO ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CÂMBIO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
title A EXTRACONCURSALIDADE DO ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CÂMBIO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
spellingShingle A EXTRACONCURSALIDADE DO ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CÂMBIO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
ROSA, ALBERTO Lopes da
CÂMBIO; ADIANTAMENTO; RECUPERAÇÃO JUDICIAL; FALÊNCIA; PEDIDO DE RESTITUIÇÃO
title_short A EXTRACONCURSALIDADE DO ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CÂMBIO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
title_full A EXTRACONCURSALIDADE DO ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CÂMBIO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
title_fullStr A EXTRACONCURSALIDADE DO ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CÂMBIO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
title_full_unstemmed A EXTRACONCURSALIDADE DO ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CÂMBIO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
title_sort A EXTRACONCURSALIDADE DO ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CÂMBIO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
author ROSA, ALBERTO Lopes da
author_facet ROSA, ALBERTO Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSA, ALBERTO Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv CÂMBIO; ADIANTAMENTO; RECUPERAÇÃO JUDICIAL; FALÊNCIA; PEDIDO DE RESTITUIÇÃO
topic CÂMBIO; ADIANTAMENTO; RECUPERAÇÃO JUDICIAL; FALÊNCIA; PEDIDO DE RESTITUIÇÃO
description O presente trabalho tem por objetivo principal a análise do tratamento dispensado ao adiantamento sobre contrato de câmbio (ACC) nas situações de recuperação judicial e falência do devedor. A lei 11.101/05, na mesma linha do art. 75 da lei do mercado de capitais (Lei n.º 4728/65), classificou os créditos de ACC como extraconcursais, podendo a importância adiantada ser objeto de pedido de restituição. No âmbito político essas vantagens legais excepcionais atribuídas às operações de ACC são justificadas como uma forma de estimular e ampliar as exportações, porém, no âmbito jurídico resta a questão sobre ser a solução do pedido de restituição a medida judicial tecnicamente cabível. Para isso o trabalho propõe-se a compreender o mercado e, mais especificamente, a natureza jurídica tanto do contrato de câmbio quanto do adiantamento, identificando naquele uma compra e venda de moeda estrangeira, e neste o pagamento antecipado do preço. De posse desses conceitos, então segue-se a análise da classificação do crédito de ACC nos processos falimentares, buscando identificar se o tratamento dado nas situações de falência e de recuperação judicial são tecnicamente adequados e se atendem ao objetivo de conciliar dois fins que, em princípio, podem mostrar-se contraditórios, quais sejam a preservação da empresa e o estímulo ao crédito de fomento às exportações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/direitoempresarial/article/view/9115
10.26668/IndexLawJournals/2526-0235/2022.v8i2.9115
url http://www.indexlaw.org/index.php/direitoempresarial/article/view/9115
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2526-0235/2022.v8i2.9115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/direitoempresarial/article/view/9115/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 ALBERTO Lopes da ROSA
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 ALBERTO Lopes da ROSA
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Direito Empresarial; v. 8, n. 2 (2022): JULHO-DEZEMBRO
2526-0235
2526-0235
reponame:Revista Brasileira de Direito Empresarial
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista Brasileira de Direito Empresarial
collection Revista Brasileira de Direito Empresarial
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Direito Empresarial - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798314951717158912