Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: a música como elemento de integração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Liliam Cafieiro Ameal
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Henriques, Wasti Silvério Ciszevski, Taets, Thelma Nunes, Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1560
Resumo: O presente trabalho refere-se a um relato de experiência de uma proposta de integração entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental por meio da prática musical, realizada em 2014. A proposta está apoiada na abordagem sócio interacionista (VYGOTSKY, 1989), com foco na prática musical (SMALL, 1995). O brincar foi o eixo integrador da experiência (HORTÉLIO, 2003) e propiciou vivências sócio interativas entre crianças de diferentes faixas etárias. Observamos que esta proposta teve papel fundamental e integrador neste processo de passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, um dos principais desafios na vida escolar das crianças.
id CP2-1_169b72c593ef563a03bea9c836c45531
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1560
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: a música como elemento de integraçãoEducação MusicalEducação InfantilEnsino FundamentalBrincarIntegraçãoO presente trabalho refere-se a um relato de experiência de uma proposta de integração entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental por meio da prática musical, realizada em 2014. A proposta está apoiada na abordagem sócio interacionista (VYGOTSKY, 1989), com foco na prática musical (SMALL, 1995). O brincar foi o eixo integrador da experiência (HORTÉLIO, 2003) e propiciou vivências sócio interativas entre crianças de diferentes faixas etárias. Observamos que esta proposta teve papel fundamental e integrador neste processo de passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, um dos principais desafios na vida escolar das crianças.Colégio Pedro II2018-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1560Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 4 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 91-942594407X2236121910.33025/irdemcp2.v3i4reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1560/1125Salgado, Liliam Cafieiro AmealHenriques, Wasti Silvério CiszevskiTaets, Thelma NunesCotrim, Ronaldo Murtinho Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:56:45Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1560Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-04-30T18:56:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: a música como elemento de integração
title Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: a música como elemento de integração
spellingShingle Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: a música como elemento de integração
Salgado, Liliam Cafieiro Ameal
Educação Musical
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Brincar
Integração
title_short Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: a música como elemento de integração
title_full Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: a música como elemento de integração
title_fullStr Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: a música como elemento de integração
title_full_unstemmed Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: a música como elemento de integração
title_sort Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: a música como elemento de integração
author Salgado, Liliam Cafieiro Ameal
author_facet Salgado, Liliam Cafieiro Ameal
Henriques, Wasti Silvério Ciszevski
Taets, Thelma Nunes
Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga
author_role author
author2 Henriques, Wasti Silvério Ciszevski
Taets, Thelma Nunes
Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Liliam Cafieiro Ameal
Henriques, Wasti Silvério Ciszevski
Taets, Thelma Nunes
Cotrim, Ronaldo Murtinho Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Brincar
Integração
topic Educação Musical
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Brincar
Integração
description O presente trabalho refere-se a um relato de experiência de uma proposta de integração entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental por meio da prática musical, realizada em 2014. A proposta está apoiada na abordagem sócio interacionista (VYGOTSKY, 1989), com foco na prática musical (SMALL, 1995). O brincar foi o eixo integrador da experiência (HORTÉLIO, 2003) e propiciou vivências sócio interativas entre crianças de diferentes faixas etárias. Observamos que esta proposta teve papel fundamental e integrador neste processo de passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, um dos principais desafios na vida escolar das crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1560
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1560/1125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 3 n. 4 (2015): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 91-94
2594407X
22361219
10.33025/irdemcp2.v3i4
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181399674880