Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/847 |
Resumo: | Ante os desafios e as mudanças que a educação formal no Brasil vem sofrendo, as propostas que envolvem a educação inclusiva ganham cada vez mais destaque. Em um contexto em que muito já se tentou, mas que pouco se conquistou, torna-se urgente o redirecionamento das ações, que precisam voltar a atenção ao processo de escolarização dos alunos com deficiência na rede regular de ensino. Dessa forma, por saber das carências e das necessidades de uma sistema de ensino que possui uma demanda em constante transformação é que se propõe o desenvolvimento de um estudo teórico, que visa discutir de que forma os pressupostos da área dos estudos sobre deficiência na educação podem colaborar para a implementação de uma educação geográfica realmente inclusiva. Para tanto, além de apresentar os pressupostos da educação inclusiva, este estudo traz esclarecimentos sobre o modelo social da deficiência e como tal teoria redefine o foco das inciativas que devem ser voltadas aos alunos com deficiência. Com esse enfoque, as limitações impostas pela deficiência ficam em segundo plano e, passa-se a observar as barreiras que dificultam ou impedem o convívio das pessoas com deficiência em sociedade. Dessa forma, acredita-se que este estudo tem muito a oferecer, tanto para os estudiosos da área da educação inclusiva, no sentido de ampliar as discussões e orientar novas práticas, como para os profissionais da educação básica, que terão referências concretas para colocar em prática em suas atividades em sala de aula. |
id |
CP2-1_165c907186e2d247be84d61b1fa55bc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/847 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusivaEducação InclusivaEducação GeográficaEstudos sobre Deficiência na EducaçãoDesenho universalCurrículo.educação inclusivadeficiênciaensino de GeografiaAnte os desafios e as mudanças que a educação formal no Brasil vem sofrendo, as propostas que envolvem a educação inclusiva ganham cada vez mais destaque. Em um contexto em que muito já se tentou, mas que pouco se conquistou, torna-se urgente o redirecionamento das ações, que precisam voltar a atenção ao processo de escolarização dos alunos com deficiência na rede regular de ensino. Dessa forma, por saber das carências e das necessidades de uma sistema de ensino que possui uma demanda em constante transformação é que se propõe o desenvolvimento de um estudo teórico, que visa discutir de que forma os pressupostos da área dos estudos sobre deficiência na educação podem colaborar para a implementação de uma educação geográfica realmente inclusiva. Para tanto, além de apresentar os pressupostos da educação inclusiva, este estudo traz esclarecimentos sobre o modelo social da deficiência e como tal teoria redefine o foco das inciativas que devem ser voltadas aos alunos com deficiência. Com esse enfoque, as limitações impostas pela deficiência ficam em segundo plano e, passa-se a observar as barreiras que dificultam ou impedem o convívio das pessoas com deficiência em sociedade. Dessa forma, acredita-se que este estudo tem muito a oferecer, tanto para os estudiosos da área da educação inclusiva, no sentido de ampliar as discussões e orientar novas práticas, como para os profissionais da educação básica, que terão referências concretas para colocar em prática em suas atividades em sala de aula.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/847Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 5 (2016): GIRAMUNDO, QUINTA EDIÇÃO; 121-1302358-446710.33025/grgcp2.v3i5reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/847/994Custódio Rocco, Gabriela Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-23T14:13:19Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/847Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-23T14:13:19Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva |
title |
Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva |
spellingShingle |
Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva Custódio Rocco, Gabriela Alexandre Educação Inclusiva Educação Geográfica Estudos sobre Deficiência na Educação Desenho universal Currículo. educação inclusiva deficiência ensino de Geografia |
title_short |
Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva |
title_full |
Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva |
title_fullStr |
Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva |
title_full_unstemmed |
Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva |
title_sort |
Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva |
author |
Custódio Rocco, Gabriela Alexandre |
author_facet |
Custódio Rocco, Gabriela Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Custódio Rocco, Gabriela Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Educação Geográfica Estudos sobre Deficiência na Educação Desenho universal Currículo. educação inclusiva deficiência ensino de Geografia |
topic |
Educação Inclusiva Educação Geográfica Estudos sobre Deficiência na Educação Desenho universal Currículo. educação inclusiva deficiência ensino de Geografia |
description |
Ante os desafios e as mudanças que a educação formal no Brasil vem sofrendo, as propostas que envolvem a educação inclusiva ganham cada vez mais destaque. Em um contexto em que muito já se tentou, mas que pouco se conquistou, torna-se urgente o redirecionamento das ações, que precisam voltar a atenção ao processo de escolarização dos alunos com deficiência na rede regular de ensino. Dessa forma, por saber das carências e das necessidades de uma sistema de ensino que possui uma demanda em constante transformação é que se propõe o desenvolvimento de um estudo teórico, que visa discutir de que forma os pressupostos da área dos estudos sobre deficiência na educação podem colaborar para a implementação de uma educação geográfica realmente inclusiva. Para tanto, além de apresentar os pressupostos da educação inclusiva, este estudo traz esclarecimentos sobre o modelo social da deficiência e como tal teoria redefine o foco das inciativas que devem ser voltadas aos alunos com deficiência. Com esse enfoque, as limitações impostas pela deficiência ficam em segundo plano e, passa-se a observar as barreiras que dificultam ou impedem o convívio das pessoas com deficiência em sociedade. Dessa forma, acredita-se que este estudo tem muito a oferecer, tanto para os estudiosos da área da educação inclusiva, no sentido de ampliar as discussões e orientar novas práticas, como para os profissionais da educação básica, que terão referências concretas para colocar em prática em suas atividades em sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/847 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/847/994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 5 (2016): GIRAMUNDO, QUINTA EDIÇÃO; 121-130 2358-4467 10.33025/grgcp2.v3i5 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176661159936 |