A ARTE DE ENSINAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE ENSINO JURÍDICO À LUZ DE WARAT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Argumentação e Hermeneutica Jurídica |
Texto Completo: | http://www.indexlaw.org/index.php/HermeneuticaJuridica/article/view/9395 |
Resumo: | O atual artigo tem como objetivo pesquisar o ensino como uma arte utilizando a perspectiva waratiana. Trata-se de perscrutar as obras Warat para uma perspectiva crítica ao ensino jurídico. Com intuito de enfrentar a dogmática jurídica a partir de uma desconstrução que se dá no entrelaçamento entre Direito e Arte, viabilizando pelo entendimento do amor segundo o autor em tela. Com tal aporte teórico é possível vislumbrar o convite feito pelo autor em romper com fixidez da ciência jurídica e se jogar a uma cosmovisão mundana que possibilita o plural. A multiplicidade de perspectiva é um convite de retirada da ordem para a desordem. O trabalho em tela só se torna possível pela concepção de Warat de professor ilusionista que por sua vez tem o papel fundamental, pois este seduz, envolve, liberta e desperta o páthos, a paixão. Essa didática libertadora é conduzida por uma concepção diferenciada entre razão e emoção. A metodologia utilizada é exploratória de levantamento bibliográfico. |
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A ARTE DE ENSINAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE ENSINO JURÍDICO À LUZ DE WARATEnsino; Direito; Arte; Warat; Amor; Hermenêutica.O atual artigo tem como objetivo pesquisar o ensino como uma arte utilizando a perspectiva waratiana. Trata-se de perscrutar as obras Warat para uma perspectiva crítica ao ensino jurídico. Com intuito de enfrentar a dogmática jurídica a partir de uma desconstrução que se dá no entrelaçamento entre Direito e Arte, viabilizando pelo entendimento do amor segundo o autor em tela. Com tal aporte teórico é possível vislumbrar o convite feito pelo autor em romper com fixidez da ciência jurídica e se jogar a uma cosmovisão mundana que possibilita o plural. A multiplicidade de perspectiva é um convite de retirada da ordem para a desordem. O trabalho em tela só se torna possível pela concepção de Warat de professor ilusionista que por sua vez tem o papel fundamental, pois este seduz, envolve, liberta e desperta o páthos, a paixão. Essa didática libertadora é conduzida por uma concepção diferenciada entre razão e emoção. A metodologia utilizada é exploratória de levantamento bibliográfico.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDIEccard, Ana Flávia CostaDurigon, Salesiano Durigon2023-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/HermeneuticaJuridica/article/view/939510.26668/IndexLawJournals/2526-0103/2022.v8i2.9395Revista de Argumentação e Hermeneutica Jurídica; v. 8, n. 2 (2022): JULHO-DEZEMBRO; 87 – 1022526-01032526-0103reponame:Revista de Argumentação e Hermeneutica Jurídicainstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/HermeneuticaJuridica/article/view/9395/pdfDireitos autorais 2023 Ana Flávia Costa Eccard, Salesiano Durigon Durigonhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-25T15:21:28Zoai:ojs.indexlaw.org:article/9395Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/HermeneuticaJuridica/oai2526-01032526-0103opendoar:2023-02-25T15:21:28Revista de Argumentação e Hermeneutica Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false |
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