Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/43152 |
Resumo: | A Geografia passou por diversas etapas na sua evolução científica. Nos séculos XVI e XVII está associada à expansão marítima europeia, com progressos na cosmografia e na cartografia – é uma ciência matemática. Já no século XVIII, desde logo com os enciclopedistas, surge mais como uma ciência ambiental, que cataloga os grandes conjuntos geográficos e os recursos de diferentes lugares. É um conhecimento associado ao colonialismo, como o demonstra a atividade das Sociedades de Geografia, com grande expansão no século XIX e começo do XX. No século XX, a Geografia oscila entre um saber cultural descritivo e um domínio técnico ao serviço do ordenamento do território. No final do mesmo século, e também em reação ao conhecimento normativo e neopositivista da “Nova Geografia”, a Geografia Humanista, a Geografia da Percepção, a Geografia Radical ou a Geografia Crítica abrem portas e janelas para estudar o cotidiano e propiciar a participação cidadã. É neste contexto que se desenvolve o Projeto Nós Propomos! |
id |
RCAP_b9a7dcc1427ae356bcd90bbe6c1474b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/43152 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos!Construimos una educación geográfica para la ciudadanía participativa: ¡el caso del Proyecto Nosotros Proponemos!We have built a geographic education for participatory citizenship: the case of We Propose! ProjectCiência geográficaSaber escolarNós Propomos!CidadaniaA Geografia passou por diversas etapas na sua evolução científica. Nos séculos XVI e XVII está associada à expansão marítima europeia, com progressos na cosmografia e na cartografia – é uma ciência matemática. Já no século XVIII, desde logo com os enciclopedistas, surge mais como uma ciência ambiental, que cataloga os grandes conjuntos geográficos e os recursos de diferentes lugares. É um conhecimento associado ao colonialismo, como o demonstra a atividade das Sociedades de Geografia, com grande expansão no século XIX e começo do XX. No século XX, a Geografia oscila entre um saber cultural descritivo e um domínio técnico ao serviço do ordenamento do território. No final do mesmo século, e também em reação ao conhecimento normativo e neopositivista da “Nova Geografia”, a Geografia Humanista, a Geografia da Percepção, a Geografia Radical ou a Geografia Crítica abrem portas e janelas para estudar o cotidiano e propiciar a participação cidadã. É neste contexto que se desenvolve o Projeto Nós Propomos!La Geografía pasó por diversas etapas en su evolución científica. En los siglos XVI y XVII está asociada a la expansión marítima europea, con progresos en la cosmografía y la cartografía - es una ciencia matemática. Ya en el siglo XVIII, en especial con los enciclopedistas, surge más como una ciencia ambiental, que cataloga los grandes conjuntos geográficos y los recursos de diferentes lugares. Es un conocimiento asociado al colonialismo, como lo demuestra la actividad de las Sociedades de Geografía, con gran expansión en el siglo XIX y comienzos del XX. En el siglo XX, la Geografía oscila entre un saber cultural descriptivo y un dominio técnico al servicio del ordenamiento del territorio. A finales del mismo siglo, como reacción al conocimiento normativo y neopositivista de la "Nueva Geografía", la Geografía Humanista, la Geografía de la Percepción, la Geografía Radical o la Geografía Crítica abren puertas y ventanas para estudiar el cotidiano y propiciar la participación ciudadana. Es en este contexto que se desarrolla el Proyecto Nosotros proponemos!Geography as gone through several stages in its scientific evolution. In the sixteenth and seventeenth centuries, it is associated with the European maritime expansión and with progress in cosmography and cartography - it is a mathematical science. Already in the eighteenth century, with the Encyclopaedists, it emerges more as an environmental science, which catalogues the great geographical groups and resources of different places. It is knowledge associated with colonialism, as demonstrated by the activity of Geography Societies, and undergoes great expansion in the nineteenth and early twentieth centuries. In the twentieth century, geography oscillates between a descriptive cultural knowledge and a technical domain at the service of spatial planning. At the end of the same century, and also in reaction to normative neo-positivist "New Geography", Humanist Geography, the Geography of Perception, Radical Geography or Critical Geography open doors and windows to study everyday life and foster citizen participation. It is in this context that the Project We Propose is developed!NEPEGRepositório da Universidade de LisboaSouto, Xosé ManuelClaudino, Sérgio2020-04-24T14:53:11Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43152porSouto, X. S. & Claudino, S. (2019). Construímos uma Educação Geográfica para a Cidadania Participativa: O caso do Projeto Nós Propomos! Revista Signos Geográficos, Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, 1, pp. 1-16. ISSN: 2675-1528. https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/59171 2675-1526info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:43:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:02.357445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos! Construimos una educación geográfica para la ciudadanía participativa: ¡el caso del Proyecto Nosotros Proponemos! We have built a geographic education for participatory citizenship: the case of We Propose! Project |
title |
Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos! |
spellingShingle |
Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos! Souto, Xosé Manuel Ciência geográfica Saber escolar Nós Propomos! Cidadania |
title_short |
Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos! |
title_full |
Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos! |
title_fullStr |
Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos! |
title_full_unstemmed |
Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos! |
title_sort |
Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos! |
author |
Souto, Xosé Manuel |
author_facet |
Souto, Xosé Manuel Claudino, Sérgio |
author_role |
author |
author2 |
Claudino, Sérgio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souto, Xosé Manuel Claudino, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência geográfica Saber escolar Nós Propomos! Cidadania |
topic |
Ciência geográfica Saber escolar Nós Propomos! Cidadania |
description |
A Geografia passou por diversas etapas na sua evolução científica. Nos séculos XVI e XVII está associada à expansão marítima europeia, com progressos na cosmografia e na cartografia – é uma ciência matemática. Já no século XVIII, desde logo com os enciclopedistas, surge mais como uma ciência ambiental, que cataloga os grandes conjuntos geográficos e os recursos de diferentes lugares. É um conhecimento associado ao colonialismo, como o demonstra a atividade das Sociedades de Geografia, com grande expansão no século XIX e começo do XX. No século XX, a Geografia oscila entre um saber cultural descritivo e um domínio técnico ao serviço do ordenamento do território. No final do mesmo século, e também em reação ao conhecimento normativo e neopositivista da “Nova Geografia”, a Geografia Humanista, a Geografia da Percepção, a Geografia Radical ou a Geografia Crítica abrem portas e janelas para estudar o cotidiano e propiciar a participação cidadã. É neste contexto que se desenvolve o Projeto Nós Propomos! |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-04-24T14:53:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/43152 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/43152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Souto, X. S. & Claudino, S. (2019). Construímos uma Educação Geográfica para a Cidadania Participativa: O caso do Projeto Nós Propomos! Revista Signos Geográficos, Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, 1, pp. 1-16. ISSN: 2675-1528. https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/59171 2675-1526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
NEPEG |
publisher.none.fl_str_mv |
NEPEG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134502283378688 |