O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diego Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Menon, Mariana Bernardo, Pezzato, João Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1845
Resumo: O objetivo deste artigo é identificar e compreender as perspectivas teóricas e epistêmicas do conceito de paisagem contida na obra de Delgado de Carvalho (1884-1980), estabelecendo as suas relações entre os conhecimentos escolares e científicos. A partir de um denso estudo bibliográfico, identificamos que, para o geógrafo, a paisagem era, então, compreendida enquanto uma categoria para a composição de seu conceito central, a região. Constatamos que as suas concepções transitaram entre o possibilismo francês e a influência norte-americana, o que resultava em algumas oscilações de seu discurso ao longo do tempo. Do ponto de vista da constituição da Geografia Escolar, apontamos a influência dos ideários liberais escolanovistas na renovação e modernização do ensino frente a uma Geografia Escolar até então conservadora. Exemplificamos as “excursões geográficas” enquanto um aparato didático e curricular para o ensino de Geografia e a consequente valorização da realidade do aluno como potencializadora da leitura da paisagem.
id CP2-1_132eabe8819d820786ec8aaee8437f69
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1845
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicosDelgado de CarvalhoConceito de PaisagemHistória da Geografia Escolar.O objetivo deste artigo é identificar e compreender as perspectivas teóricas e epistêmicas do conceito de paisagem contida na obra de Delgado de Carvalho (1884-1980), estabelecendo as suas relações entre os conhecimentos escolares e científicos. A partir de um denso estudo bibliográfico, identificamos que, para o geógrafo, a paisagem era, então, compreendida enquanto uma categoria para a composição de seu conceito central, a região. Constatamos que as suas concepções transitaram entre o possibilismo francês e a influência norte-americana, o que resultava em algumas oscilações de seu discurso ao longo do tempo. Do ponto de vista da constituição da Geografia Escolar, apontamos a influência dos ideários liberais escolanovistas na renovação e modernização do ensino frente a uma Geografia Escolar até então conservadora. Exemplificamos as “excursões geográficas” enquanto um aparato didático e curricular para o ensino de Geografia e a consequente valorização da realidade do aluno como potencializadora da leitura da paisagem.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1845Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 43-522358-446710.33025/grgcp2.v4i7reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1845/1459Pereira, Diego CarlosMenon, Mariana BernardoPezzato, João Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T15:56:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1845Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-11-08T15:56:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos
title O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos
spellingShingle O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos
Pereira, Diego Carlos
Delgado de Carvalho
Conceito de Paisagem
História da Geografia Escolar.
title_short O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos
title_full O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos
title_fullStr O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos
title_full_unstemmed O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos
title_sort O conceito de paisagem na geografia de Delgado de Carvalho: entremeios de conhecimentos escolares e científicos
author Pereira, Diego Carlos
author_facet Pereira, Diego Carlos
Menon, Mariana Bernardo
Pezzato, João Pedro
author_role author
author2 Menon, Mariana Bernardo
Pezzato, João Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diego Carlos
Menon, Mariana Bernardo
Pezzato, João Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Delgado de Carvalho
Conceito de Paisagem
História da Geografia Escolar.
topic Delgado de Carvalho
Conceito de Paisagem
História da Geografia Escolar.
description O objetivo deste artigo é identificar e compreender as perspectivas teóricas e epistêmicas do conceito de paisagem contida na obra de Delgado de Carvalho (1884-1980), estabelecendo as suas relações entre os conhecimentos escolares e científicos. A partir de um denso estudo bibliográfico, identificamos que, para o geógrafo, a paisagem era, então, compreendida enquanto uma categoria para a composição de seu conceito central, a região. Constatamos que as suas concepções transitaram entre o possibilismo francês e a influência norte-americana, o que resultava em algumas oscilações de seu discurso ao longo do tempo. Do ponto de vista da constituição da Geografia Escolar, apontamos a influência dos ideários liberais escolanovistas na renovação e modernização do ensino frente a uma Geografia Escolar até então conservadora. Exemplificamos as “excursões geográficas” enquanto um aparato didático e curricular para o ensino de Geografia e a consequente valorização da realidade do aluno como potencializadora da leitura da paisagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1845
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1845/1459
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 7 (2017): GIRAMUNDO, SÉTIMA EDIÇÃO; 43-52
2358-4467
10.33025/grgcp2.v4i7
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176988315648