Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Leonor Araújo Oliveira Romano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28277
Resumo: O presente relatório diz respeito ao meu estágio pedagógico realizado sob supervisão pedagógica, no Colégio Pedro Arrupe. O estágio pedagógico é o primeiro contacto real com o ensino de Educação Física e a última etapa da formação inicial do professor. Começo por contextualizar o estágio pedagógico, passando posteriormente para a análise crítica, reflexiva e projetiva do meu percurso de estágio durante as etapas do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A análise é realizada ao nível de todas as áreas de intervenção enquanto professora estagiária: (1) planeamento, condução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, (2) inovação e investigação pedagógica, (3) participação na escola e (4) relação com a comunidade. É apresentado o trabalho desenvolvido, e toda a minha evolução durante este ano de estágio enquanto professora de EF e enquanto pessoa. Identifico também as minhas dificuldades e de que modo as consegui ultrapassar. A análise profunda desta jornada permitiu perceber não só as minhas fortalezas e fragilidades, mas também a importância da resiliência e da permanente vontade de aprender para evoluir.
id RCAP_542805f9f9589196887c941ea144ffcb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28277
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro ArrupeAnáliseAprendizagemEducação FísicaEstágio PedagógicoEvoluçãoFormação inicialIntervenção pedagógicaProcesso de ensino-aprendizagemProfessoraReflexãoAnalysisEvolutionInitial trainingLearningPedagogical InternshipPhysical EducationPedagogical interventionReflectionTeacherTeaching-learning ProcessDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório diz respeito ao meu estágio pedagógico realizado sob supervisão pedagógica, no Colégio Pedro Arrupe. O estágio pedagógico é o primeiro contacto real com o ensino de Educação Física e a última etapa da formação inicial do professor. Começo por contextualizar o estágio pedagógico, passando posteriormente para a análise crítica, reflexiva e projetiva do meu percurso de estágio durante as etapas do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A análise é realizada ao nível de todas as áreas de intervenção enquanto professora estagiária: (1) planeamento, condução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, (2) inovação e investigação pedagógica, (3) participação na escola e (4) relação com a comunidade. É apresentado o trabalho desenvolvido, e toda a minha evolução durante este ano de estágio enquanto professora de EF e enquanto pessoa. Identifico também as minhas dificuldades e de que modo as consegui ultrapassar. A análise profunda desta jornada permitiu perceber não só as minhas fortalezas e fragilidades, mas também a importância da resiliência e da permanente vontade de aprender para evoluir.The present report concerns my pedagogical internship carried out under pedagogical supervision, at Colégio Pedro Arrupe. The pedagogical internship is the first real contact with the teaching of Physical Education and the last stage of the teacher's initial training. I start by contextualizing the pedagogical internship and then move on to the critical, reflective, and projective analysis of my internship pathway during the stages of the teaching-learning process of the students. The analysis is carried out in all the areas of intervention as a trainee teacher: (1) planning, implementation, and evaluation of the teaching-learning process, (2) innovation and pedagogical research, (3) participation in school activities, and (4) relationship with the community. I describe the developed work and my evolution during this year of internship as a PE teacher and as a person. I also identify the challenges I faced and how I managed to overcome them. The deep analysis of this journey allowed me to realize not only my strengths and weaknesses, but also the importance of resilience and the permanent willingness to learn to be better.Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida FragosoRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Leonor Araújo Oliveira Romano2023-08-28T14:01:37Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28277TID:203342933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-03T01:31:41Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:07.046222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
title Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
spellingShingle Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
Gonçalves, Leonor Araújo Oliveira Romano
Análise
Aprendizagem
Educação Física
Estágio Pedagógico
Evolução
Formação inicial
Intervenção pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Professora
Reflexão
Analysis
Evolution
Initial training
Learning
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical intervention
Reflection
Teacher
Teaching-learning Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
title_full Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
title_fullStr Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
title_sort Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
author Gonçalves, Leonor Araújo Oliveira Romano
author_facet Gonçalves, Leonor Araújo Oliveira Romano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida Fragoso
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Leonor Araújo Oliveira Romano
dc.subject.por.fl_str_mv Análise
Aprendizagem
Educação Física
Estágio Pedagógico
Evolução
Formação inicial
Intervenção pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Professora
Reflexão
Analysis
Evolution
Initial training
Learning
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical intervention
Reflection
Teacher
Teaching-learning Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Análise
Aprendizagem
Educação Física
Estágio Pedagógico
Evolução
Formação inicial
Intervenção pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Professora
Reflexão
Analysis
Evolution
Initial training
Learning
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical intervention
Reflection
Teacher
Teaching-learning Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório diz respeito ao meu estágio pedagógico realizado sob supervisão pedagógica, no Colégio Pedro Arrupe. O estágio pedagógico é o primeiro contacto real com o ensino de Educação Física e a última etapa da formação inicial do professor. Começo por contextualizar o estágio pedagógico, passando posteriormente para a análise crítica, reflexiva e projetiva do meu percurso de estágio durante as etapas do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A análise é realizada ao nível de todas as áreas de intervenção enquanto professora estagiária: (1) planeamento, condução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, (2) inovação e investigação pedagógica, (3) participação na escola e (4) relação com a comunidade. É apresentado o trabalho desenvolvido, e toda a minha evolução durante este ano de estágio enquanto professora de EF e enquanto pessoa. Identifico também as minhas dificuldades e de que modo as consegui ultrapassar. A análise profunda desta jornada permitiu perceber não só as minhas fortalezas e fragilidades, mas também a importância da resiliência e da permanente vontade de aprender para evoluir.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-28T14:01:37Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28277
TID:203342933
url http://hdl.handle.net/10400.5/28277
identifier_str_mv TID:203342933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133549131988992