OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buy dos Santos, Aline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rosa, Dulcinéa, Helena Vieira, Juliana, Santana de Oliveira, Larissa, Ferreira da Silva Freitas, Letícia, de Fática Conceição, Lívia, Celeste Bernardo Justino, Queila Jessica, Saraiva Ribeiro da Silva, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2200
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta pedagógica elaborada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo - CREIR. Essa proposta foi pensada e executada no contexto de um projeto em curso que abarcava a construção de uma cidade por uma turma do grupamento de 4 anos (GIV). No primeiro momento, buscou-se refletir sobre as tensões experimentadas na chegada à escola e os desafios de colocar em ação tal proposta, estando à frente de uma turma pela primeira vez. Em seguida, apresenta-se a proposta vivida com as crianças, assumindo como referências as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL) e a abordagem italiana de Reggio Emília (EDWARDS, C., GANDINI, L., & FORMAN, G.). Por fim, pretende-se compartilhar as marcas produzidas por essa experiência na formação das professoras.
id CP2-1_9da07f40d9e0c8f28d0253a6061ad76d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2200
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBIDEducação InfantilFormação de professoresPIBIDProposta Pedagógica.Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta pedagógica elaborada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo - CREIR. Essa proposta foi pensada e executada no contexto de um projeto em curso que abarcava a construção de uma cidade por uma turma do grupamento de 4 anos (GIV). No primeiro momento, buscou-se refletir sobre as tensões experimentadas na chegada à escola e os desafios de colocar em ação tal proposta, estando à frente de uma turma pela primeira vez. Em seguida, apresenta-se a proposta vivida com as crianças, assumindo como referências as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL) e a abordagem italiana de Reggio Emília (EDWARDS, C., GANDINI, L., & FORMAN, G.). Por fim, pretende-se compartilhar as marcas produzidas por essa experiência na formação das professoras.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2200Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2200/1497Buy dos Santos, AlineRosa, DulcinéaHelena Vieira, JulianaSantana de Oliveira, LarissaFerreira da Silva Freitas, Letíciade Fática Conceição, LíviaCeleste Bernardo Justino, Queila JessicaSaraiva Ribeiro da Silva, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2200Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID
title OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID
spellingShingle OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID
Buy dos Santos, Aline
Educação Infantil
Formação de professores
PIBID
Proposta Pedagógica.
title_short OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID
title_full OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID
title_fullStr OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID
title_full_unstemmed OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID
title_sort OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID
author Buy dos Santos, Aline
author_facet Buy dos Santos, Aline
Rosa, Dulcinéa
Helena Vieira, Juliana
Santana de Oliveira, Larissa
Ferreira da Silva Freitas, Letícia
de Fática Conceição, Lívia
Celeste Bernardo Justino, Queila Jessica
Saraiva Ribeiro da Silva, Vanessa
author_role author
author2 Rosa, Dulcinéa
Helena Vieira, Juliana
Santana de Oliveira, Larissa
Ferreira da Silva Freitas, Letícia
de Fática Conceição, Lívia
Celeste Bernardo Justino, Queila Jessica
Saraiva Ribeiro da Silva, Vanessa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buy dos Santos, Aline
Rosa, Dulcinéa
Helena Vieira, Juliana
Santana de Oliveira, Larissa
Ferreira da Silva Freitas, Letícia
de Fática Conceição, Lívia
Celeste Bernardo Justino, Queila Jessica
Saraiva Ribeiro da Silva, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Formação de professores
PIBID
Proposta Pedagógica.
topic Educação Infantil
Formação de professores
PIBID
Proposta Pedagógica.
description Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta pedagógica elaborada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo - CREIR. Essa proposta foi pensada e executada no contexto de um projeto em curso que abarcava a construção de uma cidade por uma turma do grupamento de 4 anos (GIV). No primeiro momento, buscou-se refletir sobre as tensões experimentadas na chegada à escola e os desafios de colocar em ação tal proposta, estando à frente de uma turma pela primeira vez. Em seguida, apresenta-se a proposta vivida com as crianças, assumindo como referências as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL) e a abordagem italiana de Reggio Emília (EDWARDS, C., GANDINI, L., & FORMAN, G.). Por fim, pretende-se compartilhar as marcas produzidas por essa experiência na formação das professoras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2200
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2200/1497
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178011725824