Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Ricardo Chaves de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cunha, Leonardo Ferreira Farias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2964
Resumo: Esse texto é fruto de uma prática pedagógica realizada pelo professor de Geografia com uma turma de Sétimo Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, na cidade de Águas Claras - DF. Trata-se de um Trabalho de Campo no espaço ao redor da escola, realizado a partir de uma mediação didática processual e organizada em três etapas, de modo a permitir a problematização (pré-campo), sistematização (campo) e síntese (pós-campo). Utilizou-se um caderno de campo organizado pelo professor para o registro de informações e interação com espaço.  Delimitou-se quatro pontos de exploração, na então denominada, Unidade Territorial de Aprendizagem. Entre eles, utilizou-se o Parque Ecológico da cidade para a construção de conhecimentos vinculados à dinâmica físico-natural presente, embora ocultada pelos prédios ao redor. Constatou-se que o espaço escolar pode ser aproveitado como ambiente para a realização de trabalhos de campo e que a mediação didática é um método eficiente para a construção de conhecimentos, a partir de um protagonismo dos estudantes. 
id CP2-1_0bcc764e42172beb790db1036b83ce1a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2964
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturaisGeografia EscolarTrabalho de CampoMediação DidáticaComponentes Físico-Naturais.Ensino de GeografiaEsse texto é fruto de uma prática pedagógica realizada pelo professor de Geografia com uma turma de Sétimo Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, na cidade de Águas Claras - DF. Trata-se de um Trabalho de Campo no espaço ao redor da escola, realizado a partir de uma mediação didática processual e organizada em três etapas, de modo a permitir a problematização (pré-campo), sistematização (campo) e síntese (pós-campo). Utilizou-se um caderno de campo organizado pelo professor para o registro de informações e interação com espaço.  Delimitou-se quatro pontos de exploração, na então denominada, Unidade Territorial de Aprendizagem. Entre eles, utilizou-se o Parque Ecológico da cidade para a construção de conhecimentos vinculados à dinâmica físico-natural presente, embora ocultada pelos prédios ao redor. Constatou-se que o espaço escolar pode ser aproveitado como ambiente para a realização de trabalhos de campo e que a mediação didática é um método eficiente para a construção de conhecimentos, a partir de um protagonismo dos estudantes. Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2964Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 111-1202358-446710.33025/grgcp2.v8i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2964/1973Farias, Ricardo Chaves deCunha, Leonardo Ferreira Farias dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-31T18:25:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2964Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-31T18:25:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais
title Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais
spellingShingle Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais
Farias, Ricardo Chaves de
Geografia Escolar
Trabalho de Campo
Mediação Didática
Componentes Físico-Naturais.
Ensino de Geografia
title_short Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais
title_full Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais
title_fullStr Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais
title_full_unstemmed Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais
title_sort Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais
author Farias, Ricardo Chaves de
author_facet Farias, Ricardo Chaves de
Cunha, Leonardo Ferreira Farias da
author_role author
author2 Cunha, Leonardo Ferreira Farias da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Ricardo Chaves de
Cunha, Leonardo Ferreira Farias da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Escolar
Trabalho de Campo
Mediação Didática
Componentes Físico-Naturais.
Ensino de Geografia
topic Geografia Escolar
Trabalho de Campo
Mediação Didática
Componentes Físico-Naturais.
Ensino de Geografia
description Esse texto é fruto de uma prática pedagógica realizada pelo professor de Geografia com uma turma de Sétimo Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, na cidade de Águas Claras - DF. Trata-se de um Trabalho de Campo no espaço ao redor da escola, realizado a partir de uma mediação didática processual e organizada em três etapas, de modo a permitir a problematização (pré-campo), sistematização (campo) e síntese (pós-campo). Utilizou-se um caderno de campo organizado pelo professor para o registro de informações e interação com espaço.  Delimitou-se quatro pontos de exploração, na então denominada, Unidade Territorial de Aprendizagem. Entre eles, utilizou-se o Parque Ecológico da cidade para a construção de conhecimentos vinculados à dinâmica físico-natural presente, embora ocultada pelos prédios ao redor. Constatou-se que o espaço escolar pode ser aproveitado como ambiente para a realização de trabalhos de campo e que a mediação didática é um método eficiente para a construção de conhecimentos, a partir de um protagonismo dos estudantes. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2964
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2964/1973
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 111-120
2358-4467
10.33025/grgcp2.v8i14
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177142456320