Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3554 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos através de pesquisa sobre as atividades interdisciplinares realizadas pelo Colégio Pedro II (Rio de Janeiro), durante o ano de 2020, caracterizado pelo período de ensino remoto adotado na pandemia de Covid-19. Este trabalho é fruto do Projeto de Iniciação à Docência “Experiências Interdisciplinares Remotas no Contexto da Pandemia”, realizado no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Colégio Pedro II. Nele, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas entre setembro e dezembro de 2020, com sete professores e uma diretora pedagógica. O mapeamento de tais atividades identificou que a interdisciplinaridade foi mobilizada neste contexto tanto como uma iniciativa de pequenos grupos de professores, quanto uma estratégia institucional, através da elaboração de projetos que englobavam todas as disciplinas. Estas diferenças de escala se fizeram importantes nos depoimentos, na medida em que a interdisciplinaridade foi apontada como algo que se aproxima muito mais de um modo de enxergar o mundo, de aprender, ensinar e se relacionar, do que apenas uma ferramenta. Neste sentido, os desafios relatados pelos docentes vão além da necessidade de cumprimento da carga horária e conteúdo das disciplinas, o que de fato, é facilitado quando se utiliza de uma abordagem mais ampla, como a interdisciplinar. Os desafios também residem na busca por atividades que tenham um caráter interdisciplinar genuíno, o que gera inúmeras indagações, posicionamentos que se chocam, conflitos, mas principalmente, novas possibilidades. |
id |
CP2-1_041902537aa635d38159c13f4347cbaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3554 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadasEste artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos através de pesquisa sobre as atividades interdisciplinares realizadas pelo Colégio Pedro II (Rio de Janeiro), durante o ano de 2020, caracterizado pelo período de ensino remoto adotado na pandemia de Covid-19. Este trabalho é fruto do Projeto de Iniciação à Docência “Experiências Interdisciplinares Remotas no Contexto da Pandemia”, realizado no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Colégio Pedro II. Nele, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas entre setembro e dezembro de 2020, com sete professores e uma diretora pedagógica. O mapeamento de tais atividades identificou que a interdisciplinaridade foi mobilizada neste contexto tanto como uma iniciativa de pequenos grupos de professores, quanto uma estratégia institucional, através da elaboração de projetos que englobavam todas as disciplinas. Estas diferenças de escala se fizeram importantes nos depoimentos, na medida em que a interdisciplinaridade foi apontada como algo que se aproxima muito mais de um modo de enxergar o mundo, de aprender, ensinar e se relacionar, do que apenas uma ferramenta. Neste sentido, os desafios relatados pelos docentes vão além da necessidade de cumprimento da carga horária e conteúdo das disciplinas, o que de fato, é facilitado quando se utiliza de uma abordagem mais ampla, como a interdisciplinar. Os desafios também residem na busca por atividades que tenham um caráter interdisciplinar genuíno, o que gera inúmeras indagações, posicionamentos que se chocam, conflitos, mas principalmente, novas possibilidades.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3554Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 28: "É preciso estar atento e forte!"; 70-821983-007610.33025/rps.v0i28reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3554/2206Domingues, Thais TomazSantos, Kelly Pedrozainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T16:24:57Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3554Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-21T16:24:57Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas |
title |
Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas |
spellingShingle |
Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas Domingues, Thais Tomaz |
title_short |
Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas |
title_full |
Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas |
title_fullStr |
Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas |
title_full_unstemmed |
Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas |
title_sort |
Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas |
author |
Domingues, Thais Tomaz |
author_facet |
Domingues, Thais Tomaz Santos, Kelly Pedroza |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Kelly Pedroza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Thais Tomaz Santos, Kelly Pedroza |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos através de pesquisa sobre as atividades interdisciplinares realizadas pelo Colégio Pedro II (Rio de Janeiro), durante o ano de 2020, caracterizado pelo período de ensino remoto adotado na pandemia de Covid-19. Este trabalho é fruto do Projeto de Iniciação à Docência “Experiências Interdisciplinares Remotas no Contexto da Pandemia”, realizado no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Colégio Pedro II. Nele, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas entre setembro e dezembro de 2020, com sete professores e uma diretora pedagógica. O mapeamento de tais atividades identificou que a interdisciplinaridade foi mobilizada neste contexto tanto como uma iniciativa de pequenos grupos de professores, quanto uma estratégia institucional, através da elaboração de projetos que englobavam todas as disciplinas. Estas diferenças de escala se fizeram importantes nos depoimentos, na medida em que a interdisciplinaridade foi apontada como algo que se aproxima muito mais de um modo de enxergar o mundo, de aprender, ensinar e se relacionar, do que apenas uma ferramenta. Neste sentido, os desafios relatados pelos docentes vão além da necessidade de cumprimento da carga horária e conteúdo das disciplinas, o que de fato, é facilitado quando se utiliza de uma abordagem mais ampla, como a interdisciplinar. Os desafios também residem na busca por atividades que tenham um caráter interdisciplinar genuíno, o que gera inúmeras indagações, posicionamentos que se chocam, conflitos, mas principalmente, novas possibilidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3554 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3554/2206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 28: "É preciso estar atento e forte!"; 70-82 1983-0076 10.33025/rps.v0i28 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176232292352 |