Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Tomás Carballo Mendes Serras
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26218
Resumo: O presente documento diz respeito ao estágio pedagógico realizado no Colégio Pedro Arrupe no ano letivo 2021/2022 no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana. Tem como principal objetivo realizar uma reflexão relativamente ao período em que ocorreu este estágio e em relação aos vários tópicos que incorporam o mesmo assim como às várias competências desenvolvidas. São apresentados e discutidos: a contextualização da realidade que experienciei ao longo deste ano, o planeamento, condução e avaliação, o tema escolhido pelo núcleo de estágio para o projeto de nvestigação, qual o papel que assumi dentro da equipa de complemento curricular, a ação de intervenção realizada, e o grupo que acompanhei em relação à direção de turma. Nesta reflexão, por cada tópico existente, irei efetuar uma análise relativamente ao que foi o meu desenvolvimento neste período, assim como uma apresentação das dificuldades que senti em cada fase e as soluções que me proporcionaram ultrapassar as mesmas. Durante as várias etapas de formação como de aprendizagem, minhas e dos alunos, respetivamente, ao longo do ano letivo foi possível observar um progresso constante, assim como uma superação de dificuldades, tanto da minha parte como futuro professor, como por exemplo, a possibilidade de em determinadas aulas ter de realizar adaptações, quer de espaços, quer de matérias a trabalhar nunca esquecendo as necessidades dos alunos e também a organização da aula especificamente sobre o momentos de instrução inicial onde preparava o que iria transmitir aos alunos de forma a que a mesma corresse bem e fosse de fácil compreensão para os alunos, como da parte dos alunos.
id RCAP_6738d0b0cfa1f0ae65b4f62e454e1761
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro ArrupeEstágio pedagógicoPlaneamentoConduçãoAvaliaçãoDireção de turmaDificuldadesAprendizagemExperiênciaPedagogical internshipPlanningConductionEvaluationClass managementDifficultiesLearningExperienceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento diz respeito ao estágio pedagógico realizado no Colégio Pedro Arrupe no ano letivo 2021/2022 no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana. Tem como principal objetivo realizar uma reflexão relativamente ao período em que ocorreu este estágio e em relação aos vários tópicos que incorporam o mesmo assim como às várias competências desenvolvidas. São apresentados e discutidos: a contextualização da realidade que experienciei ao longo deste ano, o planeamento, condução e avaliação, o tema escolhido pelo núcleo de estágio para o projeto de nvestigação, qual o papel que assumi dentro da equipa de complemento curricular, a ação de intervenção realizada, e o grupo que acompanhei em relação à direção de turma. Nesta reflexão, por cada tópico existente, irei efetuar uma análise relativamente ao que foi o meu desenvolvimento neste período, assim como uma apresentação das dificuldades que senti em cada fase e as soluções que me proporcionaram ultrapassar as mesmas. Durante as várias etapas de formação como de aprendizagem, minhas e dos alunos, respetivamente, ao longo do ano letivo foi possível observar um progresso constante, assim como uma superação de dificuldades, tanto da minha parte como futuro professor, como por exemplo, a possibilidade de em determinadas aulas ter de realizar adaptações, quer de espaços, quer de matérias a trabalhar nunca esquecendo as necessidades dos alunos e também a organização da aula especificamente sobre o momentos de instrução inicial onde preparava o que iria transmitir aos alunos de forma a que a mesma corresse bem e fosse de fácil compreensão para os alunos, como da parte dos alunos.This document concerns the pedagogical internship carried out at Colégio Pedro Arrupe in the academic year 2021/2022 within the scope of the 2nd year of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Human Motricity. Its main objective is to reflect on the period in which this internship took place and on the various topics that incorporate it as well as the various skills developed. The following are presented and discussed: the contextualization of the reality that I experienced throughout this year, the planning, conduction and evaluation, the theme chosen by the internship nucleus for the research project, what role I assumed within the curricular complement team, the action of intervention carried out, and the group that I followed in relation to the direction of the class. In this reflection, for each existing topic, I will make an analysis of what was my development in this period, as well as a presentation of the difficulties I felt in each phase and the solutions that allowed me to overcome them. During the various stages of training and learning, mine and the students, respectively, throughout the school year it was possible to observe constant progress, as well as an overcoming of difficulties, both on my part as a future teacher, such as the possibility of in certain classes having to make adaptations, whether of spaces or subjects to work, never forgetting the needs of the students and also the organization of the class specifically about the moments of initial instruction where I prepared what I would transmit to the students so that the went well and was easy to understand for the students, as well as for the students.Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida FragosoRepositório da Universidade de LisboaMarcelino, Tomás Carballo Mendes Serras2022-11-25T09:29:39Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26218TID:203090136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:54.997429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
title Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
spellingShingle Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
Marcelino, Tomás Carballo Mendes Serras
Estágio pedagógico
Planeamento
Condução
Avaliação
Direção de turma
Dificuldades
Aprendizagem
Experiência
Pedagogical internship
Planning
Conduction
Evaluation
Class management
Difficulties
Learning
Experience
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
title_full Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
title_fullStr Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
title_full_unstemmed Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
title_sort Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
author Marcelino, Tomás Carballo Mendes Serras
author_facet Marcelino, Tomás Carballo Mendes Serras
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida Fragoso
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Tomás Carballo Mendes Serras
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Planeamento
Condução
Avaliação
Direção de turma
Dificuldades
Aprendizagem
Experiência
Pedagogical internship
Planning
Conduction
Evaluation
Class management
Difficulties
Learning
Experience
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Planeamento
Condução
Avaliação
Direção de turma
Dificuldades
Aprendizagem
Experiência
Pedagogical internship
Planning
Conduction
Evaluation
Class management
Difficulties
Learning
Experience
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente documento diz respeito ao estágio pedagógico realizado no Colégio Pedro Arrupe no ano letivo 2021/2022 no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana. Tem como principal objetivo realizar uma reflexão relativamente ao período em que ocorreu este estágio e em relação aos vários tópicos que incorporam o mesmo assim como às várias competências desenvolvidas. São apresentados e discutidos: a contextualização da realidade que experienciei ao longo deste ano, o planeamento, condução e avaliação, o tema escolhido pelo núcleo de estágio para o projeto de nvestigação, qual o papel que assumi dentro da equipa de complemento curricular, a ação de intervenção realizada, e o grupo que acompanhei em relação à direção de turma. Nesta reflexão, por cada tópico existente, irei efetuar uma análise relativamente ao que foi o meu desenvolvimento neste período, assim como uma apresentação das dificuldades que senti em cada fase e as soluções que me proporcionaram ultrapassar as mesmas. Durante as várias etapas de formação como de aprendizagem, minhas e dos alunos, respetivamente, ao longo do ano letivo foi possível observar um progresso constante, assim como uma superação de dificuldades, tanto da minha parte como futuro professor, como por exemplo, a possibilidade de em determinadas aulas ter de realizar adaptações, quer de espaços, quer de matérias a trabalhar nunca esquecendo as necessidades dos alunos e também a organização da aula especificamente sobre o momentos de instrução inicial onde preparava o que iria transmitir aos alunos de forma a que a mesma corresse bem e fosse de fácil compreensão para os alunos, como da parte dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-25T09:29:39Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26218
TID:203090136
url http://hdl.handle.net/10400.5/26218
identifier_str_mv TID:203090136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131194911096832