Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontinha, Filipa Matos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Andreia Marisa Barros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2727
Resumo: Vivemos hoje, mais do que ontem, tempos de enorme mudança! A sociedade atual enfrenta desafios que se estendem, irremediavelmente, à escola. É sabido que, mais do que um saber livresco, o importante é formar cidadãos autónomos, responsáveis e ativos, capazes de mobilizar os seus conhecimentos na identificação de problemas e na resolução dos mesmos, por exemplo, em relação a questões do seu quotidiano e a uma escala local. Cabe aos professores proporcionar aos alunos todas as ferramentas que lhes permitam envolver-se, de tal forma, que as aprendizagens sejam significativas. Para tal, em muito ajuda a implementação de estratégias e metodologias inovadoras, dinâmicas e motivadoras, que permitam dar resposta aos desafios do século XXI, tal como o é o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação Geográfica”. Este artigo reflete o trabalho desenvolvido no âmbito do supracitado Projeto, implementado na Escola Secundária de Penafiel ao longo do ano letivo 2019-2020. Permite partilharmos a forma como se desenrolou o processo, as oportunidades criadas, as dificuldades sentidas e os resultados obtidos.
id CP2-1_f440069675daa1dca0576ad7b25e759f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2727
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de PenafielProjeto “Nós Propomos!”Educação GeográficaCidadaniaSaídas de CampoEscola Secundária de Penafiel.Educação GeográficaVivemos hoje, mais do que ontem, tempos de enorme mudança! A sociedade atual enfrenta desafios que se estendem, irremediavelmente, à escola. É sabido que, mais do que um saber livresco, o importante é formar cidadãos autónomos, responsáveis e ativos, capazes de mobilizar os seus conhecimentos na identificação de problemas e na resolução dos mesmos, por exemplo, em relação a questões do seu quotidiano e a uma escala local. Cabe aos professores proporcionar aos alunos todas as ferramentas que lhes permitam envolver-se, de tal forma, que as aprendizagens sejam significativas. Para tal, em muito ajuda a implementação de estratégias e metodologias inovadoras, dinâmicas e motivadoras, que permitam dar resposta aos desafios do século XXI, tal como o é o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação Geográfica”. Este artigo reflete o trabalho desenvolvido no âmbito do supracitado Projeto, implementado na Escola Secundária de Penafiel ao longo do ano letivo 2019-2020. Permite partilharmos a forma como se desenrolou o processo, as oportunidades criadas, as dificuldades sentidas e os resultados obtidos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2727Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 27-372358-446710.33025/grgcp2.v6i11reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2727/1728Fontinha, Filipa MatosSousa, Andreia Marisa Barros deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T14:41:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2727Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-11T14:41:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel
title Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel
spellingShingle Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel
Fontinha, Filipa Matos
Projeto “Nós Propomos!”
Educação Geográfica
Cidadania
Saídas de Campo
Escola Secundária de Penafiel.
Educação Geográfica
title_short Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel
title_full Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel
title_fullStr Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel
title_full_unstemmed Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel
title_sort Projeto “Nós Propomos!” – olhares cruzados e sem fronteiras sobre o território da Escola Secundária de Penafiel
author Fontinha, Filipa Matos
author_facet Fontinha, Filipa Matos
Sousa, Andreia Marisa Barros de
author_role author
author2 Sousa, Andreia Marisa Barros de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontinha, Filipa Matos
Sousa, Andreia Marisa Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto “Nós Propomos!”
Educação Geográfica
Cidadania
Saídas de Campo
Escola Secundária de Penafiel.
Educação Geográfica
topic Projeto “Nós Propomos!”
Educação Geográfica
Cidadania
Saídas de Campo
Escola Secundária de Penafiel.
Educação Geográfica
description Vivemos hoje, mais do que ontem, tempos de enorme mudança! A sociedade atual enfrenta desafios que se estendem, irremediavelmente, à escola. É sabido que, mais do que um saber livresco, o importante é formar cidadãos autónomos, responsáveis e ativos, capazes de mobilizar os seus conhecimentos na identificação de problemas e na resolução dos mesmos, por exemplo, em relação a questões do seu quotidiano e a uma escala local. Cabe aos professores proporcionar aos alunos todas as ferramentas que lhes permitam envolver-se, de tal forma, que as aprendizagens sejam significativas. Para tal, em muito ajuda a implementação de estratégias e metodologias inovadoras, dinâmicas e motivadoras, que permitam dar resposta aos desafios do século XXI, tal como o é o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação Geográfica”. Este artigo reflete o trabalho desenvolvido no âmbito do supracitado Projeto, implementado na Escola Secundária de Penafiel ao longo do ano letivo 2019-2020. Permite partilharmos a forma como se desenrolou o processo, as oportunidades criadas, as dificuldades sentidas e os resultados obtidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2727
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2727/1728
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 27-37
2358-4467
10.33025/grgcp2.v6i11
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177112047616