TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliane dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sandes, Amanda dos Santos Dória, Silva, Maria Silene da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2992
Resumo: O estudo ora apresentado teve por objetivo abordar questões relacionadas a teorias do ensino e aprendizagem e como estas inferem nas práticas educativas. Além disso, discutir como as práticas do ensino e aprendizagem rebatem tanto no processo de formação de professores como nos processos avaliativos, uma vez considerada a transversalidade dos temas. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica subsidiado a partir de discussões em sala de aula entre discentes e docentes da disciplina “Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem” acerca da política educacional e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A disciplina faz parte da estrutura curricular obrigatória do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) proposto pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os resultados apontam para uma indissociabilidade existente entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que as práticas educativas por nós desenvolvidas subjazem uma teoria educacional por nós adotada.
id CP2-1_1dda901b54c91798aa16028b2ee67f59
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2992
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAISEducaçãoFormação docenteAprendizagemEnsinoAvaliação.O estudo ora apresentado teve por objetivo abordar questões relacionadas a teorias do ensino e aprendizagem e como estas inferem nas práticas educativas. Além disso, discutir como as práticas do ensino e aprendizagem rebatem tanto no processo de formação de professores como nos processos avaliativos, uma vez considerada a transversalidade dos temas. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica subsidiado a partir de discussões em sala de aula entre discentes e docentes da disciplina “Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem” acerca da política educacional e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A disciplina faz parte da estrutura curricular obrigatória do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) proposto pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os resultados apontam para uma indissociabilidade existente entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que as práticas educativas por nós desenvolvidas subjazem uma teoria educacional por nós adotada.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2992Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 167-1832525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2992/2140Santos, Juliane dosSandes, Amanda dos Santos DóriaSilva, Maria Silene dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2992Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
title TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
spellingShingle TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Santos, Juliane dos
Educação
Formação docente
Aprendizagem
Ensino
Avaliação.
title_short TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
title_full TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
title_fullStr TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
title_sort TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
author Santos, Juliane dos
author_facet Santos, Juliane dos
Sandes, Amanda dos Santos Dória
Silva, Maria Silene da
author_role author
author2 Sandes, Amanda dos Santos Dória
Silva, Maria Silene da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliane dos
Sandes, Amanda dos Santos Dória
Silva, Maria Silene da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação docente
Aprendizagem
Ensino
Avaliação.
topic Educação
Formação docente
Aprendizagem
Ensino
Avaliação.
description O estudo ora apresentado teve por objetivo abordar questões relacionadas a teorias do ensino e aprendizagem e como estas inferem nas práticas educativas. Além disso, discutir como as práticas do ensino e aprendizagem rebatem tanto no processo de formação de professores como nos processos avaliativos, uma vez considerada a transversalidade dos temas. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica subsidiado a partir de discussões em sala de aula entre discentes e docentes da disciplina “Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem” acerca da política educacional e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A disciplina faz parte da estrutura curricular obrigatória do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) proposto pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os resultados apontam para uma indissociabilidade existente entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que as práticas educativas por nós desenvolvidas subjazem uma teoria educacional por nós adotada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2992
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2992/2140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 167-183
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180585979904