Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28277 |
Resumo: | O presente relatório diz respeito ao meu estágio pedagógico realizado sob supervisão pedagógica, no Colégio Pedro Arrupe. O estágio pedagógico é o primeiro contacto real com o ensino de Educação Física e a última etapa da formação inicial do professor. Começo por contextualizar o estágio pedagógico, passando posteriormente para a análise crítica, reflexiva e projetiva do meu percurso de estágio durante as etapas do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A análise é realizada ao nível de todas as áreas de intervenção enquanto professora estagiária: (1) planeamento, condução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, (2) inovação e investigação pedagógica, (3) participação na escola e (4) relação com a comunidade. É apresentado o trabalho desenvolvido, e toda a minha evolução durante este ano de estágio enquanto professora de EF e enquanto pessoa. Identifico também as minhas dificuldades e de que modo as consegui ultrapassar. A análise profunda desta jornada permitiu perceber não só as minhas fortalezas e fragilidades, mas também a importância da resiliência e da permanente vontade de aprender para evoluir. |
id |
RCAP_542805f9f9589196887c941ea144ffcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28277 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro ArrupeAnáliseAprendizagemEducação FísicaEstágio PedagógicoEvoluçãoFormação inicialIntervenção pedagógicaProcesso de ensino-aprendizagemProfessoraReflexãoAnalysisEvolutionInitial trainingLearningPedagogical InternshipPhysical EducationPedagogical interventionReflectionTeacherTeaching-learning ProcessDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório diz respeito ao meu estágio pedagógico realizado sob supervisão pedagógica, no Colégio Pedro Arrupe. O estágio pedagógico é o primeiro contacto real com o ensino de Educação Física e a última etapa da formação inicial do professor. Começo por contextualizar o estágio pedagógico, passando posteriormente para a análise crítica, reflexiva e projetiva do meu percurso de estágio durante as etapas do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A análise é realizada ao nível de todas as áreas de intervenção enquanto professora estagiária: (1) planeamento, condução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, (2) inovação e investigação pedagógica, (3) participação na escola e (4) relação com a comunidade. É apresentado o trabalho desenvolvido, e toda a minha evolução durante este ano de estágio enquanto professora de EF e enquanto pessoa. Identifico também as minhas dificuldades e de que modo as consegui ultrapassar. A análise profunda desta jornada permitiu perceber não só as minhas fortalezas e fragilidades, mas também a importância da resiliência e da permanente vontade de aprender para evoluir.The present report concerns my pedagogical internship carried out under pedagogical supervision, at Colégio Pedro Arrupe. The pedagogical internship is the first real contact with the teaching of Physical Education and the last stage of the teacher's initial training. I start by contextualizing the pedagogical internship and then move on to the critical, reflective, and projective analysis of my internship pathway during the stages of the teaching-learning process of the students. The analysis is carried out in all the areas of intervention as a trainee teacher: (1) planning, implementation, and evaluation of the teaching-learning process, (2) innovation and pedagogical research, (3) participation in school activities, and (4) relationship with the community. I describe the developed work and my evolution during this year of internship as a PE teacher and as a person. I also identify the challenges I faced and how I managed to overcome them. The deep analysis of this journey allowed me to realize not only my strengths and weaknesses, but also the importance of resilience and the permanent willingness to learn to be better.Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida FragosoRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Leonor Araújo Oliveira Romano2023-08-28T14:01:37Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28277TID:203342933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-03T01:31:41Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:07.046222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
title |
Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe Gonçalves, Leonor Araújo Oliveira Romano Análise Aprendizagem Educação Física Estágio Pedagógico Evolução Formação inicial Intervenção pedagógica Processo de ensino-aprendizagem Professora Reflexão Analysis Evolution Initial training Learning Pedagogical Internship Physical Education Pedagogical intervention Reflection Teacher Teaching-learning Process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
title_full |
Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
author |
Gonçalves, Leonor Araújo Oliveira Romano |
author_facet |
Gonçalves, Leonor Araújo Oliveira Romano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida Fragoso Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Leonor Araújo Oliveira Romano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Aprendizagem Educação Física Estágio Pedagógico Evolução Formação inicial Intervenção pedagógica Processo de ensino-aprendizagem Professora Reflexão Analysis Evolution Initial training Learning Pedagogical Internship Physical Education Pedagogical intervention Reflection Teacher Teaching-learning Process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Análise Aprendizagem Educação Física Estágio Pedagógico Evolução Formação inicial Intervenção pedagógica Processo de ensino-aprendizagem Professora Reflexão Analysis Evolution Initial training Learning Pedagogical Internship Physical Education Pedagogical intervention Reflection Teacher Teaching-learning Process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório diz respeito ao meu estágio pedagógico realizado sob supervisão pedagógica, no Colégio Pedro Arrupe. O estágio pedagógico é o primeiro contacto real com o ensino de Educação Física e a última etapa da formação inicial do professor. Começo por contextualizar o estágio pedagógico, passando posteriormente para a análise crítica, reflexiva e projetiva do meu percurso de estágio durante as etapas do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A análise é realizada ao nível de todas as áreas de intervenção enquanto professora estagiária: (1) planeamento, condução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, (2) inovação e investigação pedagógica, (3) participação na escola e (4) relação com a comunidade. É apresentado o trabalho desenvolvido, e toda a minha evolução durante este ano de estágio enquanto professora de EF e enquanto pessoa. Identifico também as minhas dificuldades e de que modo as consegui ultrapassar. A análise profunda desta jornada permitiu perceber não só as minhas fortalezas e fragilidades, mas também a importância da resiliência e da permanente vontade de aprender para evoluir. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-28T14:01:37Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/28277 TID:203342933 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/28277 |
identifier_str_mv |
TID:203342933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133549131988992 |