O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1845 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é identificar e compreender as perspectivas teóricas e epistêmicas do conceito de paisagem contida na obra de Delgado de Carvalho (1884-1980), estabelecendo as suas relações entre os conhecimentos escolares e científicos. A partir de um denso estudo bibliográfico, identificamos que, para o geógrafo, a paisagem era, então, compreendida enquanto uma categoria para a composição de seu conceito central, a região. Constatamos que as suas concepções transitaram entre o possibilismo francês e a influência norte-americana, o que resultava em algumas oscilações de seu discurso ao longo do tempo. Do ponto de vista da constituição da Geografia Escolar, apontamos a influência dos ideários liberais escolanovistas na renovação e modernização do ensino frente a uma Geografia Escolar até então conservadora. Exemplificamos as “excursões geográficas” enquanto um aparato didático e curricular para o ensino de Geografia e a consequente valorização da realidade do aluno como potencializadora da leitura da paisagem. |
id |
CP2-1_132eabe8819d820786ec8aaee8437f69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1845 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicosDelgado de CarvalhoConceito de PaisagemHistória da Geografia Escolar.O objetivo deste artigo é identificar e compreender as perspectivas teóricas e epistêmicas do conceito de paisagem contida na obra de Delgado de Carvalho (1884-1980), estabelecendo as suas relações entre os conhecimentos escolares e científicos. A partir de um denso estudo bibliográfico, identificamos que, para o geógrafo, a paisagem era, então, compreendida enquanto uma categoria para a composição de seu conceito central, a região. Constatamos que as suas concepções transitaram entre o possibilismo francês e a influência norte-americana, o que resultava em algumas oscilações de seu discurso ao longo do tempo. Do ponto de vista da constituição da Geografia Escolar, apontamos a influência dos ideários liberais escolanovistas na renovação e modernização do ensino frente a uma Geografia Escolar até então conservadora. Exemplificamos as “excursões geográficas” enquanto um aparato didático e curricular para o ensino de Geografia e a consequente valorização da realidade do aluno como potencializadora da leitura da paisagem.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1845Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 43-522358-446710.33025/grgcp2.v4i7reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1845/1459Pereira, Diego CarlosMenon, Mariana BernardoPezzato, João Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T15:56:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1845Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-11-08T15:56:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos |
title |
O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos |
spellingShingle |
O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos Pereira, Diego Carlos Delgado de Carvalho Conceito de Paisagem História da Geografia Escolar. |
title_short |
O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos |
title_full |
O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos |
title_fullStr |
O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos |
title_full_unstemmed |
O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos |
title_sort |
O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos |
author |
Pereira, Diego Carlos |
author_facet |
Pereira, Diego Carlos Menon, Mariana Bernardo Pezzato, João Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Menon, Mariana Bernardo Pezzato, João Pedro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Diego Carlos Menon, Mariana Bernardo Pezzato, João Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Delgado de Carvalho Conceito de Paisagem História da Geografia Escolar. |
topic |
Delgado de Carvalho Conceito de Paisagem História da Geografia Escolar. |
description |
O objetivo deste artigo é identificar e compreender as perspectivas teóricas e epistêmicas do conceito de paisagem contida na obra de Delgado de Carvalho (1884-1980), estabelecendo as suas relações entre os conhecimentos escolares e científicos. A partir de um denso estudo bibliográfico, identificamos que, para o geógrafo, a paisagem era, então, compreendida enquanto uma categoria para a composição de seu conceito central, a região. Constatamos que as suas concepções transitaram entre o possibilismo francês e a influência norte-americana, o que resultava em algumas oscilações de seu discurso ao longo do tempo. Do ponto de vista da constituição da Geografia Escolar, apontamos a influência dos ideários liberais escolanovistas na renovação e modernização do ensino frente a uma Geografia Escolar até então conservadora. Exemplificamos as “excursões geográficas” enquanto um aparato didático e curricular para o ensino de Geografia e a consequente valorização da realidade do aluno como potencializadora da leitura da paisagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1845 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1845/1459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 43-52 2358-4467 10.33025/grgcp2.v4i7 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176988315648 |