Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2727 |
Resumo: | Vivemos hoje, mais do que ontem, tempos de enorme mudança! A sociedade atual enfrenta desafios que se estendem, irremediavelmente, à escola. É sabido que, mais do que um saber livresco, o importante é formar cidadãos autónomos, responsáveis e ativos, capazes de mobilizar os seus conhecimentos na identificação de problemas e na resolução dos mesmos, por exemplo, em relação a questões do seu quotidiano e a uma escala local. Cabe aos professores proporcionar aos alunos todas as ferramentas que lhes permitam envolver-se, de tal forma, que as aprendizagens sejam significativas. Para tal, em muito ajuda a implementação de estratégias e metodologias inovadoras, dinâmicas e motivadoras, que permitam dar resposta aos desafios do século XXI, tal como o é o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação Geográfica”. Este artigo reflete o trabalho desenvolvido no âmbito do supracitado Projeto, implementado na Escola Secundária de Penafiel ao longo do ano letivo 2019-2020. Permite partilharmos a forma como se desenrolou o processo, as oportunidades criadas, as dificuldades sentidas e os resultados obtidos. |
id |
CP2-1_f440069675daa1dca0576ad7b25e759f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2727 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de PenafielProjeto “Nós Propomos!”Educação GeográficaCidadaniaSaídas de CampoEscola Secundária de Penafiel.Educação GeográficaVivemos hoje, mais do que ontem, tempos de enorme mudança! A sociedade atual enfrenta desafios que se estendem, irremediavelmente, à escola. É sabido que, mais do que um saber livresco, o importante é formar cidadãos autónomos, responsáveis e ativos, capazes de mobilizar os seus conhecimentos na identificação de problemas e na resolução dos mesmos, por exemplo, em relação a questões do seu quotidiano e a uma escala local. Cabe aos professores proporcionar aos alunos todas as ferramentas que lhes permitam envolver-se, de tal forma, que as aprendizagens sejam significativas. Para tal, em muito ajuda a implementação de estratégias e metodologias inovadoras, dinâmicas e motivadoras, que permitam dar resposta aos desafios do século XXI, tal como o é o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação Geográfica”. Este artigo reflete o trabalho desenvolvido no âmbito do supracitado Projeto, implementado na Escola Secundária de Penafiel ao longo do ano letivo 2019-2020. Permite partilharmos a forma como se desenrolou o processo, as oportunidades criadas, as dificuldades sentidas e os resultados obtidos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2727Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 27-372358-446710.33025/grgcp2.v6i11reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2727/1728Fontinha, Filipa MatosSousa, Andreia Marisa Barros deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T14:41:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2727Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-11T14:41:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel |
title |
Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel |
spellingShingle |
Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel Fontinha, Filipa Matos Projeto “Nós Propomos!” Educação Geográfica Cidadania Saídas de Campo Escola Secundária de Penafiel. Educação Geográfica |
title_short |
Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel |
title_full |
Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel |
title_fullStr |
Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel |
title_full_unstemmed |
Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel |
title_sort |
Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel |
author |
Fontinha, Filipa Matos |
author_facet |
Fontinha, Filipa Matos Sousa, Andreia Marisa Barros de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Andreia Marisa Barros de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontinha, Filipa Matos Sousa, Andreia Marisa Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto “Nós Propomos!” Educação Geográfica Cidadania Saídas de Campo Escola Secundária de Penafiel. Educação Geográfica |
topic |
Projeto “Nós Propomos!” Educação Geográfica Cidadania Saídas de Campo Escola Secundária de Penafiel. Educação Geográfica |
description |
Vivemos hoje, mais do que ontem, tempos de enorme mudança! A sociedade atual enfrenta desafios que se estendem, irremediavelmente, à escola. É sabido que, mais do que um saber livresco, o importante é formar cidadãos autónomos, responsáveis e ativos, capazes de mobilizar os seus conhecimentos na identificação de problemas e na resolução dos mesmos, por exemplo, em relação a questões do seu quotidiano e a uma escala local. Cabe aos professores proporcionar aos alunos todas as ferramentas que lhes permitam envolver-se, de tal forma, que as aprendizagens sejam significativas. Para tal, em muito ajuda a implementação de estratégias e metodologias inovadoras, dinâmicas e motivadoras, que permitam dar resposta aos desafios do século XXI, tal como o é o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação Geográfica”. Este artigo reflete o trabalho desenvolvido no âmbito do supracitado Projeto, implementado na Escola Secundária de Penafiel ao longo do ano letivo 2019-2020. Permite partilharmos a forma como se desenrolou o processo, as oportunidades criadas, as dificuldades sentidas e os resultados obtidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2727 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2727/1728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 27-37 2358-4467 10.33025/grgcp2.v6i11 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177112047616 |