TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2992 |
Resumo: | O estudo ora apresentado teve por objetivo abordar questões relacionadas a teorias do ensino e aprendizagem e como estas inferem nas práticas educativas. Além disso, discutir como as práticas do ensino e aprendizagem rebatem tanto no processo de formação de professores como nos processos avaliativos, uma vez considerada a transversalidade dos temas. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica subsidiado a partir de discussões em sala de aula entre discentes e docentes da disciplina “Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem” acerca da política educacional e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A disciplina faz parte da estrutura curricular obrigatória do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) proposto pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os resultados apontam para uma indissociabilidade existente entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que as práticas educativas por nós desenvolvidas subjazem uma teoria educacional por nós adotada. |
id |
CP2-1_1dda901b54c91798aa16028b2ee67f59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2992 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAISEducaçãoFormação docenteAprendizagemEnsinoAvaliação.O estudo ora apresentado teve por objetivo abordar questões relacionadas a teorias do ensino e aprendizagem e como estas inferem nas práticas educativas. Além disso, discutir como as práticas do ensino e aprendizagem rebatem tanto no processo de formação de professores como nos processos avaliativos, uma vez considerada a transversalidade dos temas. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica subsidiado a partir de discussões em sala de aula entre discentes e docentes da disciplina “Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem” acerca da política educacional e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A disciplina faz parte da estrutura curricular obrigatória do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) proposto pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os resultados apontam para uma indissociabilidade existente entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que as práticas educativas por nós desenvolvidas subjazem uma teoria educacional por nós adotada.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2992Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 167-1832525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2992/2140Santos, Juliane dosSandes, Amanda dos Santos DóriaSilva, Maria Silene dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:26Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2992Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS |
title |
TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS |
spellingShingle |
TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS Santos, Juliane dos Educação Formação docente Aprendizagem Ensino Avaliação. |
title_short |
TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS |
title_full |
TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS |
title_fullStr |
TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS |
title_full_unstemmed |
TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS |
title_sort |
TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS |
author |
Santos, Juliane dos |
author_facet |
Santos, Juliane dos Sandes, Amanda dos Santos Dória Silva, Maria Silene da |
author_role |
author |
author2 |
Sandes, Amanda dos Santos Dória Silva, Maria Silene da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juliane dos Sandes, Amanda dos Santos Dória Silva, Maria Silene da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação docente Aprendizagem Ensino Avaliação. |
topic |
Educação Formação docente Aprendizagem Ensino Avaliação. |
description |
O estudo ora apresentado teve por objetivo abordar questões relacionadas a teorias do ensino e aprendizagem e como estas inferem nas práticas educativas. Além disso, discutir como as práticas do ensino e aprendizagem rebatem tanto no processo de formação de professores como nos processos avaliativos, uma vez considerada a transversalidade dos temas. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica subsidiado a partir de discussões em sala de aula entre discentes e docentes da disciplina “Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem” acerca da política educacional e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A disciplina faz parte da estrutura curricular obrigatória do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) proposto pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os resultados apontam para uma indissociabilidade existente entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que as práticas educativas por nós desenvolvidas subjazem uma teoria educacional por nós adotada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2992 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2992/2140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 167-183 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v6i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180585979904 |