TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2199 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo refletir acerca da formação docente continuada e em serviço no contexto de atuação como docentes de Educação Infantil (EI) do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II e como professoras supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A partir dessa dupla posição, as experiências vivenciadas no ano de 2018 fomentaram reflexões sobre a nossa efetiva atuação como profissional que relaciona teoria e prática (BRASIL, 2018). Nesse sentido, indagamos: como estar professora supervisora do PIBID contribuiu para a reflexão sobre a prática como professora de Educação Infantil? À luz das experiências como docentes supervisoras do PIBID, buscamos, então, responder às questões e aos desafios que emergiram ao longo do caminho trilhado com os pibidianos. |
id |
CP2-1_0e8be32f8a9f52772781fafce451f1e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2199 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO IIEducação InfantilFormação de ProfessoresPIBIDEste artigo tem por objetivo refletir acerca da formação docente continuada e em serviço no contexto de atuação como docentes de Educação Infantil (EI) do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II e como professoras supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A partir dessa dupla posição, as experiências vivenciadas no ano de 2018 fomentaram reflexões sobre a nossa efetiva atuação como profissional que relaciona teoria e prática (BRASIL, 2018). Nesse sentido, indagamos: como estar professora supervisora do PIBID contribuiu para a reflexão sobre a prática como professora de Educação Infantil? À luz das experiências como docentes supervisoras do PIBID, buscamos, então, responder às questões e aos desafios que emergiram ao longo do caminho trilhado com os pibidianos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2199Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2199/1496Buy dos Santos, AlineSantos de Lima, Amandada Silva Perrotta, Camilade Lima do Carmo, DéboraBizzo Schaefer, KatiaPereira Borba dos Santos, LianaAndries Nogueira de Freitas, LuísaMarina da Silva do Nascimento, Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2199Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II |
title |
TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II |
spellingShingle |
TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II Buy dos Santos, Aline Educação Infantil Formação de Professores PIBID |
title_short |
TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II |
title_full |
TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II |
title_fullStr |
TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II |
title_full_unstemmed |
TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II |
title_sort |
TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II |
author |
Buy dos Santos, Aline |
author_facet |
Buy dos Santos, Aline Santos de Lima, Amanda da Silva Perrotta, Camila de Lima do Carmo, Débora Bizzo Schaefer, Katia Pereira Borba dos Santos, Liana Andries Nogueira de Freitas, Luísa Marina da Silva do Nascimento, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Santos de Lima, Amanda da Silva Perrotta, Camila de Lima do Carmo, Débora Bizzo Schaefer, Katia Pereira Borba dos Santos, Liana Andries Nogueira de Freitas, Luísa Marina da Silva do Nascimento, Raquel |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buy dos Santos, Aline Santos de Lima, Amanda da Silva Perrotta, Camila de Lima do Carmo, Débora Bizzo Schaefer, Katia Pereira Borba dos Santos, Liana Andries Nogueira de Freitas, Luísa Marina da Silva do Nascimento, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Formação de Professores PIBID |
topic |
Educação Infantil Formação de Professores PIBID |
description |
Este artigo tem por objetivo refletir acerca da formação docente continuada e em serviço no contexto de atuação como docentes de Educação Infantil (EI) do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II e como professoras supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A partir dessa dupla posição, as experiências vivenciadas no ano de 2018 fomentaram reflexões sobre a nossa efetiva atuação como profissional que relaciona teoria e prática (BRASIL, 2018). Nesse sentido, indagamos: como estar professora supervisora do PIBID contribuiu para a reflexão sobre a prática como professora de Educação Infantil? À luz das experiências como docentes supervisoras do PIBID, buscamos, então, responder às questões e aos desafios que emergiram ao longo do caminho trilhado com os pibidianos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2199 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2199/1496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178009628672 |