O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E A PROTEÇÃO DE MINORIAS E DE GRUPOS VULNERÁVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Lima, Sabrina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hennig Leal, Mônia Clarissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direito Brasileira (Online)
Texto Completo: https://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/6774
Resumo: A proteção dos direitos humanos ganhou impulso após a Segunda Guerra Mundial, quando os debates sobre o tema se intensificaram e tornou-se perceptível a necessidade de sua concretização. Tanto isso é verdade, que novos organismos internacionais surgiram para atuar nesse sentido, sobressaindo-se, no cenário americano, o Sistema Interamericano de Proteção, composto pela Comissão e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Os dois órgãos vêm desempenhando importante papel, através de opiniões consultivas, recomendações, promoção de direitos humanos e, também, por meio dos casos contenciosos, julgados pela Corte. Isso se destaca ainda mais quando em jogo a proteção das minorias e dos grupos vulneráveis, os quais, não raras vezes, se veem desamparados no âmbito interno, encontrando refúgio através dos mecanismos internacionais. Dessa forma, exsurge a problemática a ser trabalhada no presente trabalho, qual seja: como se dá a proteção dos grupos em situação de vulnerabilidade pela Corte IDH, a partir da lógica das sentenças estruturantes? Para tanto, utiliza-se o método dedutivo, tendo-se como objetivos desmistificar as entrelinhas existentes entre os dois conceitos (minorias e grupos vulneráveis), abordar a lógica de funcionamento do Sistema Interamericano, bem como analisar a atuação da Corte no que se refere às sentenças estruturantes, consubstanciadas na determinação de implementação de políticas públicas. Conclui-se que a Corte, enquanto guardiã e intérprete autêntica da Convenção Americana, vem adotando uma postura mais ativa ao sentenciar, determinando a implementação de políticas públicas aos Estados, o que reflete diretamente na proteção e garantia dos direitos dos grupos vulneráveis.
id CONPEDI-34_94e557154ea6d9762c37143246824888
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/6774
network_acronym_str CONPEDI-34
network_name_str Revista de Direito Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E A PROTEÇÃO DE MINORIAS E DE GRUPOS VULNERÁVEISSistema Interamericano. Grupos vulneráveis. Minorias. Políticas públicas. Sentenças estruturantes.A proteção dos direitos humanos ganhou impulso após a Segunda Guerra Mundial, quando os debates sobre o tema se intensificaram e tornou-se perceptível a necessidade de sua concretização. Tanto isso é verdade, que novos organismos internacionais surgiram para atuar nesse sentido, sobressaindo-se, no cenário americano, o Sistema Interamericano de Proteção, composto pela Comissão e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Os dois órgãos vêm desempenhando importante papel, através de opiniões consultivas, recomendações, promoção de direitos humanos e, também, por meio dos casos contenciosos, julgados pela Corte. Isso se destaca ainda mais quando em jogo a proteção das minorias e dos grupos vulneráveis, os quais, não raras vezes, se veem desamparados no âmbito interno, encontrando refúgio através dos mecanismos internacionais. Dessa forma, exsurge a problemática a ser trabalhada no presente trabalho, qual seja: como se dá a proteção dos grupos em situação de vulnerabilidade pela Corte IDH, a partir da lógica das sentenças estruturantes? Para tanto, utiliza-se o método dedutivo, tendo-se como objetivos desmistificar as entrelinhas existentes entre os dois conceitos (minorias e grupos vulneráveis), abordar a lógica de funcionamento do Sistema Interamericano, bem como analisar a atuação da Corte no que se refere às sentenças estruturantes, consubstanciadas na determinação de implementação de políticas públicas. Conclui-se que a Corte, enquanto guardiã e intérprete autêntica da Convenção Americana, vem adotando uma postura mais ativa ao sentenciar, determinando a implementação de políticas públicas aos Estados, o que reflete diretamente na proteção e garantia dos direitos dos grupos vulneráveis.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDICAPESCNPqFAPERGSCIEPPPFINEPUNISC.Santos Lima, SabrinaHennig Leal, Mônia Clarissa2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/677410.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2021.v29i11.6774Revista de Direito Brasileira; v. 29, n. 11 (2021); 144-1632358-13522237-583Xreponame:Revista de Direito Brasileira (Online)instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttps://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/6774/5811Direitos autorais 2022 Revista de Direito Brasileirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-15T23:38:02Zoai:ojs.indexlaw.org:article/6774Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/rdb/PRIhttps://www.indexlaw.org/index.php/rdb/oairevistardb@gmail.com2358-13522237-583Xopendoar:2023-05-15T23:38:02Revista de Direito Brasileira (Online) - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E A PROTEÇÃO DE MINORIAS E DE GRUPOS VULNERÁVEIS
title O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E A PROTEÇÃO DE MINORIAS E DE GRUPOS VULNERÁVEIS
spellingShingle O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E A PROTEÇÃO DE MINORIAS E DE GRUPOS VULNERÁVEIS
Santos Lima, Sabrina
Sistema Interamericano. Grupos vulneráveis. Minorias. Políticas públicas. Sentenças estruturantes.
