Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26218 |
Resumo: | O presente documento diz respeito ao estágio pedagógico realizado no Colégio Pedro Arrupe no ano letivo 2021/2022 no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana. Tem como principal objetivo realizar uma reflexão relativamente ao período em que ocorreu este estágio e em relação aos vários tópicos que incorporam o mesmo assim como às várias competências desenvolvidas. São apresentados e discutidos: a contextualização da realidade que experienciei ao longo deste ano, o planeamento, condução e avaliação, o tema escolhido pelo núcleo de estágio para o projeto de nvestigação, qual o papel que assumi dentro da equipa de complemento curricular, a ação de intervenção realizada, e o grupo que acompanhei em relação à direção de turma. Nesta reflexão, por cada tópico existente, irei efetuar uma análise relativamente ao que foi o meu desenvolvimento neste período, assim como uma apresentação das dificuldades que senti em cada fase e as soluções que me proporcionaram ultrapassar as mesmas. Durante as várias etapas de formação como de aprendizagem, minhas e dos alunos, respetivamente, ao longo do ano letivo foi possível observar um progresso constante, assim como uma superação de dificuldades, tanto da minha parte como futuro professor, como por exemplo, a possibilidade de em determinadas aulas ter de realizar adaptações, quer de espaços, quer de matérias a trabalhar nunca esquecendo as necessidades dos alunos e também a organização da aula especificamente sobre o momentos de instrução inicial onde preparava o que iria transmitir aos alunos de forma a que a mesma corresse bem e fosse de fácil compreensão para os alunos, como da parte dos alunos. |
id |
RCAP_6738d0b0cfa1f0ae65b4f62e454e1761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro ArrupeEstágio pedagógicoPlaneamentoConduçãoAvaliaçãoDireção de turmaDificuldadesAprendizagemExperiênciaPedagogical internshipPlanningConductionEvaluationClass managementDifficultiesLearningExperienceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento diz respeito ao estágio pedagógico realizado no Colégio Pedro Arrupe no ano letivo 2021/2022 no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana. Tem como principal objetivo realizar uma reflexão relativamente ao período em que ocorreu este estágio e em relação aos vários tópicos que incorporam o mesmo assim como às várias competências desenvolvidas. São apresentados e discutidos: a contextualização da realidade que experienciei ao longo deste ano, o planeamento, condução e avaliação, o tema escolhido pelo núcleo de estágio para o projeto de nvestigação, qual o papel que assumi dentro da equipa de complemento curricular, a ação de intervenção realizada, e o grupo que acompanhei em relação à direção de turma. Nesta reflexão, por cada tópico existente, irei efetuar uma análise relativamente ao que foi o meu desenvolvimento neste período, assim como uma apresentação das dificuldades que senti em cada fase e as soluções que me proporcionaram ultrapassar as mesmas. Durante as várias etapas de formação como de aprendizagem, minhas e dos alunos, respetivamente, ao longo do ano letivo foi possível observar um progresso constante, assim como uma superação de dificuldades, tanto da minha parte como futuro professor, como por exemplo, a possibilidade de em determinadas aulas ter de realizar adaptações, quer de espaços, quer de matérias a trabalhar nunca esquecendo as necessidades dos alunos e também a organização da aula especificamente sobre o momentos de instrução inicial onde preparava o que iria transmitir aos alunos de forma a que a mesma corresse bem e fosse de fácil compreensão para os alunos, como da parte dos alunos.This document concerns the pedagogical internship carried out at Colégio Pedro Arrupe in the academic year 2021/2022 within the scope of the 2nd year of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Human Motricity. Its main objective is to reflect on the period in which this internship took place and on the various topics that incorporate it as well as the various skills developed. The following are presented and discussed: the contextualization of the reality that I experienced throughout this year, the planning, conduction and evaluation, the theme chosen by the internship nucleus for the research project, what role I assumed within the curricular complement team, the action of intervention carried out, and the group that I followed in relation to the direction of the class. In this reflection, for each existing topic, I will make an analysis of what was my development in this period, as well as a presentation of the difficulties I felt in each phase and the solutions that allowed me to overcome them. During the various stages of training and learning, mine and the students, respectively, throughout the school year it was possible to observe constant progress, as well as an overcoming of difficulties, both on my part as a future teacher, such as the possibility of in certain classes having to make adaptations, whether of spaces or subjects to work, never forgetting the needs of the students and also the organization of the class specifically about the moments of initial instruction where I prepared what I would transmit to the students so that the went well and was easy to understand for the students, as well as for the students.Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida FragosoRepositório da Universidade de LisboaMarcelino, Tomás Carballo Mendes Serras2022-11-25T09:29:39Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26218TID:203090136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:54.997429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
title |
Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
spellingShingle |
Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe Marcelino, Tomás Carballo Mendes Serras Estágio pedagógico Planeamento Condução Avaliação Direção de turma Dificuldades Aprendizagem Experiência Pedagogical internship Planning Conduction Evaluation Class management Difficulties Learning Experience Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
title_full |
Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
title_fullStr |
Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
title_full_unstemmed |
Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
title_sort |
Relatório Final de Estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe |
author |
Marcelino, Tomás Carballo Mendes Serras |
author_facet |
Marcelino, Tomás Carballo Mendes Serras |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida Fragoso Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, Tomás Carballo Mendes Serras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Planeamento Condução Avaliação Direção de turma Dificuldades Aprendizagem Experiência Pedagogical internship Planning Conduction Evaluation Class management Difficulties Learning Experience Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Planeamento Condução Avaliação Direção de turma Dificuldades Aprendizagem Experiência Pedagogical internship Planning Conduction Evaluation Class management Difficulties Learning Experience Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente documento diz respeito ao estágio pedagógico realizado no Colégio Pedro Arrupe no ano letivo 2021/2022 no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana. Tem como principal objetivo realizar uma reflexão relativamente ao período em que ocorreu este estágio e em relação aos vários tópicos que incorporam o mesmo assim como às várias competências desenvolvidas. São apresentados e discutidos: a contextualização da realidade que experienciei ao longo deste ano, o planeamento, condução e avaliação, o tema escolhido pelo núcleo de estágio para o projeto de nvestigação, qual o papel que assumi dentro da equipa de complemento curricular, a ação de intervenção realizada, e o grupo que acompanhei em relação à direção de turma. Nesta reflexão, por cada tópico existente, irei efetuar uma análise relativamente ao que foi o meu desenvolvimento neste período, assim como uma apresentação das dificuldades que senti em cada fase e as soluções que me proporcionaram ultrapassar as mesmas. Durante as várias etapas de formação como de aprendizagem, minhas e dos alunos, respetivamente, ao longo do ano letivo foi possível observar um progresso constante, assim como uma superação de dificuldades, tanto da minha parte como futuro professor, como por exemplo, a possibilidade de em determinadas aulas ter de realizar adaptações, quer de espaços, quer de matérias a trabalhar nunca esquecendo as necessidades dos alunos e também a organização da aula especificamente sobre o momentos de instrução inicial onde preparava o que iria transmitir aos alunos de forma a que a mesma corresse bem e fosse de fácil compreensão para os alunos, como da parte dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-25T09:29:39Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26218 TID:203090136 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26218 |
identifier_str_mv |
TID:203090136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131194911096832 |