Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Xosé Manuel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Claudino, Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/43152
Resumo: A Geografia passou por diversas etapas na sua evolução científica. Nos séculos XVI e XVII está associada à expansão marítima europeia, com progressos na cosmografia e na cartografia – é uma ciência matemática. Já no século XVIII, desde logo com os enciclopedistas, surge mais como uma ciência ambiental, que cataloga os grandes conjuntos geográficos e os recursos de diferentes lugares. É um conhecimento associado ao colonialismo, como o demonstra a atividade das Sociedades de Geografia, com grande expansão no século XIX e começo do XX. No século XX, a Geografia oscila entre um saber cultural descritivo e um domínio técnico ao serviço do ordenamento do território. No final do mesmo século, e também em reação ao conhecimento normativo e neopositivista da “Nova Geografia”, a Geografia Humanista, a Geografia da Percepção, a Geografia Radical ou a Geografia Crítica abrem portas e janelas para estudar o cotidiano e propiciar a participação cidadã. É neste contexto que se desenvolve o Projeto Nós Propomos!
id RCAP_b9a7dcc1427ae356bcd90bbe6c1474b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/43152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos!Construimos una educación geográfica para la ciudadanía participativa: ¡el caso del Proyecto Nosotros Proponemos!We have built a geographic education for participatory citizenship: the case of We Propose! ProjectCiência geográficaSaber escolarNós Propomos!CidadaniaA Geografia passou por diversas etapas na sua evolução científica. Nos séculos XVI e XVII está associada à expansão marítima europeia, com progressos na cosmografia e na cartografia – é uma ciência matemática. Já no século XVIII, desde logo com os enciclopedistas, surge mais como uma ciência ambiental, que cataloga os grandes conjuntos geográficos e os recursos de diferentes lugares. É um conhecimento associado ao colonialismo, como o demonstra a atividade das Sociedades de Geografia, com grande expansão no século XIX e começo do XX. No século XX, a Geografia oscila entre um saber cultural descritivo e um domínio técnico ao serviço do ordenamento do território. No final do mesmo século, e também em reação ao conhecimento normativo e neopositivista da “Nova Geografia”, a Geografia Humanista, a Geografia da Percepção, a Geografia Radical ou a Geografia Crítica abrem portas e janelas para estudar o cotidiano e propiciar a participação cidadã. É neste contexto que se desenvolve o Projeto Nós Propomos!La Geografía pasó por diversas etapas en su evolución científica. En los siglos XVI y XVII está asociada a la expansión marítima europea, con progresos en la cosmografía y la cartografía - es una ciencia matemática. Ya en el siglo XVIII, en especial con los enciclopedistas, surge más como una ciencia ambiental, que cataloga los grandes conjuntos geográficos y los recursos de diferentes lugares. Es un conocimiento asociado al colonialismo, como lo demuestra la actividad de las Sociedades de Geografía, con gran expansión en el siglo XIX y comienzos del XX. En el siglo XX, la Geografía oscila entre un saber cultural descriptivo y un dominio técnico al servicio del ordenamiento del territorio. A finales del mismo siglo, como reacción al conocimiento normativo y neopositivista de la "Nueva Geografía", la Geografía Humanista, la Geografía de la Percepción, la Geografía Radical o la Geografía Crítica abren puertas y ventanas para estudiar el cotidiano y propiciar la participación ciudadana. Es en este contexto que se desarrolla el Proyecto Nosotros proponemos!Geography as gone through several stages in its scientific evolution. In the sixteenth and seventeenth centuries, it is associated with the European maritime expansión and with progress in cosmography and cartography - it is a mathematical science. Already in the eighteenth century, with the Encyclopaedists, it emerges more as an environmental science, which catalogues the great geographical groups and resources of different places. It is knowledge associated with colonialism, as demonstrated by the activity of Geography Societies, and undergoes great expansion in the nineteenth and early twentieth centuries. In the twentieth century, geography oscillates between a descriptive cultural knowledge and a technical domain at the service of spatial planning. At the end of the same century, and also in reaction to normative neo-positivist "New Geography", Humanist Geography, the Geography of Perception, Radical Geography or Critical Geography open doors and windows to study everyday life and foster citizen participation. It is in this context that the Project We Propose is developed!NEPEGRepositório da Universidade de LisboaSouto, Xosé ManuelClaudino, Sérgio2020-04-24T14:53:11Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43152porSouto, X. S. & Claudino, S. (2019). Construímos uma Educação Geográfica para a Cidadania Participativa: O caso do Projeto Nós Propomos! Revista Signos Geográficos, Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, 1, pp. 1-16. ISSN: 2675-1528. https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/59171   2675-1526info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:43:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:02.357445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos!
Construimos una educación geográfica para la ciudadanía participativa: ¡el caso del Proyecto Nosotros Proponemos!
We have built a geographic education for participatory citizenship: the case of We Propose! Project
title Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos!
spellingShingle Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos!
Souto, Xosé Manuel
Ciência geográfica
Saber escolar
Nós Propomos!
Cidadania
title_short Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos!
title_full Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos!
title_fullStr Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos!
title_full_unstemmed Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos!
title_sort Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa: o caso do Projeto Nós Propomos!
author Souto, Xosé Manuel
author_facet Souto, Xosé Manuel
Claudino, Sérgio
author_role author
author2 Claudino, Sérgio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Xosé Manuel
Claudino, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência geográfica
Saber escolar
Nós Propomos!
Cidadania
topic Ciência geográfica
Saber escolar
Nós Propomos!
Cidadania
description A Geografia passou por diversas etapas na sua evolução científica. Nos séculos XVI e XVII está associada à expansão marítima europeia, com progressos na cosmografia e na cartografia – é uma ciência matemática. Já no século XVIII, desde logo com os enciclopedistas, surge mais como uma ciência ambiental, que cataloga os grandes conjuntos geográficos e os recursos de diferentes lugares. É um conhecimento associado ao colonialismo, como o demonstra a atividade das Sociedades de Geografia, com grande expansão no século XIX e começo do XX. No século XX, a Geografia oscila entre um saber cultural descritivo e um domínio técnico ao serviço do ordenamento do território. No final do mesmo século, e também em reação ao conhecimento normativo e neopositivista da “Nova Geografia”, a Geografia Humanista, a Geografia da Percepção, a Geografia Radical ou a Geografia Crítica abrem portas e janelas para estudar o cotidiano e propiciar a participação cidadã. É neste contexto que se desenvolve o Projeto Nós Propomos!
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-04-24T14:53:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/43152
url http://hdl.handle.net/10451/43152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Souto, X. S. & Claudino, S. (2019). Construímos uma Educação Geográfica para a Cidadania Participativa: O caso do Projeto Nós Propomos! Revista Signos Geográficos, Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, 1, pp. 1-16. ISSN: 2675-1528. https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/59171   
2675-1526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv NEPEG
publisher.none.fl_str_mv NEPEG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134502283378688