Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio Rocco, Gabriela Alexandre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/847
Resumo: Ante os desafios e as mudanças que a educação formal no Brasil vem sofrendo, as propostas que envolvem a educação inclusiva ganham cada vez mais destaque. Em um contexto em que muito já se tentou, mas que pouco se conquistou, torna-se urgente o redirecionamento das ações, que precisam voltar a atenção ao processo de escolarização dos alunos com deficiência na rede regular de ensino. Dessa forma, por saber das carências e das necessidades de uma sistema de ensino que possui uma demanda em constante transformação é que se propõe o desenvolvimento de um estudo teórico, que visa discutir de que forma os pressupostos da área dos estudos sobre deficiência na educação podem colaborar para a implementação de uma educação geográfica realmente inclusiva. Para tanto, além de apresentar os pressupostos da educação inclusiva, este estudo traz esclarecimentos sobre o modelo social da deficiência e como tal teoria redefine o foco das inciativas que devem ser voltadas aos alunos com deficiência. Com esse enfoque, as limitações impostas pela deficiência ficam em segundo plano e, passa-se a observar as barreiras que dificultam ou impedem o convívio das pessoas com deficiência em sociedade. Dessa forma, acredita-se que este estudo tem muito a oferecer, tanto para os estudiosos da área da educação inclusiva, no sentido de ampliar as discussões e orientar novas práticas, como para os profissionais da educação básica, que terão referências concretas para colocar em prática em suas atividades em sala de aula.
id CP2-1_165c907186e2d247be84d61b1fa55bc1
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/847
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusivaEducação InclusivaEducação GeográficaEstudos sobre Deficiência na EducaçãoDesenho universalCurrículo.educação inclusivadeficiênciaensino de GeografiaAnte os desafios e as mudanças que a educação formal no Brasil vem sofrendo, as propostas que envolvem a educação inclusiva ganham cada vez mais destaque. Em um contexto em que muito já se tentou, mas que pouco se conquistou, torna-se urgente o redirecionamento das ações, que precisam voltar a atenção ao processo de escolarização dos alunos com deficiência na rede regular de ensino. Dessa forma, por saber das carências e das necessidades de uma sistema de ensino que possui uma demanda em constante transformação é que se propõe o desenvolvimento de um estudo teórico, que visa discutir de que forma os pressupostos da área dos estudos sobre deficiência na educação podem colaborar para a implementação de uma educação geográfica realmente inclusiva. Para tanto, além de apresentar os pressupostos da educação inclusiva, este estudo traz esclarecimentos sobre o modelo social da deficiência e como tal teoria redefine o foco das inciativas que devem ser voltadas aos alunos com deficiência. Com esse enfoque, as limitações impostas pela deficiência ficam em segundo plano e, passa-se a observar as barreiras que dificultam ou impedem o convívio das pessoas com deficiência em sociedade. Dessa forma, acredita-se que este estudo tem muito a oferecer, tanto para os estudiosos da área da educação inclusiva, no sentido de ampliar as discussões e orientar novas práticas, como para os profissionais da educação básica, que terão referências concretas para colocar em prática em suas atividades em sala de aula.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/847Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 5 (2016): GIRAMUNDO, QUINTA EDIÇÃO; 121-1302358-446710.33025/grgcp2.v3i5reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/847/994Custódio Rocco, Gabriela Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-23T14:13:19Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/847Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-23T14:13:19Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva
title Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva
spellingShingle Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva
Custódio Rocco, Gabriela Alexandre
Educação Inclusiva
Educação Geográfica
Estudos sobre Deficiência na Educação
Desenho universal
Currículo.
educação inclusiva
deficiência
ensino de Geografia
title_short Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva
title_full Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva
title_fullStr Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva
title_full_unstemmed Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva
title_sort Os estudos sobre deficiência na educação: caminhos para a efetivação de uma educação geográfica inclusiva
author Custódio Rocco, Gabriela Alexandre
author_facet Custódio Rocco, Gabriela Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio Rocco, Gabriela Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Educação Geográfica
Estudos sobre Deficiência na Educação
Desenho universal
Currículo.
educação inclusiva
deficiência
ensino de Geografia
topic Educação Inclusiva
Educação Geográfica
Estudos sobre Deficiência na Educação
Desenho universal
Currículo.
educação inclusiva
deficiência
ensino de Geografia
description Ante os desafios e as mudanças que a educação formal no Brasil vem sofrendo, as propostas que envolvem a educação inclusiva ganham cada vez mais destaque. Em um contexto em que muito já se tentou, mas que pouco se conquistou, torna-se urgente o redirecionamento das ações, que precisam voltar a atenção ao processo de escolarização dos alunos com deficiência na rede regular de ensino. Dessa forma, por saber das carências e das necessidades de uma sistema de ensino que possui uma demanda em constante transformação é que se propõe o desenvolvimento de um estudo teórico, que visa discutir de que forma os pressupostos da área dos estudos sobre deficiência na educação podem colaborar para a implementação de uma educação geográfica realmente inclusiva. Para tanto, além de apresentar os pressupostos da educação inclusiva, este estudo traz esclarecimentos sobre o modelo social da deficiência e como tal teoria redefine o foco das inciativas que devem ser voltadas aos alunos com deficiência. Com esse enfoque, as limitações impostas pela deficiência ficam em segundo plano e, passa-se a observar as barreiras que dificultam ou impedem o convívio das pessoas com deficiência em sociedade. Dessa forma, acredita-se que este estudo tem muito a oferecer, tanto para os estudiosos da área da educação inclusiva, no sentido de ampliar as discussões e orientar novas práticas, como para os profissionais da educação básica, que terão referências concretas para colocar em prática em suas atividades em sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/847
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/847/994
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 5 (2016): GIRAMUNDO, QUINTA EDIÇÃO; 121-130
2358-4467
10.33025/grgcp2.v3i5
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176661159936