Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Thais Tomaz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Kelly Pedroza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3554
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos através de pesquisa sobre as atividades interdisciplinares realizadas pelo Colégio Pedro II (Rio de Janeiro), durante o ano de 2020, caracterizado pelo período de ensino remoto adotado na pandemia de Covid-19. Este trabalho é fruto do Projeto de Iniciação à Docência “Experiências Interdisciplinares Remotas no Contexto da Pandemia”, realizado no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Colégio Pedro II. Nele, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas entre setembro e dezembro de 2020, com sete professores e uma diretora pedagógica. O mapeamento de tais atividades identificou que a interdisciplinaridade foi mobilizada neste contexto tanto como uma iniciativa de pequenos grupos de professores, quanto uma estratégia institucional, através da elaboração de projetos que englobavam todas as disciplinas. Estas diferenças de escala se fizeram importantes nos depoimentos, na medida em que a interdisciplinaridade foi apontada como algo que se aproxima muito mais de um modo de enxergar o mundo, de aprender, ensinar e se relacionar, do que apenas uma ferramenta. Neste sentido, os desafios relatados pelos docentes vão além da necessidade de cumprimento da carga horária e conteúdo das disciplinas, o que de fato, é facilitado quando se utiliza de uma abordagem mais ampla, como a interdisciplinar. Os desafios também residem na busca por atividades que tenham um caráter interdisciplinar genuíno, o que gera inúmeras indagações, posicionamentos que se chocam, conflitos, mas principalmente, novas possibilidades.
id CP2-1_041902537aa635d38159c13f4347cbaa
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3554
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadasEste artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos através de pesquisa sobre as atividades interdisciplinares realizadas pelo Colégio Pedro II (Rio de Janeiro), durante o ano de 2020, caracterizado pelo período de ensino remoto adotado na pandemia de Covid-19. Este trabalho é fruto do Projeto de Iniciação à Docência “Experiências Interdisciplinares Remotas no Contexto da Pandemia”, realizado no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Colégio Pedro II. Nele, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas entre setembro e dezembro de 2020, com sete professores e uma diretora pedagógica. O mapeamento de tais atividades identificou que a interdisciplinaridade foi mobilizada neste contexto tanto como uma iniciativa de pequenos grupos de professores, quanto uma estratégia institucional, através da elaboração de projetos que englobavam todas as disciplinas. Estas diferenças de escala se fizeram importantes nos depoimentos, na medida em que a interdisciplinaridade foi apontada como algo que se aproxima muito mais de um modo de enxergar o mundo, de aprender, ensinar e se relacionar, do que apenas uma ferramenta. Neste sentido, os desafios relatados pelos docentes vão além da necessidade de cumprimento da carga horária e conteúdo das disciplinas, o que de fato, é facilitado quando se utiliza de uma abordagem mais ampla, como a interdisciplinar. Os desafios também residem na busca por atividades que tenham um caráter interdisciplinar genuíno, o que gera inúmeras indagações, posicionamentos que se chocam, conflitos, mas principalmente, novas possibilidades.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3554Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 28: "É preciso estar atento e forte!"; 70-821983-007610.33025/rps.v0i28reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3554/2206Domingues, Thais TomazSantos, Kelly Pedrozainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T16:24:57Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3554Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-21T16:24:57Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas
title Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas
spellingShingle Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas
Domingues, Thais Tomaz
title_short Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas
title_full Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas
title_fullStr Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas
title_full_unstemmed Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas
title_sort Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas
author Domingues, Thais Tomaz
author_facet Domingues, Thais Tomaz
Santos, Kelly Pedroza
author_role author
author2 Santos, Kelly Pedroza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Thais Tomaz
Santos, Kelly Pedroza
description Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos através de pesquisa sobre as atividades interdisciplinares realizadas pelo Colégio Pedro II (Rio de Janeiro), durante o ano de 2020, caracterizado pelo período de ensino remoto adotado na pandemia de Covid-19. Este trabalho é fruto do Projeto de Iniciação à Docência “Experiências Interdisciplinares Remotas no Contexto da Pandemia”, realizado no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Colégio Pedro II. Nele, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas entre setembro e dezembro de 2020, com sete professores e uma diretora pedagógica. O mapeamento de tais atividades identificou que a interdisciplinaridade foi mobilizada neste contexto tanto como uma iniciativa de pequenos grupos de professores, quanto uma estratégia institucional, através da elaboração de projetos que englobavam todas as disciplinas. Estas diferenças de escala se fizeram importantes nos depoimentos, na medida em que a interdisciplinaridade foi apontada como algo que se aproxima muito mais de um modo de enxergar o mundo, de aprender, ensinar e se relacionar, do que apenas uma ferramenta. Neste sentido, os desafios relatados pelos docentes vão além da necessidade de cumprimento da carga horária e conteúdo das disciplinas, o que de fato, é facilitado quando se utiliza de uma abordagem mais ampla, como a interdisciplinar. Os desafios também residem na busca por atividades que tenham um caráter interdisciplinar genuíno, o que gera inúmeras indagações, posicionamentos que se chocam, conflitos, mas principalmente, novas possibilidades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3554
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3554/2206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 28: "É preciso estar atento e forte!"; 70-82
1983-0076
10.33025/rps.v0i28
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176232292352