O ensino de Geografia na perspectiva da Educação Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Edinaldo Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sampaio, Vilomar Sandes, Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geopauta
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/6997
Resumo: O artigo tem como objetivo discutir o ensino de Geografia na Educação Inclusiva, bem como, a formação docente e o processo de ensino e aprendizagem nesta modalidade de ensino. Para isso foi necessária uma revisão teórica sobre a temática. A educação de caráter inclusivo passa a ter uma maior importância a partir da década de 1980, com a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, que consolidaram o ensino inclusivo na rede regular de ensino. Os desafios são muitos, porém o processo de inclusão não se estabelece apenas na prática em sala de aula, mas sim, nas diversas relações desenvolvidas cotidianamente
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spelling O ensino de Geografia na perspectiva da Educação InclusivaThe Geography Teaching from the perspective of Inclusive EducationLa Enseñanza de la Geografía desde la perspectiva de la Educación InclusivaEnsino de Geografia; Educação Inclusiva; Formação docenteEnsino de GeografiaEducação InclusivaO artigo tem como objetivo discutir o ensino de Geografia na Educação Inclusiva, bem como, a formação docente e o processo de ensino e aprendizagem nesta modalidade de ensino. Para isso foi necessária uma revisão teórica sobre a temática. A educação de caráter inclusivo passa a ter uma maior importância a partir da década de 1980, com a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, que consolidaram o ensino inclusivo na rede regular de ensino. Os desafios são muitos, porém o processo de inclusão não se estabelece apenas na prática em sala de aula, mas sim, nas diversas relações desenvolvidas cotidianamenteThis article aims to discuss Geography Teaching in Inclusive Education, as well as teacher training and the process of teaching and learning in this modality of schooling. This required a theoretical review of the subject. Inclusive education has become more important since the 1980s, with the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases to National Education of 1996, which consolidated inclusive education in the regular school system. The challenges are many, but the inclusion process is not only established in classroom practice, but in the various relationships developed on a daily basis.Este artículo tiene como objetivo discutir la Enseñanza de la Geografía en la Educación Inclusiva, así como la capacitación docente y el proceso de enseñanza y aprendizaje en esta modalidad de enseñanza. Esto requirió una revisión teórica del tema. La educación inclusiva se ha vuelto más importante desde la década de 1980, con la Constitución Federal de 1988 y la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional de 1996, que consolidó la educación inclusiva en el sistema escolar regular. Los desafíos son muchos, pero el proceso de inclusión no solo se establece en la práctica en el aula, sino en las diversas relaciones que se desarrollan diariamente.Edições UESB2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/699710.22481/rg.v4i3.6997Geopauta; v. 4 n. 3 (2020): Dossiê CLACSO: Espacialidades de las mujeres negras en América Latina, Caribe y África; 210-226Geopauta; Vol. 4 No. 3 (2020): Dossiê CLACSO: Spatialities of black women in Latin America, the Caribbean and Africa; 210-226Geopauta; Vol. 4 Núm. 3 (2020): Dossiê CLACSO: Espacialidades de las mujeres negras en América Latina, Caribe y África; 210-2262594-5033reponame:Geopautainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/6997/5197Copyright (c) 2020 Geopautahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Edinaldo SousaSampaio, Vilomar Sandes Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira2021-03-09T21:28:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6997Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/oai2594-50332594-5033opendoar:2021-03-09T21:28:26Geopauta - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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