TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buy dos Santos, Aline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos de Lima, Amanda, da Silva Perrotta, Camila, de Lima do Carmo, Débora, Bizzo Schaefer, Katia, Pereira Borba dos Santos, Liana, Andries Nogueira de Freitas, Luísa, Marina da Silva do Nascimento, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2199
Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir acerca da formação docente continuada e em serviço no contexto de atuação como docentes de Educação Infantil (EI) do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II e como professoras supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A partir dessa dupla posição, as experiências vivenciadas no ano de 2018 fomentaram reflexões sobre a nossa efetiva atuação como profissional que relaciona teoria e prática (BRASIL, 2018). Nesse sentido, indagamos: como estar professora supervisora do PIBID contribuiu para a reflexão sobre a prática como professora de Educação Infantil? À luz das experiências como docentes supervisoras do PIBID, buscamos, então, responder às questões e aos desafios que emergiram ao longo do caminho trilhado com os pibidianos.
id CP2-1_0e8be32f8a9f52772781fafce451f1e0
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2199
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO IIEducação InfantilFormação de ProfessoresPIBIDEste artigo tem por objetivo refletir acerca da formação docente continuada e em serviço no contexto de atuação como docentes de Educação Infantil (EI) do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II e como professoras supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A partir dessa dupla posição, as experiências vivenciadas no ano de 2018 fomentaram reflexões sobre a nossa efetiva atuação como profissional que relaciona teoria e prática (BRASIL, 2018). Nesse sentido, indagamos: como estar professora supervisora do PIBID contribuiu para a reflexão sobre a prática como professora de Educação Infantil? À luz das experiências como docentes supervisoras do PIBID, buscamos, então, responder às questões e aos desafios que emergiram ao longo do caminho trilhado com os pibidianos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2199Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2199/1496Buy dos Santos, AlineSantos de Lima, Amandada Silva Perrotta, Camilade Lima do Carmo, DéboraBizzo Schaefer, KatiaPereira Borba dos Santos, LianaAndries Nogueira de Freitas, LuísaMarina da Silva do Nascimento, Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2199Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II
title TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II
spellingShingle TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II
Buy dos Santos, Aline
Educação Infantil
Formação de Professores
PIBID
title_short TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II
title_full TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II
title_fullStr TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II
title_full_unstemmed TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II
title_sort TECITURAS DA RELAÇÃO DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO DO COLÉGIO PEDRO II
author Buy dos Santos, Aline
author_facet Buy dos Santos, Aline
Santos de Lima, Amanda
da Silva Perrotta, Camila
de Lima do Carmo, Débora
Bizzo Schaefer, Katia
Pereira Borba dos Santos, Liana
Andries Nogueira de Freitas, Luísa
Marina da Silva do Nascimento, Raquel
author_role author
author2 Santos de Lima, Amanda
da Silva Perrotta, Camila
de Lima do Carmo, Débora
Bizzo Schaefer, Katia
Pereira Borba dos Santos, Liana
Andries Nogueira de Freitas, Luísa
Marina da Silva do Nascimento, Raquel
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buy dos Santos, Aline
Santos de Lima, Amanda
da Silva Perrotta, Camila
de Lima do Carmo, Débora
Bizzo Schaefer, Katia
Pereira Borba dos Santos, Liana
Andries Nogueira de Freitas, Luísa
Marina da Silva do Nascimento, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Formação de Professores
PIBID
topic Educação Infantil
Formação de Professores
PIBID
description Este artigo tem por objetivo refletir acerca da formação docente continuada e em serviço no contexto de atuação como docentes de Educação Infantil (EI) do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II e como professoras supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A partir dessa dupla posição, as experiências vivenciadas no ano de 2018 fomentaram reflexões sobre a nossa efetiva atuação como profissional que relaciona teoria e prática (BRASIL, 2018). Nesse sentido, indagamos: como estar professora supervisora do PIBID contribuiu para a reflexão sobre a prática como professora de Educação Infantil? À luz das experiências como docentes supervisoras do PIBID, buscamos, então, responder às questões e aos desafios que emergiram ao longo do caminho trilhado com os pibidianos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2199
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2199/1496
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178009628672