OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2200 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta pedagógica elaborada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo - CREIR. Essa proposta foi pensada e executada no contexto de um projeto em curso que abarcava a construção de uma cidade por uma turma do grupamento de 4 anos (GIV). No primeiro momento, buscou-se refletir sobre as tensões experimentadas na chegada à escola e os desafios de colocar em ação tal proposta, estando à frente de uma turma pela primeira vez. Em seguida, apresenta-se a proposta vivida com as crianças, assumindo como referências as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL) e a abordagem italiana de Reggio Emília (EDWARDS, C., GANDINI, L., & FORMAN, G.). Por fim, pretende-se compartilhar as marcas produzidas por essa experiência na formação das professoras. |
id |
CP2-1_9da07f40d9e0c8f28d0253a6061ad76d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2200 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBIDEducação InfantilFormação de professoresPIBIDProposta Pedagógica.Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta pedagógica elaborada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo - CREIR. Essa proposta foi pensada e executada no contexto de um projeto em curso que abarcava a construção de uma cidade por uma turma do grupamento de 4 anos (GIV). No primeiro momento, buscou-se refletir sobre as tensões experimentadas na chegada à escola e os desafios de colocar em ação tal proposta, estando à frente de uma turma pela primeira vez. Em seguida, apresenta-se a proposta vivida com as crianças, assumindo como referências as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL) e a abordagem italiana de Reggio Emília (EDWARDS, C., GANDINI, L., & FORMAN, G.). Por fim, pretende-se compartilhar as marcas produzidas por essa experiência na formação das professoras.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2200Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2200/1497Buy dos Santos, AlineRosa, DulcinéaHelena Vieira, JulianaSantana de Oliveira, LarissaFerreira da Silva Freitas, Letíciade Fática Conceição, LíviaCeleste Bernardo Justino, Queila JessicaSaraiva Ribeiro da Silva, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2200Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID |
title |
OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID |
spellingShingle |
OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID Buy dos Santos, Aline Educação Infantil Formação de professores PIBID Proposta Pedagógica. |
title_short |
OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID |
title_full |
OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID |
title_fullStr |
OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID |
title_full_unstemmed |
OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID |
title_sort |
OS HABITANTES DE HAREBOOBI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA VIVIDA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DO PIBID |
author |
Buy dos Santos, Aline |
author_facet |
Buy dos Santos, Aline Rosa, Dulcinéa Helena Vieira, Juliana Santana de Oliveira, Larissa Ferreira da Silva Freitas, Letícia de Fática Conceição, Lívia Celeste Bernardo Justino, Queila Jessica Saraiva Ribeiro da Silva, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Dulcinéa Helena Vieira, Juliana Santana de Oliveira, Larissa Ferreira da Silva Freitas, Letícia de Fática Conceição, Lívia Celeste Bernardo Justino, Queila Jessica Saraiva Ribeiro da Silva, Vanessa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buy dos Santos, Aline Rosa, Dulcinéa Helena Vieira, Juliana Santana de Oliveira, Larissa Ferreira da Silva Freitas, Letícia de Fática Conceição, Lívia Celeste Bernardo Justino, Queila Jessica Saraiva Ribeiro da Silva, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Formação de professores PIBID Proposta Pedagógica. |
topic |
Educação Infantil Formação de professores PIBID Proposta Pedagógica. |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta pedagógica elaborada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo - CREIR. Essa proposta foi pensada e executada no contexto de um projeto em curso que abarcava a construção de uma cidade por uma turma do grupamento de 4 anos (GIV). No primeiro momento, buscou-se refletir sobre as tensões experimentadas na chegada à escola e os desafios de colocar em ação tal proposta, estando à frente de uma turma pela primeira vez. Em seguida, apresenta-se a proposta vivida com as crianças, assumindo como referências as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL) e a abordagem italiana de Reggio Emília (EDWARDS, C., GANDINI, L., & FORMAN, G.). Por fim, pretende-se compartilhar as marcas produzidas por essa experiência na formação das professoras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2200 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2200/1497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178011725824 |