Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2964 |
Resumo: | Esse texto é fruto de uma prática pedagógica realizada pelo professor de Geografia com uma turma de Sétimo Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, na cidade de Águas Claras - DF. Trata-se de um Trabalho de Campo no espaço ao redor da escola, realizado a partir de uma mediação didática processual e organizada em três etapas, de modo a permitir a problematização (pré-campo), sistematização (campo) e síntese (pós-campo). Utilizou-se um caderno de campo organizado pelo professor para o registro de informações e interação com espaço. Delimitou-se quatro pontos de exploração, na então denominada, Unidade Territorial de Aprendizagem. Entre eles, utilizou-se o Parque Ecológico da cidade para a construção de conhecimentos vinculados à dinâmica físico-natural presente, embora ocultada pelos prédios ao redor. Constatou-se que o espaço escolar pode ser aproveitado como ambiente para a realização de trabalhos de campo e que a mediação didática é um método eficiente para a construção de conhecimentos, a partir de um protagonismo dos estudantes. |
id |
CP2-1_0bcc764e42172beb790db1036b83ce1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2964 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturaisGeografia EscolarTrabalho de CampoMediação DidáticaComponentes Físico-Naturais.Ensino de GeografiaEsse texto é fruto de uma prática pedagógica realizada pelo professor de Geografia com uma turma de Sétimo Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, na cidade de Águas Claras - DF. Trata-se de um Trabalho de Campo no espaço ao redor da escola, realizado a partir de uma mediação didática processual e organizada em três etapas, de modo a permitir a problematização (pré-campo), sistematização (campo) e síntese (pós-campo). Utilizou-se um caderno de campo organizado pelo professor para o registro de informações e interação com espaço. Delimitou-se quatro pontos de exploração, na então denominada, Unidade Territorial de Aprendizagem. Entre eles, utilizou-se o Parque Ecológico da cidade para a construção de conhecimentos vinculados à dinâmica físico-natural presente, embora ocultada pelos prédios ao redor. Constatou-se que o espaço escolar pode ser aproveitado como ambiente para a realização de trabalhos de campo e que a mediação didática é um método eficiente para a construção de conhecimentos, a partir de um protagonismo dos estudantes. Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2964Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 111-1202358-446710.33025/grgcp2.v8i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2964/1973Farias, Ricardo Chaves deCunha, Leonardo Ferreira Farias dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-31T18:25:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2964Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-31T18:25:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais |
title |
Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais |
spellingShingle |
Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais Farias, Ricardo Chaves de Geografia Escolar Trabalho de Campo Mediação Didática Componentes Físico-Naturais. Ensino de Geografia |
title_short |
Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais |
title_full |
Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais |
title_fullStr |
Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais |
title_full_unstemmed |
Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais |
title_sort |
Enclave de natureza rodeado por asfalto e concreto: trabalho de campo na cidade de Águas Claras-DF e os componentes físico-naturais |
author |
Farias, Ricardo Chaves de |
author_facet |
Farias, Ricardo Chaves de Cunha, Leonardo Ferreira Farias da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Leonardo Ferreira Farias da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Ricardo Chaves de Cunha, Leonardo Ferreira Farias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Escolar Trabalho de Campo Mediação Didática Componentes Físico-Naturais. Ensino de Geografia |
topic |
Geografia Escolar Trabalho de Campo Mediação Didática Componentes Físico-Naturais. Ensino de Geografia |
description |
Esse texto é fruto de uma prática pedagógica realizada pelo professor de Geografia com uma turma de Sétimo Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, na cidade de Águas Claras - DF. Trata-se de um Trabalho de Campo no espaço ao redor da escola, realizado a partir de uma mediação didática processual e organizada em três etapas, de modo a permitir a problematização (pré-campo), sistematização (campo) e síntese (pós-campo). Utilizou-se um caderno de campo organizado pelo professor para o registro de informações e interação com espaço. Delimitou-se quatro pontos de exploração, na então denominada, Unidade Territorial de Aprendizagem. Entre eles, utilizou-se o Parque Ecológico da cidade para a construção de conhecimentos vinculados à dinâmica físico-natural presente, embora ocultada pelos prédios ao redor. Constatou-se que o espaço escolar pode ser aproveitado como ambiente para a realização de trabalhos de campo e que a mediação didática é um método eficiente para a construção de conhecimentos, a partir de um protagonismo dos estudantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2964 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2964/1973 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 111-120 2358-4467 10.33025/grgcp2.v8i14 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177142456320 |