title_short O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E A PROTEÇÃO DE MINORIAS E DE GRUPOS VULNERÁVEIS
title_full O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E A PROTEÇÃO DE MINORIAS E DE GRUPOS VULNERÁVEIS
title_fullStr O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E A PROTEÇÃO DE MINORIAS E DE GRUPOS VULNERÁVEIS
title_full_unstemmed O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E A PROTEÇÃO DE MINORIAS E DE GRUPOS VULNERÁVEIS
title_sort O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E A PROTEÇÃO DE MINORIAS E DE GRUPOS VULNERÁVEIS
author Santos Lima, Sabrina
author_facet Santos Lima, Sabrina
Hennig Leal, Mônia Clarissa
author_role author
author2 Hennig Leal, Mônia Clarissa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
CNPq
FAPERGS
CIEPPP
FINEP
UNISC.
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Lima, Sabrina
Hennig Leal, Mônia Clarissa
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Interamericano. Grupos vulneráveis. Minorias. Políticas públicas. Sentenças estruturantes.
topic Sistema Interamericano. Grupos vulneráveis. Minorias. Políticas públicas. Sentenças estruturantes.
description A proteção dos direitos humanos ganhou impulso após a Segunda Guerra Mundial, quando os debates sobre o tema se intensificaram e tornou-se perceptível a necessidade de sua concretização. Tanto isso é verdade, que novos organismos internacionais surgiram para atuar nesse sentido, sobressaindo-se, no cenário americano, o Sistema Interamericano de Proteção, composto pela Comissão e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Os dois órgãos vêm desempenhando importante papel, através de opiniões consultivas, recomendações, promoção de direitos humanos e, também, por meio dos casos contenciosos, julgados pela Corte. Isso se destaca ainda mais quando em jogo a proteção das minorias e dos grupos vulneráveis, os quais, não raras vezes, se veem desamparados no âmbito interno, encontrando refúgio através dos mecanismos internacionais. Dessa forma, exsurge a problemática a ser trabalhada no presente trabalho, qual seja: como se dá a proteção dos grupos em situação de vulnerabilidade pela Corte IDH, a partir da lógica das sentenças estruturantes? Para tanto, utiliza-se o método dedutivo, tendo-se como objetivos desmistificar as entrelinhas existentes entre os dois conceitos (minorias e grupos vulneráveis), abordar a lógica de funcionamento do Sistema Interamericano, bem como analisar a atuação da Corte no que se refere às sentenças estruturantes, consubstanciadas na determinação de implementação de políticas públicas. Conclui-se que a Corte, enquanto guardiã e intérprete autêntica da Convenção Americana, vem adotando uma postura mais ativa ao sentenciar, determinando a implementação de políticas públicas aos Estados, o que reflete diretamente na proteção e garantia dos direitos dos grupos vulneráveis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/6774
10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2021.v29i11.6774
url https://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/6774
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2021.v29i11.6774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/6774/5811
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista de Direito Brasileira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista de Direito Brasileira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direito Brasileira; v. 29, n. 11 (2021); 144-163
2358-1352
2237-583X
reponame:Revista de Direito Brasileira (Online)
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Direito Brasileira (Online)
collection Revista de Direito Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Direito Brasileira (Online) - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv revistardb@gmail.com
_version_ 1803388910143799296